Vídeo ou PDF: o que priorizar na hora de estudar para concursos?

0
35

Em meio a tantas disciplinas para aprender, é comum bater a dúvida: vídeo ou PDF – o que ver primeiro? Mas não se preocupe, colega! Priorizar a aula ou o material didático é uma escolha que varia de acordo com o seu nível de dificuldade ou familiaridade com a disciplina estudada. Eu vou te ensinar a melhor alternativa para conciliar estes dois métodos de estudo. Confira!

Hoje existem vários suportes e fontes de consulta para otimizar e organizar a sua rotina de estudo. Entre as alternativas mais populares é possível citar as videoaulas e os materiais didáticos em PDF.

Por isso, uma dúvida muito comum entre os concursandos é: vídeo ou PDF? Por qual meio devo estudar primeiro?

Em primeiro lugar, você precisa saber que não há jeito certo ou errado de iniciar um estudo. O mais importante é entender o suporte ideal de acordo com o seu nível de conhecimento sobre o assunto.

Cada pessoa tem um perfil diferente, bem como aptidões e formações variadas – dessa forma, há um método de estudo adequado para cada caso.

É importante lembrar que vídeo ou PDF não é uma dualidade! Lembre-se sempre que diferentes metodologias de estudo podem e devem ser conciliadas para gerar uma melhor preparação do concursando.

No caso de disciplinas difíceis e detalhadas, é fundamental que o estudo seja reforçado por um segundo processo de aprendizado.

Com a facilidade de acesso à internet, estudar por material em vídeo ou PDF se torna uma dúvida cruel!

Por isso vou levantar aqui as vantagens e desvantagens de cada tipo e como fazer a escolha certa em cada caso. Continue a leitura!

Vídeo ou PDF: qual a melhor escolha?

Primeiramente, vou apresentar os prós e contras no embate entre vídeo ou PDF. Confira!

Vídeo

As videoaulas geralmente têm um conteúdo adequado e são ministradas por professores renomados. Por ser um material perene, disponibilizado na internet, podem ser assistidas em diferentes lugares.

Sua velocidade de reprodução costuma otimizar o aprendizado. No entanto, sua principal falha está na dificuldade de revisão de conteúdo.

Absorver um conteúdo em vídeo exige a elaboração de resumos, quadros ou mapas mentais para facilitar a revisão. Afinal, você não quer assistir à mesma aula por várias vezes, né?

Além disso, as aulas online são um grande apoio para concursandos que moram em centros mais distantes e têm menos acesso a bons cursos e professores renomados.

No entanto, colega, se você é adepto das videoaulas, é importante ter o senso crítico de avaliar o quanto elas estão sendo produtivas.

O maior problema das aulas em vídeo é tomar um tempo excessivo do aluno! Alguns professores podem ser ‘lentos’ demais, o que é um problema. Se for este o caso, pode solucionar um pouco esse problema utilizando players com aceleradores de vídeo.

PDF e outros materiais de apoio

Os materiais em PDF e outros materiais de apoio, em geral, combinam conteúdo de vários livros de maneira sintética, concentrando-se nos assuntos mais cobrados nos concursos.

Além disso, o PDF e outros materiais de apoio permitem que o próprio candidato controle o seu ritmo de estudo. A revisão é facilitada, uma vez que o candidato pode fazer  marcações no próprio material.

Além disso, é possível imprimir os textos, caso você prefira estudar longe do computador e seguir de forma mais rápida nas matérias ou tópicos em que tiver mais facilidade e de forma mais lenta onde houver mais dificuldade.

O material em PDF não depende de uma conexão estável com a internet. Basta salvá-lo que ele estará disponível a qualquer momento.

As videoaulas são aliadas das disciplinas difíceis

Como eu já disse anteriormente, escolher entre vídeo ou PDF depende do contexto e da sua necessidade no momento.

Se você já tem resistência e dificuldade com uma determinada matéria, ou têm dúvidas quanto ao assunto, o ideal é assistir à aula primeiramente, para pegar um conhecimento geral.

Se a disciplina em questão for naturalmente mais complexa, como contabilidade, exatas e legislações, não hesite em primeiro assistir à aula para entender o assunto e, assim, depois seguir para estudar o material com mais confiança.

Cálculos e resolução de problemas têm seu aprendizado facilitado com as videoaulas. Ouvir a explicação do professor, nesses casos, pode fazer muita diferença na hora de aprender a resolver um exercício!

Já conhece o assunto? Aposte no estudo aprofundado!

Se você tem facilidade, aptidão ou gosto pelo conteúdo em questão, vale a pena apostar em um estudo aprofundado do PDF ou material auxiliar. Se houver necessidade, assista às aulas.

Afinal, dependendo da sua formação, é possível dispensar as aulas e aprender mais sobre um determinado assunto com algumas horas de leitura.

Se você estudar o material e entender o assunto, é possível poupar o tempo gasto com a aula e otimizar o seu tempo estudando um próximo assunto.

Dúvidas no meio do caminho: o que fazer?

Mesmo com as disciplinas que você tem facilidade, pode ocorrer de, no meio dos estudos, surgirem algumas dúvidas. Dessa forma, a melhor alternativa é assistir às aulas e buscar ajuda de um profissional.

Em resumo, colega, cada disciplina se adapta melhor a um suporte! As mais fáceis e intuitivas podem ser facilmente absorvidas pelo PDF, enquanto as mais exatas exigem o suporte do professor.

Mais importante do que pensar na melhor escolha entre vídeo ou PDF, é utilizar todos os métodos capazes de sanar as suas dúvidas e tornar o momento de estudo mais produtivo.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

You have Successfully Subscribed!

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

oito − 1 =