Prouni 2016.2: primeira chamada já está disponível   Caderno do Enem

Prouni 2016.2: primeira chamada já está disponível – Caderno do Enem

A primeira chamada da edição do segundo semestre de 2016 do Prouni já está disponível. Os candidatos inscritos podem consultar o resultado pelo site oficial do programa, pelo telefone 0800-616161 e nas instituições de ensino participantes do programa. Os aprovados na primeira chamada devem comparecer à instituição de ensino entre os dias 13 e 20 de julho, apresentando os documentos exigidos pelas regras do programa. Confira a lista de documentos necessários. Para certificar-se da legitimidade das informações, a instituição de ensino pode, ainda, pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários.

O sistema classificou os candidatos de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem 2015. Os estudantes foram pré-selecionados em apenas uma das duas opções de curso, observada a ordem escolhida no momento da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.

A segunda chamada do Prouni será disponibilizada no dia 27 de junho. Os aprovados nessa lista devem apresentar a documentação e realizar a matrícula entre 27 de junho e 01 de julho. Os estudantes não aprovados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, entre os dias 08 e 11 de julho. Essa listagem ficará disponível para as instituições de ensino no dia 14 de julho. Em seguida, a convocação será feita diretamente pelas faculdades, caso haja vagas remanescentes.

Essa edição do Prouni está oferecendo 125.442 bolsas de estudo em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. São 57.092 bolsas integrais e 68.350 parciais.

Processo Seletivo próprio das IES

Há a possibilidade, ainda, de as instituições de ensino realizarem um processo seletivo próprio. Essa informação é dada ao candidato no momento da inscrição. De acordo com o regulamento do Prouni, as instituições que optarem por processo próprio de seleção devem explicar formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas após a divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação, os quais não podem ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos pré-selecionados em seus processos seletivos regulares. Não podem ser cobradas taxas para realização do processo seletivo próprio.

A pré-seleção, em qualquer das chamadas do Prouni, assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, que depende da regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial do curso.

Vagas em Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, Prouni está oferecendo 361 bolsas distribuídas entre 46 cursos. Há oportunidades para diversas faculdades renomadas da cidade, como o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF), Estácio de Sá, Instituto Metodista Granbery, Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum), Faculdades Integradas Vianna Jr e Suprema. Cursos concorridos como Direito e Medicina tem bolsas disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *