Tag: rede

  • Provas do concurso público para professores da rede estadual acontecem neste domingo – Concursos Paraná – PR

    Provas do concurso público para professores da rede estadual acontecem neste domingo – Concursos Paraná – PR

    Concurso no domingo SEED

    A primeira fase do concurso público para professores da rede estadual de ensino, promovido pelo Governo do Estado, acontece neste domingo, 18 de junho. Conforme o previsto no edital do concurso (nº 11/2023), as provas objetiva e discursiva serão realizadas em cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação, de todo o Paraná. Os locais de aplicação serão abertos ao meio-dia e a entrada será permitida até às 12h45. O início das provas está marcado para as 13 horas.

    São esperadas mais de 76 mil candidatos para a realização da prova. Eles deverão apresentar documento oficial com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente, e cartão de convocação para as provas.

    • Estado já capacitou mais de 3 mil pessoas sobre a nova Lei de Licitações
    • Semana da Família integrou pais e comunidade escolar em toda a rede estadual

    Organizado pela Secretaria da Administração e da Previdência, este é o primeiro concurso público para professores em dez anos. São mais de 1,2 mil vagas iniciais, mas o concurso tem validade de dois anos a partir da publicação da homologação do resultado final, prorrogável por outros dois. Portanto, com expectativa de ampliação de vagas e convocação de mais candidatos.

    As provas deste domingo terão 30 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Didáticos, Específicos e também sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Já a prova discursiva terá uma questão que abordará conteúdos de conhecimento específico relacionados à vaga de inscrição do candidato.

    • Governo do Estado empossa 40 novos servidores de saúde para o sistema socioeducativo

    LOCAIS DA PROVA – Haverá aplicação de provas nas cidades sede dos Núcleos Regionais da Educação: Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Loanda, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz. Os candidatos deverão realizar a prova na cidade selecionada no ato da inscrição.

    INFORMAÇÕES – Os endereços dos locais das provas e o cartão de convocação para o exame estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail concurso@ibfc.org.br ou (11) 4788-1430 das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados.

    PRÓXIMAS FASES – Os candidatos aprovados nessa etapa ainda passarão por prova prática com avaliação de uma banca examinadora. O edital prevê, ainda, a prova de títulos e avaliação médica.

    Promovido pelo Governo do Estado e organizado pela Secretaria da Administração e Previdência, concurso teve mais de 76 mil inscrições. São mais de 1,2 mil vagas iniciais, mas há expectativa de ampliação, pois o certame tem validade de dois anos, prorrogável por outros dois.

    Provas do concurso público para professores da rede estadual acontecem neste domingo
    Foto: SEED

    Editoria

    Administração

    Provas do concurso público para professores da rede estadual acontecem neste domingo

    Confira mais notícias do Paraná no site oficial do Governo Paranaense.

    Estados PR – Concursos

  • Curso de saúde mental para professores da rede estadual abre mais 500 vagas – Cursos em SP

    Curso de saúde mental para professores da rede estadual abre mais 500 vagas – Cursos em SP

    A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) prorrogou as inscrições para a primeira edição do curso “Ame sua Mente na Escola”, promovido pelo Projeto Ame sua Mente na Escola e pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape).

    Além disso, mais 500 vagas foram disponibilizadas para a formação, que acontece a distância a partir de 2 de maio, com carga horária de 32 horas, por meio da plataforma do Instituto Ame sua Mente (thinkific.com). As inscrições podem ser feitas no site da Efape.

    A ação visa favorecer, por meio da educação em saúde, a promoção de saúde mental, a prevenção de transtornos mentais na juventude, a redução dos estigmas relacionados aos transtornos mentais, a resolução de problemas mais leves dentro da própria escola, a identificação precoce e o encaminhamento adequado de casos para assistência especializada, assim como promover o autocuidado em relação à saúde mental dos próprios educadores.

