Início Notícias Organize seu tempo com uma planilha de estudos para concurso

Organize seu tempo com uma planilha de estudos para concurso

Saber aproveitar seu tempo é essencial para quem quer passar em um concurso público. Afinal, nem sempre você tem todo o tempo do mundo, e são muitas as matérias que precisam ser estudadas. Por isso, sempre recomendamos ter uma planilha de estudos para concurso.

Essa planilha deve ser feita para ajudar seus estudos a serem mais eficientes, organizando seu tempo e aumentando sua produtividade. E para garantir que isso aconteça, no texto de hoje, vamos dar dicas que vão ajudá-lo em todos esses aspectos.

Continue sua leitura e saiba como fazer a planilha, como se organizar e também ser mais produtivo!

Como fazer uma planilha de estudos para concurso eficiente?

O primeiro passo para se organizar para estudar para um concurso público é fazer um cronograma. Nesse cronograma, você deve levar em conta o tempo que tem até o dia da prova para se dedicar aos estudos. Isso significa não apenas aprender novas matérias, mas também revisar, fazer exercícios, tirar dúvidas etc.

O melhor tipo de planilha de estudos para concurso é aquele que permite que você tenha tempo para todas essas atividades e ainda possa adaptar a sua rotina, não importa quantas vezes ela mude até o dia da prova.

Esse é o caso do ciclo de estudo, um método de organização apresentado pelo autor Alexandre Meirelles no livro “Como estudar para concursos”. Diferentemente de métodos mais comuns, em que você atribui horários específicos na semana para cada matéria, determina um ciclo e decide quantas dessas horas vão para cada matéria.

Você pode fazer essa organização de acordo com os mais variados critérios: quantidade de matérias, o peso na prova, o quanto cada assunto é difícil para você etc. A maior vantagem, no entanto, é que você não precisa determinar um horário certo para começar ou terminar seus estudos; o ciclo se adapta às suas necessidades.

Imagine que você precise estudar uma hora de Matemática por semana. Com uma planilha de estudos para concurso comum, você encontra uma hora livre que tenha na semana e estuda a matéria até fechar o tempo. O ciclo de estudo propõe que você estude o quanto puder por dia até fechar essa uma hora; pode ser quinze minutos hoje, vinte amanhã, como for melhor.

Com uma flexibilidade de horário maior, você se sente mais motivado e pode estudar quando puder, onde estiver.

Dicas para montar uma planilha de estudos para concursos

Confira nossas dicas e saiba como montar a planilha ideal, assim seus estudos fluirão e será mais fácil manter a organização.

Comece aos poucos

Começar a estudar para concurso pode parecer muito difícil porque são muitas as matérias e assuntos envolvidos. Por isso, comece aos poucos, com as matérias mais expressivas, depois adicione mais matérias se for necessário. Não tente abraçar o mundo inteiro de uma só vez.

Intercale as matérias

Não é porque você tem que estudar 5 horas de Língua Portuguesa nesse ciclo que irá estudar todas essas horas seguidas. Intercale matérias, colocando conteúdos diferentes um ao lado do outro, para que você estude uma variedade de assuntos. Por exemplo, estude 1 hora de matemática, depois 1 hora de noções de informática etc.

Lembre-se da prática

Estudar não é uma tarefa passiva. Ler repetidamente ou mesmo sublinhar o que você acha importante não é todo o trabalho, apenas uma parte. Faça resumos, crie mapas mentais, resolva exercícios, faça experimentos, dedique-se à parte prática do que você está aprendendo. Deixando tudo na teoria, você pode se esquecer do que aprendeu.

Comprometa-se

Ter uma planilha de estudos para concurso, bons materiais e um lugar para estudar não é o suficiente se você não tiver comprometimento. O ciclo de estudo é bem flexível e, por isso, a falta de responsabilidade pode acabar atrasando a matéria.

Faça dos estudos um hábito, assim manterá as matérias em dia. Além disso, use sua planilha de estudos para concurso de forma mais eficiente para passar na prova.

Como organizar uma rotina de estudos?

planilha de estudos para concurso
planilha de estudos para concurso

Ter uma planilha de estudos para concurso pode ajudar muito, mas não é o suficiente para quem quer passar na prova. Garantir que você vai estudar todos os dias e ter tempo de sobra para se dedicar até o dia da prova é o mais importante.

Por isso, aqui estão algumas dicas de como se organizar para fazer dos estudos um hábito:

Organize-se visualmente

Apenas pensar no que você vai estudar nos próximos dias não é o suficiente, porque pode acabar se esquecendo, se distraindo ou mesmo ficar desmotivado. Os estudos são seu compromisso: anote-os em uma agenda, calendário, enfim, no que você usa para se organizar.

