Cuidados para o dia da prova: como se preparar para o concurso?

0
37

O tão esperado concurso chegou e, por isso, é importante que o concursando tome alguns cuidados para o dia da prova para não colocar os meses de estudo e preparação a perder.

Em geral, o dia da prova gera apreensão e, por isso, ter atenção ao edital e muita organização ajudará a aliviar a tensão deste grande dia.

Posso usar caneta azul? Posso levar lápis e borracha? Levar alimentos é permitido? Há uma série de questões que rondam a cabeça dos candidatos e, por isso, não devem ser poucos os cuidados para o dia da prova.

Vale ressaltar que tamanha ansiedade é normal, afinal, seu futuro está em jogo. O que você não pode deixar acontecer é que o medo o domine, prejudicando seu desempenho no exame.

Dessa forma, separei alguns cuidados para o dia da prova que você deve tomar para obter êxito. Continue a leitura!

Os novos cuidados para o dia da prova não são exagero

Quando eu prestei meus primeiros concursos, nos anos 1990 e também em 2005, havia poucos cuidados para o dia da prova exigidos em edital.

Relógios de pulso eram permitidos, cabelos soltos não eram problema, embalagens de alimentação muitas vezes ignoradas e mais.

No entanto, hoje há muitas medidas de segurança essenciais para garantir a lisura dos concursos e evitar fraudes, como o uso de detectores de metal.

Entretanto, há certos aspectos que são vistos como exagero, mas ainda assim, são exigidos e você deve tomar esses cuidados para o dia da prova. Confira!

1. Tenha atenção à cor da caneta exigida

Normalmente, nenhum concurso permite mais o uso de lápis e borracha para a resolução da prova. Só a caneta é permitida, muitas vezes, com cores limitadas.

A exemplo dos editais para Agente Fiscal de Santa Catarina, da Fundação Carlos Chagas e para Agente Fiscal do Rio Grande do Sul, do Cespe.

Nesses editais, está destacado que os candidatos devem estar munidos de caneta esferográfica de corpo transparente, com tinta azul ou preta.

Dessa forma, nada de firulas. A melhor escolha é a tradicional caneta BIC ou similares. Nada de canetas coloridas, com desenho no corpo e outros artifícios.

Busque levar duas delas e apenas elas. Muitos editais já colocam como critério de eliminação se você levar no bolso lápis, borracha, marca-texto, lapiseira, entre outros.

2. Anote o gabarito apenas em papel autorizado pela banca

Todo concursando quer levar o seu gabarito para casa, a fim de conferir as respostas quando o gabarito oficial for divulgado.

Entretanto, anotar as respostas, atualmente, só é permitido em papel fornecido pela banca e de acordo com as suas instruções.

É passível de eliminação anotar também no seu cartão de confirmação de inscrição, por exemplo.

Assim sendo, as bancas, nos últimos tempos, oferecem um papel para que você possa anotar as suas respostas e levar com você.

3. Orelhas devem ficar descobertas

Atenção homens e mulheres cabeludos! rs suas orelhas devem permanecer descobertas durante a realização da prova. Por isso, providenciem um elástico ou prendedor de cabelo.

Esse, de fato, parece um dos mais exagerados cuidados para o dia da prova, mas sua função é evitar possíveis fraudes por meio de escutas.

Muitas mulheres, por exemplo, esquecem de levar prendedores para a prova e, por isso, acabam por prender o cabelo com a caneta.

No entanto, a caneta fica escorregando, atrapalhando a sua concentração na prova. Logo, leve um prendedor firme!

4. Evite o uso de relógios de pulso

Antes, pelo menos os relógios analógicos eram permitidos durante a realização da prova. Hoje, um dos cuidados para o dia da prova é não usar relógio, seja lá qual for o tipo.

Dessa forma, é melhor não arriscar. Vá sem relógios e acessórios e busque controlar o seu tempo de prova por meio do relógio disponibilizado na sala.

5. Óculos escuros também não são permitidos

Não estou dizendo que você irá usar óculos tipo “O Exterminador do Futuro” para ir fazer prova – por isso esse é um dos cuidados para o dia da prova que parece bobagem.

Entretanto, há alguns candidatos que utilizam óculos de grau com lentes Transitions, que são aquelas que escurecem, a fim de proteger a vista, de acordo com as variações de luz, e que também não são permitidos em alguns certames.

Dessa forma, se você tem algum grau que te atrapalhe a enxergar, evite as lentes Transitions. Infelizmente é necessário providenciar outro óculos, mais em conta, ou usar lentes de contato.

6. Não leve o celular – se levar, lacre, sem bateria e/ou em modo avião

Muitos concursos permitem levar o celular – no entanto, eles devem ser lacrados em sacos próprios.

Se mesmo lacrados, os aparelhos tocarem, o candidato é imediatamente eliminado. Sendo assim, você deve evitar que ele toque.

Se possível, tire a bateria do aparelho. No entanto, como sei que hoje muitos smartphones não têm bateria removível, coloque-o no modo avião antes de desligar. Também desative alarmes, notificações e mais.

7. Controle remoto de carro, moedas e chaves também não devem ser usados

Itens que contenham metal, como controle remoto de carro, moedas e chaveiros devem ser guardados na bolsa, não no bolso.

Em geral, sua bolsa é embalada em um saco plástico e colocada debaixo da carteira, evitando problemas.

Um dos meus alunos da Liga da Aprovação, extremamente preparado, foi eliminado após o detector de metal identificar uma moeda de R$ 0,50 no bolso, quando foi ao banheiro. Ele argumentou, mas mesmo assim, foi eliminado.

Um aluno meu também relatou que um colega de sala foi eliminado por terem encontrado um pendrive solto na sua bolsa, na frente da sala, e não no saquinho lacrado.

Dessa forma, na dúvida, embale qualquer dispositivo de metal e/ou eletrônico no saco de segurança fornecido pela banca.

8. Roupas com zíper de metal

Outro caso que já me foi relatado foi de candidato que foi fazer prova com roupas com zíper de metal que, por sua vez, ativaram o detector de metal.

No banheiro, a candidata precisou comprovar que tratava-se apenas do zíper da roupa e que não havia nenhum dispositivo preso ao seu corpo.

Logo, esse é um dos cuidados para o dia da prova que são exagerados, mas que você deve tomar para evitar qualquer estresse.

9. Evite qualquer recipiente que não seja fabricado em embalagem transparente

Garrafas de água, de suco, refrigerante, biscoitos, barras de cereais e chocolates só podem ser levados se armazenados em embalagem transparente.

Logo, você pode levar a garrafa de água desde que a garrafa seja transparente sem o rótulo, mas não azul, e, quanto aos outros alimentos, retire-os da embalagem original e leve em um saco transparente.

Em suma, muitos dos cuidados para o dia da prova parecem paranoia das bancas. No entanto, são exigências que você precisa aceitar para não colocar seu sonho em risco.

Por fim, lembre-se de que o mais importante dos cuidados para o dia da prova é ler as questões com muita atenção e, se preciso, mais de uma vez, pois algumas delas podem conter as famosas pegadinhas a fim de confundi-lo.

Além disso, todas as preocupações devem ser deixadas de lado. Tudo o que podia ser feito já foi feito. Agora é só colocar tudo o que foi aprendido no papel.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

You have Successfully Subscribed!

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Além disso, fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

7 + doze =