Início Notícias 6 dicas para estudar por meio de questões de concursos públicos -...

6 dicas para estudar por meio de questões de concursos públicos – Método de Estudo

Estudar por meio de questões de concursos públicos é um método muito eficiente, uma vez que, durante a resolução de exercícios você exercita mais o cérebro, amplificando a sua capacidade de memorização.

Isso porque, ao resolver questões de concursos públicos, você ativa ainda mais o hemisfério esquerdo do cérebro, que é caracterizado por ter áreas responsáveis pelo raciocínio lógico, fala, matemática, linhas e mais – esse lado também é conhecido como o “cérebro acadêmico”.

Além do mais, quando você resolve determinada questão, você percebe quais conteúdos são recorrentes e têm muita chance de serem cobrados novamente – logo, você acaba prestando mais atenção e retendo melhor a informação.

Entretanto, para que o estudo por meio de questões de concursos públicos seja eficiente, é necessário ter em mente alguns hábitos e posturas, para driblar erros e potencializar o percentual de acertos.

Pensando nisso, separei 6 dicas para estudar por meio de questões de concursos públicos. Confira!

1. Não dá para estudar só por meio de questões de concursos públicos

Eu acredito que desenvolver questões de concursos públicos é a principal estratégia para um estudo eficiente. No entanto, esse método de estudo tem a hora certa para ser adotado.

Assim sendo, nada de desenvolver questões de concursos públicos sem ter estudado, com muita atenção, a teoria do assunto.

Para você conseguir resolver as questões, é fundamental saber a teoria. Além disso, a teoria geralmente engloba mais conteúdo do que os exercícios. Logo, ao estudar só por meio deles você corre o risco de perder muitos detalhes que podem ser cobrados no seu certame.

Portanto, busque desenvolver questões de concursos públicos após ter algum conhecimento da teoria.

2. Assine um site de questões

Assinar um site de questões de concursos públicos é fundamental para amplificar o seu conhecimento e destreza para as provas.

Hoje, para um concurseiro profissional, acredito que é imprescindível pagar um site de questões – mas não necessariamente no início dos seus estudos.

Isso porque, quando você está começando a estudar, os materiais de estudo já trazem muitas questões relacionadas à teoria. Logo, a princípio, o ideal é solidificar a teoria e desenvolver as questões do material.

Posteriormente, no nível mais avançado de estudos, quando você tiver consolidado uma boa base teórica, é fundamental buscar por um site de questões.

Quais os melhores sites de questões para concursos?

Se hoje você me perguntasse qual deles eu usaria, seria o Mapa da Prova, pois são milhares de questões de diversas disciplinas, divididas por banca, ano e nível de dificuldade, além de várias outras vantagens.

Se me pedir uma lista dos 3 melhores, indico para você os seguintes portais:

Em geral, a maioria dos sites dedicados às questões de concursos públicos oferecem uma semana de testes gratuitamente.

Dessa forma, aproveite esse período para verificar a efetividade do site. Sugiro que você apenas assine um site que apresente as seguintes funcionalidades:

  • Comentários nas questões – são fundamentais para desvendar pegadinhas, explicar detalhes e sanar o que há de certo e errado em cada alternativa, elucidando, assim, suas dúvidas;
  • marcar suas questões favoritas – para que você possa identificar, principalmente, as que você errou e venha a trabalhar nelas novamente;
  • amplo número de questões da sua banca – o site deve apresentar uma ampla gama de exercícios da banca do seu certame, pois conhecer o estilo da banca afeta positivamente o seu desempenho.

3. Saiba escolher as questões que você irá resolver

Não basta resolver quaisquer questões de concursos públicos – é necessário que elas sejam do perfil da banca do seu certame.

Assim sendo, faça questões desenvolvidas pela sua banca, preferencialmente as mais recentes, pertencentes a certames ocorridos nos últimos anos.

Mas Alex, de quantos anos para cá devem ser as questões que eu devo desenvolver? Depende!

Contabilidade, por exemplo, é uma disciplina que sofreu grandes mudanças de 2009 para cá – logo, é arriscado fazer questões de anos anteriores a este período.

Português, por sua vez, teve a Reforma Ortográfica em 2008 – mas, ainda hoje, poucas questões exigem as alterações na língua.

A banca, por exemplo, também pode afetar a periodicidade das questões escolhidas. Se, por exemplo, o meu certame desejado fosse a Receita Federal e a banca fosse a Esaf, seria muito melhor desenvolver questões desde o meu certame, que ocorreu em 2005, do que de outras bancas com concursos semelhantes recentes.

Além da banca do seu concurso, é interessante, também, resolver questões de concursos públicos de outras bancas renomadas. Dessa forma, recomendo:

  • Cespe;
  • Esaf;
  • Fundação Carlos Chagas – FCC;
  • Fundação Getulio Vargas – FGV.

Essas bancas, em geral, têm questões de concursos públicos mais bem elaboradas e que exigem mais conhecimento. Logo, elas irão demandar mais de você para encontrar a resposta certa e, consequentemente, você ficará mais afiado!

4. Marque as questões que você errou

Estudar por meio de questões de concursos públicos é eficiente porque assim fica muito mais fácil identificar seus erros e aperfeiçoá-los.

Logo, após resolver os exercícios, confira quais você errou. Assim, marque todos as questões erradas, para que você possa desenvolvê-las novamente em um futuro próximo. Também marque as que você acertou, mas que tenha encontrado dificuldades para resolvê-las.

A partir dos seus erros, é possível reconhecer quais são suas dúvidas e confusões e saná-las, para que a falha não volte a acontecer – principalmente na hora da prova!

5. Controle o seu percentual de acertos

Seja por meio de automação do site de questões, em uma planilha do Excel ou mesmo à mão, é fundamental ter um controle do seu percentual de acertos.

Tenha em mente que, para alcançar a aprovação, é fundamental melhorar continuamente o percentual de acertos durante os estudos.

Para saber qual é um bom índice de acerto, verifique a nota do último colocado no último concurso.

A partir disso, o seu percentual de acertos deve sempre estar um pouco acima dele. Afinal, o próximo edital pode não trazer um grande número de vagas e a concorrência pode ser mais acirrada.

Além disso, considere também que, em casa, o seu percentual de acertos provavelmente será melhor do que na prova.

Isso porque, quando você resolve questões de concursos públicos em casa, você está em condições mais favoráveis – sem estresse, sentado em uma cadeira confortável, descansado e bem alimentado.

Já na hora da prova, há o nervosismo habitual, você pode não ter dormido bem na noite anterior, o tempo é contado, a carteira é pequena e desconfortável, entre outros fatores prejudiciais.

Fora que quando você entra num site de questões para fazer questões, algumas delas você já viu e já estudou anteriormente, o que poderá mascarar o seu desempenho.

Logo, se você está fazendo 80% em casa, provavelmente fará apenas uns 70% na prova – assim, é necessário batalhar para manter o percentual de acertos bem alto.

6. Conheça suas dificuldades

Você também precisa verificar quais são seus calos – ou seja, quais conteúdos você tem menor percentual de acerto.

Se você atinge 80% de acerto, é importante identificar quais conteúdos colaboram mais para gerar os 20% de erro.

Por exemplo, se você fez uma prova de português contendo 20 questões e acertou 15, verifique quais são os assuntos das cinco que você errou.

Em português, pode ser crase, pontuação, concordância, verbo e mais. Assim sendo, mantenha essas falhas anotadas para que você intensifique seus estudos nessas temáticas, por meio de aulas, materiais e, é claro, mais questões de concursos públicos.

Por fim, lembre-se de que não é produtivo gastar horas de estudos em uma questão só sem grande importância ou perder muito tempo com assuntos que você já domina.

Além da técnica, você precisa saber dosar o número de questões de concursos públicos por conteúdo. Lembre-se que seu objetivo é passar no concurso, não ser o melhor do mundo no assunto.

Siga as dicas acima e eu garanto que o seu estudo por meio de questões será muito mais eficiente.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

assine a nossa newsletter
assine a nossa newsletter

You have Successfully Subscribed!

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Além disso, fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

Fonte: www.metododeestudo.com.br/questoes-de-concursos-publicos

Siga nossas Redes

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Mais Lidas

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Muita gente tinha perdido a esperança, mas o novo concurso da Polícia Federal está mais perto do que nunca. Ao que parece, o edital...

SESI E SENAI ABREM 10 MIL VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS E À DISTÂNCIA

Para contemplar as principais informações no combate, prevenção e a disseminação do novo coronavírus, o Senai está ofertando o curso “Boas Práticas de Saúde...

Inscrição do Enem 2021 – Veja como fazer!

O futuro está meio indefinido, mas a preocupação com a Inscrição do Enem 2021 continua. Você sabe como vai funcionar a prova ano que...

Após deixar governo Sérgio Moro cai no esquecimento na web

Ex-ministro e ex-juiz vê popularidade em brusca queda, Sérgio Moro cai no esquecimento na web após deixar governo. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal...

Conteúdo Relacionado

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Muita gente tinha perdido a esperança, mas o novo concurso da Polícia Federal está mais perto do que nunca. Ao que parece, o edital...

SESI E SENAI ABREM 10 MIL VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS E À DISTÂNCIA

Para contemplar as principais informações no combate, prevenção e a disseminação do novo coronavírus, o Senai está ofertando o curso “Boas Práticas de Saúde...

Inscrição do Enem 2021 – Veja como fazer!

O futuro está meio indefinido, mas a preocupação com a Inscrição do Enem 2021 continua. Você sabe como vai funcionar a prova ano que...

Após deixar governo Sérgio Moro cai no esquecimento na web

Ex-ministro e ex-juiz vê popularidade em brusca queda, Sérgio Moro cai no esquecimento na web após deixar governo. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal...

For Honor gratuito: Como baixar na PS STORE?

For Honor é um jogo de 2017, mas que fidelizou muitos fãs desde que foi lançado. Com um cenário medieval de combate, o jogo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui