Como voltar a estudar para concurso público após um tempo parado?

0
39

Concurso público é um projeto repleto de desafios, que requer tempo, determinação, resiliência e investimento financeiro. Após algumas reprovações, é normal ter a confiança abalada e “abandonar o barco por uns tempos”. No entanto, quando o interesse pela carreira pública é retomado, muitos se perguntam como voltar a estudar para concurso público.

Mesmo com a autoestima abalada ou por outros motivos que o levaram a se afastar dos estudos, não desista do seu sonho!

A carreira pública pode lhe trazer estabilidade financeira e, sobretudo, realização profissional. Logo, seus esforços, uma hora ou outra serão recompensados.

No entanto, como voltar a estudar para concurso público varia de acordo com o tempo de afastamento.

Se o período longe dos livros corresponder a meses, uma boa revisão pode ser a solução dos seus problemas. No entanto, se você já contabiliza anos, é hora de se atualizar.

Neste artigo, dou algumas dicas sobre como voltar a estudar para concurso público após um tempo parado. Continue a leitura!

Não estudo para concursos públicos há meses – como retomar o ritmo?

Você não ganhou na mega-sena, nem foi um talento descoberto pela rede globo e, muito menos, viu seu cônjuge enriquecer. O que fazer para retomar o ritmo dos estudos para concursos públicos?

Brincadeiras à parte, é hora de ter foco e reconhecer, novamente, o seu principal objetivo. Mentalize quais são seus objetivos com a carreira pública e, principalmente, qual é a área desejada.

Como você está há pouco tempo afastado dos estudos, é possível que já tenha uma área ou concurso em mente e até mesmo materiais atualizados para estudar.

Antes de tudo, não espere o edital ser publicado para voltar a estudar. O tempo entre a publicação do edital e a prova é curto e muitas matérias precisam ser vistas. Além disso, muitos concorrentes já estão estudando.

Portanto, prepare-se com antecedência. Sorte é você estar pronto quando a oportunidade aparece.

Com foco, é hora de ir fundo nas revisões!

Definido com clareza o concurso público que você irá prestar, é hora de retomar o seu ciclo de estudos.

Primeiramente, é necessário avaliar todo o conteúdo que você estudou até então e buscar nivelar o seu conhecimento no assunto.

Se, em uma passada de olhos no conteúdo, você perceber que não se lembra de praticamente nada, o ideal é estudá-lo do zero.

No entanto, estudar novamente não significa dedicar todo o tempo anterior à disciplina – como você já teve um primeiro contato com o conteúdo, você certamente terá melhor desempenho – mas deverá revisar com efetividade o conteúdo.

Quando você já é, pelo menos, familiarizado com o assunto, você lerá mais rapidamente e irá compreender com facilidade o assunto.

Se, ao percorrer os olhos, você perceber que ainda possui certo domínio do assunto, embarque em uma revisão repleta de exercícios.

Não se esqueça de revisar a teoria, os exercícios propostos no material e, sobretudo, busque resolver provas anteriores.

No entanto, lembre-se que revisar o conteúdo e chegar ao nível de aprendizado anterior pode demorar até alguns meses.

Voltar aos estudos é como uma preparação para uma olimpíada

Outro aspecto importante a levar em consideração é que a preparação para concurso é similar à de um atleta.

Isso quer dizer que requer treinos constantes para melhorar a capacidade de concentração e intensificar a memorização.

Como você se sente ao ir à academia durante três meses, com muita dedicação, e depois suspender por seis meses? Imagino que os resultados se perderiam e o treino voltaria praticamente ao zero.

O mesmo acontece com a sua preparação para concurso. A continuidade leva ao aprimoramento!

Estou parado há anos! E agora, como voltar a estudar para concurso público?

Como voltar a estudar para concurso público foi um questionamento que eu também me fiz há alguns anos!

Eu, por exemplo, parei de estudar para concursos públicos em 1995 e, apenas em 2005, voltei a estudar para prestar o concurso para Auditor-Fiscal da Receita Federal e depois para Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo.