    Objetivos do curso:

    •     Promover uma cultura sobre saúde mental, por meio da formação profissional e do desenvolvimento de estratégias de conscientização e intervenção em saúde mental.
    •     Promover um olhar mais amplo e humanizado sobre saúde mental e a redução dos estigmas relacionados aos transtornos mentais. Consequentemente, auxiliar a escola a desenvolver um ambiente mais acolhedor, propício ao bem-estar e à promoção de saúde mental.
    •     Promover a saúde mental, por meio do encaminhamento preventivo de jovens em condições de risco.
    •     Orientar educadores para lidar com problemas relacionados à saúde mental no contexto escolar.

    O curso será ofertado aos servidores da Seduc-SP integrantes do Quadro do Magistério (QM):

    •     Supervisor de Ensino/Supervisor Educacional;
    •     Coordenador de Equipe Curricular;
    •     Professor Especialista em Currículo;
    •     Diretor de Escola/Diretor Escolar;
    •     Coordenador de Organização Escolar;
    •     Coordenador de Gestão Pedagógica;
    •     Coordenador de Gestão Pedagógica Geral;
    •     Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento;
    •     Professor Orientador de Convivência.

    Sobre Ame sua Mente na Escola

    Realizado com o apoio do Instituto ABCD e da Associação Umane, o projeto Ame sua Mente na Escola visa estabelecer uma nova cultura sobre saúde mental no ambiente escolar e, assim, trabalhar a prevenção dos transtornos mentais na juventude, a redução dos estigmas e a resolução de questões de saúde mental relacionadas ao processo de aprendizagem.

    O projeto consiste em formar educadores e gestores escolares da rede pública de ensino do Estado de São Paulo em temas que envolvem a saúde mental. Transtornos do humor, transtornos de ansiedade, TDAH e drogas são algumas das temáticas abordadas.

    Mais de 80 escolas e cerca de 2.000 mil professores já participaram do programa de formação em saúde mental, por meio da parceria entre o Ame sua Mente na Escola e Seduc-SP.

    Saiba mais


    • 15/04/2023 – 14h00

      Em 100 dias, SP combate evasão, amplia segurança e acolhimento em escolas

    • Delegado de Crimes Cibernéticos recomenda que pais dialoguem e monitorem redes sociais

      14/04/2023 – 10h02

      Delegado de Crimes Cibernéticos recomenda que pais dialoguem e monitorem redes sociais

    • Governo investe R$ 240 milhões em ações que ampliam segurança e acolhimento nas escolas

      13/04/2023 – 13h18

      Governo investe R$ 240 milhões em ações que ampliam segurança e acolhimento nas escolas

    Inscrições foram prorrogadas para dia 24 de abril; aulas começam em 2 de maio

    Curso de saúde mental para professores da rede estadual abre mais 500 vagas

    Confira mais dicas de cursos do Estado de São Paulo no site oficial do Governo Paulista.

    Prepare-se para os cursos de São Paulo
    Estados SP – Cursos Multi

  • Psicólogos e assistentes sociais da rede estadual participam de curso sobre educação democrática e inclusiva – Cursos Minas Gerais

    Psicólogos e assistentes sociais da rede estadual participam de curso sobre educação democrática e inclusiva – Cursos Minas Gerais

    Com o foco em uma educação mais inclusiva, em combater a violência e difundir a cultura de paz nas escolas, psicólogos e assistentes sociais que atuam nos Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) irão participar do curso “Educação Democrática e Inclusiva através da Comunicação Não-Violenta na Construção da Mediação Escolar” do projeto de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc). As capacitações do projeto, que é uma parceria firmada entre a SEE/MG com a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), se iniciam nesta quarta-feira (12/4) e contará com cerca de 440 profissionais da rede estadual de ensino.  

    As aulas serão ministradas, em formato virtual, pela defensora pública e coordenadora do Mesc, Francis Coutinho. O curso é uma das metas do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado pela DPMG e pela SEE/MG, e tem apoio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).

    A diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais (DMTE) da SEE/MG, Patricia Aragão, destaca a relevância da capacitação para o cotidiano escolar. “A formação em comunicação não-violenta é uma ação importante para rede estadual de ensino e tem como propósito fortalecer a promoção de uma escola acolhedora, em que o ambiente seja permeado por uma convivência democrática, pautado no diálogo e no respeito às diferenças”, afirma.

    Parceria

    A parceria entre a SEE/MG e a DPMG já capacitou representantes da Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais (DMTE) e analistas educacionais das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). A colaboração entre as entidades acontece desde 2012. 

    Esta etapa da formação tem ênfase na Comunicação Não-Violenta como instrumento para melhorar o diálogo entre os atores da escola e construir a paz coletivamente, instrumentalizando os profissionais para lidar com os conflitos escolares.

     

    Psicólogos e assistentes sociais da rede estadual participam de curso sobre educação democrática e inclusiva

    Confira mais dicas de cursos do Estado Mineiro no site oficial do Governo de Minas Gerais.

    Estados MG – Cursos

  • Educação abre inscrições do concurso público para professores da rede estadual – Concursos Paraná – PR

    Educação abre inscrições do concurso público para professores da rede estadual – Concursos Paraná – PR

    Educação abre nesta segunda-feira concurso público para professores da rede estadual

    As inscrições para o concurso público para professores da Rede Estadual de Ensino serão abertas nesta segunda-feira (10). O concurso é de responsabilidade da Secretaria da Administração e da Previdência e será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Serão ofertadas inicialmente 1.256 vagas nos 32 Núcleos Regionais de Educação.

    A taxa de inscrição é de R$ 100 ou R$ 160, dependendo se o candidato concorrer a um ou dois cargos. Candidatos que cumpram os requisitos estabelecidos no edital e que queiram solicitar isenção da taxa devem se inscrever de 10 a 13 de abril. As inscrições poderão ser feitas no site do IBFC neste link, com encerramento às 23h do dia 9 de maio.

    • Governador entrega mais 173 ônibus escolares para a rede pública do Paraná
    • Estudantes com autismo têm acompanhamento especializado na rede estadual de ensino

    O edital do concurso (11/2023) prevê cinco etapas: prova objetiva, prova discursiva e prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, prova de títulos, de caráter classificatório, e avaliação médica, de caráter eliminatório. Há reservas de vagas para afrodescendentes e pessoas com deficiência, amparadas pela legislação.

    As vagas são para carga horária de 20 horas, mas o candidato que concorrer a dois cargos (dois em docência ou para um professor docente e outro de professor-pedagogo) poderá ter a carga horária de 40 horas semanais.

    O concurso é prorrogável por dois anos e a expectativa é chamar mais candidatos, além das 1,2 mil vagas iniciais.

    • Novo aplicativo ajuda a evitar desperdício de alimentos da merenda na rede estadual

    LOCAIS DAS PROVAS – As provas objetivas e discursivas serão no dia 18 de junho na cidades-sede dos Núcleos Regionais da Educação: Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Loanda, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz.

    • Secretaria estadual da Educação oferece avaliação de fluência de leitura para redes municipais

    O local onde o candidato realizará a prova não precisará necessariamente ser no mesmo munícipio onde a vaga de interesse está disponível. Dessa forma, um candidato que mora em alguma cidade do Interior em que haverá aplicação das provas, mas quer, por exemplo, concorrer alguma vaga disponível em Curitiba, não precisará se deslocar até a Capital. Entretanto, é imprescindível que a escolha do cargo e a cidade sejam indicadas no momento da inscrição para o concurso.

    DÚVIDAS – O candidato poderá tirar dúvidas do certame junto ao IBFC pelo e-mail concurso@ibfc.org.br ou (11) 4788-1430 das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados.

    Serão ofertadas inicialmente 1.256 vagas nos 32 Núcleos Regionais de Educação. A taxa de inscrição é de R$ 100 ou R$ 160, dependendo se o candidato concorrer a um ou dois cargos.

    Colégio Estadual Benedito Joao Cordeiro no Bairro Sitio Cercado, professores falam sobre hora atividade. 29-07-13. Foto: Hedeson Alves
    Foto: Hedeson Alves/Arquivo SEED

    Editoria

    Educação

    Educação abre inscrições do concurso público para professores da rede estadual

    Confira mais notícias do Paraná no site oficial do Governo Paranaense.

    Estados PR – Concursos

  • Com o vídeo “Ilusão”, alunas da rede estadual conquistam 1º lugar em concurso sobre uso de drogas – Concursos Paraná – PR

    Com o vídeo “Ilusão”, alunas da rede estadual conquistam 1º lugar em concurso sobre uso de drogas – Concursos Paraná – PR

    Rede Estadual

    O documentário “Ilusão”, produzido por alunas do Colégio Estadual Sagrada Família, do município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, conquistou o primeiro lugar da categoria de escolas públicas na edição 2022 do Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual sobre Drogas, promovido pela Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp).

    As alunas responsáveis pela obra vencedora foram Daniella Rosa Cunha (18), Elisa Lopes de Paula (18), Geovana Balador (19) e Heloísa Gogola (18) — estudantes do curso técnico de Formação de Docentes. Durante a produção, elas contaram com o auxílio da professora Dariana Hoinatzki, que leciona Metodologia do Ensino de Ciências.

    Dariana propôs em sala um trabalho em que a turma, dividida em grupos, montaria um filme de um minuto sobre o uso de drogas. No fim, os professores decidiram por meio de uma votação qual vídeo iria ser inscrito no concurso. “Ver o resultado foi muito gratificante e uma sensação de orgulho das minhas alunas”, disse a professora.

    • Gratificação a diretores que reduzirem abandono escolar chegará aos colégios menores
    • Com Escola Bonita, Governo do Paraná investirá mais R$ 100 milhões na educação

    As alunas vencedoras tiveram a intenção de demonstrar que o consumo de drogas cria uma ilusão e que a dependência química transforma a vida negativamente. “Não se encontra vida nem esperança e muito menos alívio nas drogas”, enfatizou Elisa.

    Heloísa Gogola descreveu a primeira experiência de produzir um material audiovisual como positiva. “Foi muito legal e animador. Tivemos que refazer o vídeo algumas vezes para que o material ficasse 100% original”, destacou.

    “Pesquisamos inspirações em clipes de músicas, curta-metragens e principalmente pensamos na série Euphoria, que tem personagens adolescentes usuários de drogas”, explicou Daniella.

    Os vídeos vencedores do concurso anual (tanto o da categoria de escola pública quanto o de escola particular) serão utilizados como informe publicitário e exibidos em salas de cinema do Paraná. “Ainda estou sem acreditar que o meu rostinho vai aparecer nos cinemas; muito nervosa e ansiosa”, contou Geovana.

    CONCURSO – Realizado desde 2017, o Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual sobre Drogas é destinado a estudantes matriculados no ensino médio das instituições de ensino públicas e privadas. Eles são convidados a produzir materiais audiovisuais de até um minuto sobre prevenção do uso de drogas. 

    O primeiro colocado de cada categoria tem como prêmio a exibição da sua obra em todas as sessões das salas de cinema do Paraná durante o mês de junho, quando se celebra o Mês Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. Já os segundos e terceiros colocados recebem um certificado.

    • Ensino em tempo integral cresce 51% na rede estadual, alcançando 55 mil estudantes

    Os vídeos premiados são publicados no canal do YouTube e nas redes sociais do NEPSD (Núcleo Estadual de Política sobre Drogas), da Sesp.

    Confira o vídeo Ilusão:

    Elas foram premiadas na categoria de escolas públicas na edição 2022 do Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual sobre Drogas, promovido pela secretaria estadual da Segurança Pública.

    Estudantes da rede estadual se destacam e conquistam o primeiro lugar em concurso sobre prevenção ao uso de drogas
    Foto: SEED

    Editoria

    Educação

    Com o vídeo “Ilusão”, alunas da rede estadual conquistam 1º lugar em concurso sobre uso de drogas

    Confira mais notícias do Paraná no site oficial do Governo Paranaense.

    Estados PR – Concursos