Tipos de cursos que podem ser feitos na modalidade EAD   Caderno do Enem

Tipos de cursos que podem ser feitos na modalidade EAD – Caderno do Enem

Em dezembro de 2005, a educação a distância foi regulamentada como modalidade educacional. Desde então, a adesão das instituições ao EAD se tornou uma realidade no Brasil. Os últimos dados do Ministério da Educação mostram que o país conta com pouco mais de 3,5 mil polos EAD. 

Atualmente, podem ser ofertados 94 cursos a distância, nas áreas de educação; humanidades e artes; ciências sociais e negócios; ciências, matemática e computação; agricultura em agronegócio; saúde e bem-estar social; e serviços. 

Separamos por área alguns dos cursos que são oferecidos nessa modalidade. Vamos lá?

– Educação: esses cursos são voltados para a formação de professores e abrangem opções, como matemática, biologia, pedagogia e informática.

– Humanidades e artes: essa área é voltada para formação de profissionais que pretendem atuar no campo da criação e reflexão. Englobam os cursos de design, filosofia, linguagens de sinais e criação gráfica.

– Ciências sociais e negócios: os profissionais formados nessa área estudam os aspectos sociais do indivíduo e grupos humanos. Abrangem opções como ciências sociais e contábeis, direito, administração e economia. 

– Ciências, matemática e computação: esses cursos estudam expressões quantitativas, métodos para testar hipóteses e experimentos. Englobam essa área cursos da ciência da computação, engenharia elétrica, civil e ambiental e extração de petróleo.

– Agricultura em agronegócio: essa área envolve a produção agrícola e pecuária. O profissional pode atuar tanto no setor comercial quanto industrial. Fazem parte dessa área os cursos de agroecologia e tecnologia em agronegócio. 

– Saúde e bem-estar social: a formação nessa área visa a capacitação do profissional para cuidar da saúde e bem-estar da população. Destacamos os cursos de enfermagem, educação física, tecnologia de radiologia e fisioterapia.

– Serviços: esses cursos são voltados para o desenvolvimento dos profissionais que lidam diretamente com o público, como hotelaria, segurança pública, estética e cosmética, eventos e turismo.

 Como escolher um curso EAD?

Assim como na modalidade presencial, os cursos EAD também passam pela avaliação do ministério. “Para a educação superior a distância, o MEC é o órgão regulador da oferta. Portanto, seu papel é estabelecer regras e critérios que orientem ofertas de educação, nesta modalidade, dentro de padrões de qualidade”, ressalta a assessoria do órgão. Para isso, as instituições são credenciadas e recredenciadas para avaliar a qualidade do ensino ofertado. 

Para você saber se a instituição é conceituada, acesse o portal do e-MEC. Assim, você evita de cair em armadilhas e fazer um curso “meia boca” que não é credenciado pelo Ministério da Educação.

E se você quer fazer um curso EAD, mas ainda não está 100% confiante, confira como fazer uma faculdade a distância sem medo de errar. Baixe também nosso e-book gratuito sobre tudo que você precisa saber sobre EAD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *