Início Notícias Devo estudar as disciplinas de exatas juntas ou uma após a outra?

Devo estudar as disciplinas de exatas juntas ou uma após a outra?

Quando o concurso público a ser prestado cobra mais de uma matéria de exatas, é comum que o concurseiro tenha a seguinte dúvida: devo estudar as disciplinas de exatas juntas ou em paralelo?

A maior parte dos certames exige o raciocínio lógico como a principal ou única disciplina de exatas.

Em contrapartida, há concursos, como o de Auditor Fiscal da Receita Federal, em que o edital exige o domínio de até cinco disciplinas, como matemática financeira, estatísticas descritiva e avançada, matemática básica e raciocínio lógico.

Naturalmente, as disciplinas de exatas geram um temor nos candidatos. Quando numerosas, estudá-las parece ser um desafio ainda maior.

Mas deixe o medo de lado, colega. Estudar e dominar as disciplinas de exatas exige, além de foco, um bom gerenciamento do tempo!

Neste artigo, esclareci como você deve se organizar caso seu concurso exija apenas uma ou múltiplas disciplinas de exatas. Confira!

Tenho dificuldade em matemática. E agora?

Independente do concurso desejado, exigir uma ou mais disciplinas de exatas, se você tem dificuldade em matemática, é necessário estudar as lições básicas antes das disciplinas mais específicas.

Vejo muitos concursandos reclamando do grau de complexidade da matemática financeira e da estatística, por exemplo.

No entanto, o problema muitas vezes não está nessas disciplinas, mas na falha ou no esquecimento de lições da matemática básica.

Você pode estar apresentando resistência a alguns conteúdos por ter dificuldades em resolver operações básicas como frações, potências, radiciações e regra de três.

Essas lições precisam estar frescas e bem fixadas, pois são a base para um bom aprendizado de qualquer disciplina de exatas.

Entenda que não adianta começar a estudar matemática financeira sem lembrar como elevar uma potência, por exemplo.

Separe uma ou duas semanas para estudar a matemática básica. Há muitos vídeos gratuitos no próprio Youtube sobre o assunto – dessa forma, você não terá que adquirir aulas e materiais! Contudo, se esses assuntos básicos caírem no seu concurso, recomendo um bom material de estudo.

Obviamente, se você tiver uma boa formação em matemática ou dispuser de amplo conhecimento na área, pode pular essa etapa!

Estudando para concursos que exigem apenas uma disciplina de exatas

Há uma série de certames que exigem apenas uma disciplina de exatas – na maioria das vezes, trata-se de raciocínio lógico.

Se este for o seu caso, sugiro que você estude a disciplina em questão desde o primeiro dia de estudo até o último.

Mas Alex, por que me dedicar tanto à uma matéria que, muitas vezes, tem apenas peso um na prova?

Meu amigo, o bom desempenho nas provas de exatas pode ser muito decisivo para a sua aprovação ou não!

Nas provas de tribunais, por exemplo, a maioria dos candidatos têm grande aptidão em disciplinas de Direito e são capazes de tirar notas maiores que 80 nessa área.

Diante desse cenário de equilíbrio, um bom desempenho nas disciplinas de exatas torna-se um diferencial para desempatar e conquistar os primeiros lugares no certame. A mesma coisa acontece com alguns concursos da área policial.

Várias disciplinas de exatas? Estude em paralelo!

Se você irá prestar um concurso cujo edital cobra mais de uma disciplina de exatas, o mais indicado é que você estude-as paralelamente.

Vamos tomar como exemplo o concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal. Para este cargo, em geral, caem cerca de quatro ou cinco disciplinas de exatas ao mesmo tempo, como:

  • Matemática básica;
  • Matemática financeira;
  • Raciocínio lógico;
  • Estatística descritiva;
  • Estatística inferencial.

Nesse caso, meu amigo, é importante ressaltar que, por mais que todas as disciplinas exijam inteligência lógica e matemática, tratam-se de conteúdos diferentes e independentes.

Se você tem dificuldade em matemática básica, como falei anteriormente, é necessário reservar algumas semanas para reforçar os conceitos.

No entanto, se você já possui aptidão, comece a estudar desde já mesclando pelo menos duas disciplinas de exatas.

Você não precisa pegar um material gigantesco e estudar sequencialmente a mesma disciplina.

Se as matérias de matemática financeira, estatística e raciocínio lógico não dependem uma da outra,  inclua duas delas paralelamente ao seu ciclo de estudos.

Busque intercalar as disciplinas de exatas com disciplinas mais teóricas, como Direito, atualidades, auditorias e legislações.

Se você optar por estudar as disciplinas de exatas em série, você ficará com poucas opções para intercalar com disciplinas teóricas no ciclo de estudos e consequentemente, ativar o seu cérebro. Fora que quando estiver estudando a terceira ou quarta da sequência, já terá esquecido muito das anteriores.

Não há diferença se o conteúdo é de exatas ou de humanas!

Se você estuda paralelamente Direito Penal e Direito Administrativo, por exemplo, qual problema teria em estudar Matemática Financeira e Lógica simultaneamente? Ou você começará a estudar Direito Penal só quando terminar Administrativo, que por sua vez só começará depois que terminar Constitucional?

Mesmo que no edital todo o conteúdo de exatas seja apresentado em conjunto, separe você mesmo e estude em paralelo.

Como já expliquei, uma boa dica é, primeiro, relembrar conceitos da matemática básica por algumas semanas  – como regra de três, porcentagem e juros simples e depois abrir o seu leque.

Após relembrar a matemática básica, busque estudar a matemática financeira – afinal, as operações estarão mais frescas na sua mente.

Quanto à Estatística, você pode deixar para o final, porque essa é uma disciplina mais difícil, principalmente se tratando da parte inferencial.

Outra boa alternativa é associar raciocínio lógico e matemática financeira, antes de embarcar na estatística descritiva.

Espero que os estudos das disciplinas de exatas possam ser facilitados com estas dicas. Estudar exatas pode parecer difícil mas, muitas vezes, é só questão de foco e organização!

Um abraço, Alexandre Meirelles.

You have Successfully Subscribed!

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

Siga nossas Redes

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Mais Lidas

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Muita gente tinha perdido a esperança, mas o novo concurso da Polícia Federal está mais perto do que nunca. Ao que parece, o edital...

SESI E SENAI ABREM 10 MIL VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS E À DISTÂNCIA

Para contemplar as principais informações no combate, prevenção e a disseminação do novo coronavírus, o Senai está ofertando o curso “Boas Práticas de Saúde...

Inscrição do Enem 2021 – Veja como fazer!

O futuro está meio indefinido, mas a preocupação com a Inscrição do Enem 2021 continua. Você sabe como vai funcionar a prova ano que...

Após deixar governo Sérgio Moro cai no esquecimento na web

Ex-ministro e ex-juiz vê popularidade em brusca queda, Sérgio Moro cai no esquecimento na web após deixar governo. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal...

Conteúdo Relacionado

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Muita gente tinha perdido a esperança, mas o novo concurso da Polícia Federal está mais perto do que nunca. Ao que parece, o edital...

SESI E SENAI ABREM 10 MIL VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS E À DISTÂNCIA

Para contemplar as principais informações no combate, prevenção e a disseminação do novo coronavírus, o Senai está ofertando o curso “Boas Práticas de Saúde...

Inscrição do Enem 2021 – Veja como fazer!

O futuro está meio indefinido, mas a preocupação com a Inscrição do Enem 2021 continua. Você sabe como vai funcionar a prova ano que...

Após deixar governo Sérgio Moro cai no esquecimento na web

Ex-ministro e ex-juiz vê popularidade em brusca queda, Sérgio Moro cai no esquecimento na web após deixar governo. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal...

For Honor gratuito: Como baixar na PS STORE?

For Honor é um jogo de 2017, mas que fidelizou muitos fãs desde que foi lançado. Com um cenário medieval de combate, o jogo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui