Depois de várias etapas, o 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais chega à reta final e 99 queijos serão julgados na sexta-feira (23/8), no Serro, município que é um dos maiores produtores do estado.
Os ganhadores serão revelados durante a cerimônia de premiação, em 30/8, também na cidade histórica.
A novidade deste ano é a criação da categoria “Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – com ingredientes opcionais ou defumados”.
Assessora técnica da Emater-MG, Fernanda Quadros, da comissão organizadora do concurso, ressalta que a regulamentação dos queijos artesanais Alagoa e Mantiqueira de Minas permite a fabricação da iguaria com ingredientes opcionais (especiarias, azeite ou vinho) ou aceita defumação.
“Este tipo de queijo tem muitos apreciadores e produtos saborosos. Então para enriquecer o concurso e ter mais variedades concorrendo, resolvemos criar essa nova categoria dos queijos temperados para os tipos Alagoa e Mantiqueira”, comenta Fernanda.
Júri de experts
As demais categorias do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais são: Queijo Minas Artesanal (QMA), Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – maturação de 14 a 30 dias e Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – maturação acima de 60 dias.
Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais define finalistas na sexta-feira (23/8)
Confira mais dicas de cursos do Estado Mineiro no site oficial do Governo de Minas Gerais.
Estados MG – Concursos
Deixe um comentário