Evite distrações

Enquanto estiver estudando, dedique-se exclusivamente a isso – sem distrações. Desligue a televisão, deixe o celular no silencioso, use aplicativos que bloqueiem redes sociais, feche seu e-mail e peça a compreensão de quem mora com você, caso estude em casa.

Diversifique o estudo

Ficar o tempo inteiro usando livros e apostilas pode ser cansativo e desestimulante. Procure por aplicativos, vídeos, infográficos e podcasts sobre os assuntos que você precisa estudar.

Tenha prioridades

Quando não coloca os estudos em primeiro lugar, qualquer desculpa será boa o suficiente para fazer outra coisa. Os estudos precisam ser sua prioridade para que você construa o hábito de estudar e passe na prova.

Como ser mais produtivo?

Mesmo com uma boa planilha de estudos para concurso e toda a organização do mundo, ainda podem ter dificuldades para estudar, porque são muitas matérias e nem tanto tempo. O que fazer nesse caso? Encontrar maneiras de ser mais produtivo.

Quem é produtivo consegue estudar mais em menos tempo, o que garante que consiga ver tudo o que precisa antes da prova. Confira nossas dicas para ser mais produtivo:

Planeje-se

Ter uma planilha de estudos para concurso é um bom começo, mas para garantir sua produtividade, tem que ter tudo planejado. Você vai fazer exercícios, ler, assistir a uma videoaula? Pense nisso antes de se sentar para estudar. Assim, não perde tempo.

Descanse

Estudar sem fazer pausas é um grande erro para quem preza a produtividade. Pode achar que está fazendo o melhor, mas a verdade é que esse esforço deixa a mente mais cansada e, depois de algum tempo, para de absorver o que está estudando.

Faça pausas regulares para ajudar sua cabeça a descansar. Vá ao banheiro, coma alguma coisa, beba água, caminhe pela casa. Na volta, já vai estar mais descansado e vai conseguir se concentrar e compreender melhor a matéria.

Cuide de sua saúde

Nada acaba mais com a sua produtividade do que ficar doente, estressado ou muito cansado. Por isso, cuide de sua saúde todos os dias: coma refeições balanceadas, não abuse da cafeína, não consuma álcool com frequência, durma bem e pratique exercícios. Assim, você vai estar em sua melhor forma para estudar e ser produtivo.

Fazer a planilha de estudos para concurso é essencial, mas também é só o começo. Organização, produtividade e consistência são as chaves que vão ajudá-lo a aprender mais e a passar em um concurso público!

Hoje em dia, existem diversos aplicativos que podem ser de grande ajuda na hora de se organizar, se concentrar e mesmo aprender as matérias necessárias. Venha conferir no nosso post sobre aplicativos para concursos públicos!

Fonte: www.metododeestudo.com.br/planilha-de-estudos-para-concurso

Siga nossas Redes

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Mais Lidas

Empreendedorismo no Brasil. Qual a importância dos jovens?

Ter acesso ao ensino superior é ainda o sonho de inúmeros jovens brasileiros e, estatisticamente, o de empreender também. Esse movimento a favor da...

6 dicas para estudar por meio de questões de concursos públicos – Método de Estudo

Estudar por meio de questões de concursos públicos é um método muito eficiente, uma vez que, durante a resolução de exercícios você exercita mais...

“Ideias que Colam”: entenda o existencialismo de Sartre em 2 minutos | Guia do Estudante

 (Instituto CPFL/Divulgação/Reprodução) O existencialismo de Jean-Paul Sartre foi uma das correntes mais importantes do pensamento francês. Ele ganhou força, sobretudo,...

Mortes durante pandemia no Brasil atingem mais pretos e pardos

A população de pessoas declaradas como pardas e pretas foram as que mais tiveram óbitos por causas naturais no Brasil, desde o início da...

Conteúdo Relacionado

Empreendedorismo no Brasil. Qual a importância dos jovens?

Ter acesso ao ensino superior é ainda o sonho de inúmeros jovens brasileiros e, estatisticamente, o de empreender também. Esse movimento a favor da...

6 dicas para estudar por meio de questões de concursos públicos – Método de Estudo

Estudar por meio de questões de concursos públicos é um método muito eficiente, uma vez que, durante a resolução de exercícios você exercita mais...

“Ideias que Colam”: entenda o existencialismo de Sartre em 2 minutos | Guia do Estudante

 (Instituto CPFL/Divulgação/Reprodução) O existencialismo de Jean-Paul Sartre foi uma das correntes mais importantes do pensamento francês. Ele ganhou força, sobretudo,...

Mortes durante pandemia no Brasil atingem mais pretos e pardos

A população de pessoas declaradas como pardas e pretas foram as que mais tiveram óbitos por causas naturais no Brasil, desde o início da...

Saiba mais sobre o novo ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro | Guia do Estudante

 (Instagram/Reprodução) Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira (10) o novo ministro da Educação: o professor e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui