Vade Mecum: todo concurseiro precisa de um? – Método de Estudo

0
37

Está estudando para concursos públicos e pensa em comprar um Vade Mecum? Será que isso é realmente necessário? Nesse post, tento responder essa incerteza frequente de muitos concurseiros. Se você também está se questionando se deve ou não comprar um Vade Mecum, espero ajudá-lo!

Um dos principais fatores para a aprovação de um concurseiro é a escolha dos materiais de estudo adequados. Uma vez que já disse algumas vezes cá no blog, evite comprar o primeiro material que encontrar e passe longe dos sebos ou lojas de livros usados. Principalmente quando se trata de livros de Recta, Códigos, gramáticas anteriores ao novo consonância ortográfico etc. que devem ser materiais de estudo atualizados.

Vade Mecum

Da sentença em latim que significa “vai comigo“, Vade mecum​ é o nome oferecido para um livro para referências.

Muito tradicional nas áreas jurídicas, refere-se a um compilado das obras básicas para serem consultadas facilmente porquê, por exemplo, a Constituição Federalista, Código das Leis Trabalhistas e outros.

Não sou da dimensão jurídica, devo comprar o Vade Mecum?

Se você vai prestar concurso público para outras áreas porquê de tribunais, bancos, polícia ou fiscal, o Vade Mecum não é um material forçoso, na grande maioria dos casos.

Muitos concursos de nível superior geralmente cobram mais conceitos, jurisprudência e princípio. Enquanto que os concursos de nível médio quase sempre são decorebas, ou seja, as questões caem ao pé da letra da lei. Dessa forma, é muito importante que você possua a legislação cobrada em seu concurso público.

Basta entrar no site da Presidência da República, na dimensão “Legislação” e imprimir da forma que preferir. No vídeo dessa semana, dou uma super dica para manter a legislação que cai no seu concurso público sempre atualizada.

 

Livre para compartilhamento, desde que mencione leste item com o respectivo link.

 

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo aquém. Fique à vontade para compartilhar leste item nas redes sociais:

Manadeira: www.metododeestudo.com.br/concurseiro-precisa-de-vade-mecum

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco × 5 =