No entanto, naquele ano eu precisava concluir as disciplinas do meu mestrado. Portanto, dediquei o primeiro semestre do ano a terminar o conteúdo do mestrado, enquanto buscava dicas sobre concursos, participava de fóruns sobre a área fiscal e procurava os melhores materiais pelos quais eu deveria estudar.

Após selecionar todas as informações necessárias e concluir com as minhas obrigações no mestrado, eu estava preparado para ter uma rotina regrada de estudos para concursos.

Para retomar os estudos, é necessário ter foco

Dessa forma, a primeira dica que dou para você que está parado há muito tempo é: evite o “efeito metralhadora” e escolha uma área ou certame aos quais você se dedicará.

Se você ainda não fez isso, é preciso ver o tipo de atividade, a faixa salarial e outros aspectos, para fazer uma escolha consciente.

Definido seu foco, é muito mais fácil escolher os materiais atualizados para voltar a estudar e definir o que deve ser revisado e o que precisa ser estudado novamente.

Procure saber quais são os melhores materiais – se for da área Fiscal, por exemplo, baixe nossa bibliografia da área fiscal. O mesmo vale para a área policial.

Se deseja prestar Tribunal e outras áreas, entre em uma comunidade, comece a ver dicas, materiais e não compre o primeiro material que você encontrar – escolha com consciência.

Com o material atualizado em mãos, é hora de ir fundo nos estudos. Monte o seu ciclo de estudos e, aos poucos, estude as disciplinas que você mais se lembra por revisões e exercícios.

Não exija muito de você nas primeiras semanas!

Assim como quem não estuda há poucos meses, você pegará o ritmo de estudos aos poucos. Se há alguns anos você estudava oito horas por dia, não adianta tentar engatar esse ritmo logo no primeiro dia de estudos – ele não retornará assim tão fácil.

Retome seus estudos aos poucos, sem desânimo. Com o tempo, você perceberá que, mesmo anos longe dos livros, você terá um desempenho mais rápido do que quem nunca viu o conteúdo.

5 dicas para voltar a estudar com eficiência

Além dos conselhos acima, posso citar cinco comportamentos que são muito úteis para retomar o ritmo de estudos, após ficar afastado por meses ou por anos. Confira!

1. Respeite seu limite

Não pense em compensar o período que ficou sem estudar com maratonas de estudo ou acelerar os estudos abruptamente.

Em vez disso, é recomendável realizar descansos regulares, que são essenciais para não comprometer a sua capacidade de reter informações.

2. Evite distrações

O seu tempo livre você pode dedicar para jogos, redes sociais e televisão, mas agora que voltou à sua rotina é necessário ter disciplina para alcançar suas metas.

Lembre que o período de estudos deve ser respeitado e longe de qualquer distração.

3. Nova rotina

Voltar à sua rotina de estudos não significa que deve fazer tudo da mesma forma que fazia antes.

Busque implementar um ciclo de estudos, encontrar o melhor horário para você estudar e até fazer atividades físicas para melhorar sua qualidade de vida e, consequentemente, a capacidade de absorver conteúdo.

4. Objetivos

Estudar para concursos exige dedicação e, por isso, você deve ter metas diárias de estudos.

Cumprir esse planejamento é fundamental para que os conteúdos que são exigidos nos editais sejam assimilados de forma integral.

5. Recompensas

Para não desanimar no meio do caminho, estipule pequenas metas e recompense-se ao cumprir cada uma delas.

Essa é uma boa maneira de premiar seu esforço nos estudos e, aos poucos, fazer com que você aumente sua jornada.

As recompensas não precisam ser grandiosas e podem ser um jantar com os amigos ou uma hora jogando seu jogo favorito.

Com as energias positivas renovadas, mantenha o foco e a determinação em um só objetivo nos próximos meses: passar em um concurso público!

Após uma seca de editais, os concursos públicos virão a todo vapor. Vá à luta e busque a sua aprovação.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

You have Successfully Subscribed!

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

oito − 5 =