Noções de informática para concurso: o que preciso aprender?

0
34

Hoje em dia, todos sabem utilizar computadores. Afinal, passamos muito tempo nas redes sociais, mandamos e-mails o tempo todo e estamos sempre na internet. Mas isso significa que temos o que é preciso para passar na prova de noções de informática para concurso? Nem sempre.

Por isso, é preciso estudar essa matéria e se dedicar muito. Hoje, vamos dar algumas dicas para você se preparar para essa prova da melhor maneira possível e mostrar todo o seu conhecimento sobre informática.

Salientamos que neste post vamos comentar somente sobre noções de informática, mas vários concursos cobram conhecimentos que vão muito além disso, que compõem uma disciplina chamada Tecnologia da Informação, que muitas vezes se confunde com a de noções.

Continue a leitura e bons estudos!

Por que estudar informática é diferente de estudar outras matérias

Quem precisa estudar noções de informática para concurso pode acreditar que poderá fazer isso como se estuda qualquer outra matéria – Português e Matemática, por exemplo: lendo livros, assistindo a vídeos e respondendo a questões de outros concursos para praticar.

E é possível, sim, fazer isso com a ajuda de PDFs, livros e videoaulas disponíveis na internet. O problema, no entanto, é quando nos deparamos com as questões da prova.

Imagine que, entre os assuntos cobrados no concurso, está Excel 2013, e você estuda tudo o que pode sobre o assunto. Então, você vai atrás de provas antigas e erra as questões porque elas foram elaboradas de acordo com o Excel 2007, e não o 2013.

O caso é que tecnologia é algo muito dinâmico. Todos os anos são lançados novos aparelhos e programas que, rapidamente, substituem os antigos. Isso faz com que noções de informática para concurso seja uma matéria que fica obsoleta muito mais rápido do que as outras.

O que você pode fazer para ainda estudar questões de provas passadas como parte do seu plano de estudo é conferir as respostas e pesquisar para descobrir se nada mudou com as novas tecnologias. Use as provas anteriores também como um guia para saber quais são os assuntos mais tratados nessa matéria.

E não pense que estudar as tecnologias mais recentes possíveis já dá conta do recado: podemos estar em 2018 e a prova cobrar algo que foi lançado em 2015. Nunca deixe de conferir o edital para saber exatamente o que estudar.

Como estudar noções de informática para concurso?

Tanto o uso de materiais teóricos, quanto o de aparatos tecnológicos a seu favor são bem-vindos na hora de estudar para a prova de noções de informática.

O estudo para as questões de concurso sobre informática não pode ser baseado apenas em teoria e nem apenas em prática. Mesmo que você esteja acostumado a mexer em computadores, é importante consultar materiais teóricos e fazer deles a base para o seu plano de estudo.

Na parte teórica, você pode usar livros, PDFs especializados, manuais de programas e ferramentas, aulas online e mesmo o método do seu curso preparatório para estudar. A parte prática deve ser diretamente no computador, usando alguns programas, como o Internet Explorer e o pacote Office, para fixar o que você aprendeu.

Assuntos recorrentes na prova de noções de informática para concurso

Não é possível prever com certeza quais são os tópicos que vão cair em um determinado concurso público. Por isso, é importante consultar o edital e preparar seus estudos a partir dele.

No entanto, alguns tópicos são mais recorrentes e, estudando a partir deles, você pode construir um bom conhecimento básico em informática que vai facilitar seus estudos e aumentar suas chances de ir bem na prova.

Esses tópicos são:

Sistemas operacionais

O sistema operacional é, em resumo, o que faz um computador ou dispositivo funcionar. Ele serve como um administrador geral dos recursos da máquina. Em celulares, por exemplo, temos sistemas como Android e iOS.

Mas o que cai nas provas de concurso são os sistemas operacionais de computadores: Windows, que é o mais utilizado em repartições públicas e em computadores pessoais, e Linux, um sistema gratuito.

As provas de noções de informática para concurso costumam cobrar o conceito de sistema operacional, as características de cada um e os procedimentos práticos para realizar tarefas em cada um deles.

Aplicativos de escritório

Processadores de texto, editores de planilha e editores de apresentação são os aplicativos de escritório que costumam cair na prova. Você deve conhecer os aplicativos de Windows (Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint) e de Linux (LibreOffice: Writer, Calc e Impress, respectivamente).

Ainda que o uso do Windows seja mais comum, não é impossível que caiam questões sobre Linux na prova. Mais uma vez, fique de olho no edital e estude o funcionamento desses programas.

Navegadores

Navegadores são programas que possibilitam que você acesse a internet. Alguns dos mais populares são o Internet Explorer, o Google Chrome e o Mozilla Firefox, que também são os que mais são cobrados na prova de noções de informática para concurso.

Utilização de e-mail

Também chamado de “correio eletrônico”, o e-mail é um serviço digital que possibilita o envio e recebimento de mensagens. Os e-mails são oferecidos por provedores, e os mais populares do mercado, hoje em dia, são o Gmail e o Yahoo.

O e-mail também funciona como uma identidade digital, permitindo que você se cadastre em lojas, redes sociais e sites variados. Para a prova, você deve conhecer esses conceitos e saber como utilizar as ferramentas disponíveis nos e-mails.

Segurança e proteção

Entender conceitos básicos de segurança na internet é muito importante para esse tipo de prova. Procure entender e diferenciar conceitos como vírus, worm, Cavalo de Troia, firewall e antivírus.

Vocabulário e atalhos

Compreender o vocabulário utilizado pela informática não apenas ajuda a responder questões da prova, mas também a interpretá-las. Mesmo que cada programa tenha suas peculiaridades, alguns atalhos sempre permanecem. Por exemplo, as teclas control e B, quando pressionadas ao mesmo tempo, ativam a função “salvar” em quase todos os programas.

Procure entender o linguajar técnico básico para não se perder na hora de ler as questões e errar alguma coisa fácil só por não conhecer o vocabulário.

4 dicas gerais para a prova de informática

  • Não pense que saber mexer em um computador é o suficiente para ir bem no concurso. Mesmo que você tenha formação na área, estude como fará para todas as outras matérias. Muitas coisas que fazemos no dia a dia já estão no piloto automático e não sabemos explicar como elas funcionam. Esse é um risco que você não pode correr na hora da prova.
  • Não se apegue demais aos atalhos. Você precisa conhecer o básico, mas computadores têm atalhos para quase tudo. Se você decidir decorar todos os atalhos, vai gastar suas horas de estudo em uma tarefa que pode não levar a nada.
  • Não confie em tudo o que está na internet. Qualquer um pode escrever um manual para utilizar determinado programa, e nem sempre vai fazer isso bem. Procure por materiais confiáveis, sites renomados e manuais específicos dos criadores.
  • Leia o edital. Essa é, provavelmente, a dica mais importante desse post: se você não ler o edital, não tem como saber o que cairá na prova. A tecnologia está em constante mudança e o conteúdo não é muito previsível. Sempre revise o edital e faça seu plano de estudo de acordo com ele.
  • Agora, você já sabe o que precisa aprender para a prova de noções de informática para concurso e pode começar a se preparar da melhor maneira!

    Quer mais dicas para se dar bem em concursos públicos? Entre no blog da Método de Estudo e confira nossos posts!

    FAÇA UM COMENTÁRIO

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    três × um =