Como se preparar para a prova do Enem?   Caderno do Enem

Como se preparar para a prova do Enem? – Caderno do Enem

A uma semana da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os nervos começam a ficar à flor da pele e, sob pressão, alguns candidatos cometem erros comuns na preparação para o exame, mas que podem ser fatais para um bom desempenho na avaliação. Em entrevista ao Caderno do Enem, a psicopedagoga do Colégio Apogeu, Clara Duarte, deu algumas dicas para essa fase final.

Estudo no limite certo

Ficar de madrugada estudando não é nada positivo para o candidato. Além de perder uma noite de sono, é preciso descansar a mente. O que precisa reforçar é a questão do descanso. Clara chama a atenção para a leitura de resumos: “Com o Enem se aproximando, considero mais produtivo começar a se dedicar aos resumos.” Além disso, ela reforça a importância de uma boa noite de sono: “Ainda que seja clichê, reforço que dormir uma média de oito horas diárias e em um ambiente silencioso, aumenta as chances de bom aproveitamento, visto que o tempo de estudo fica mais produtivo”. Uma pequena parada nos estudos ajuda na memorização. “Também vale dividir o tempo de estudo em períodos de uma hora para cada matéria, descansando 15 minutos para cada duas horas de estudo e aproveitando para um lanchinho e um alongamento”, acrescenta.

Estar atualizado com a leitura

É fundamental o candidato estar atualizado com o que acontece ao seu redor. Isso ajuda no repertório para produzir as dissertações e responder as questões de atualidades do Enem. “Antes de começar a estudar, o ideal é ler um pouco de alguns jornais e revistas para estar atento às atualidades e, ao escolher o horário do dia que será dedicado ao estudo, preferir o horário que se sente mais disposto, visto que alguns produzem mais pela manhã, outros durante a tarde e muitos pela noite”, salienta Clara.

Véspera da prova: é preciso estar calmo

Na véspera da prova é preciso que o candidato controle a ansiedade. É preciso valorizar o que estudou nos dias que antecedem a prova. “Para a véspera, sempre é bom um dia menos tenso para relaxar, mas nada de barzinho ou saídas mais movimentadas. O ideal é um programa informal entre amigos, sobre assuntos rotineiros, comidinhas leves e, depois, ir para a cama cedo, com a sensação de dever cumprido”.

Chegou o dia da prova!

“No dia da prova é preciso respirar fundo, se manter tranquilo e concentrado, dando atenção primeiro para as questões que considerar mais fáceis. Essas informações, combinadas e realizadas com dedicação, são a receita do sucesso, desde que respeitadas as doses e os bons ingredientes!”, ressalta a psicopedagoga.

Além disso, o candidato não deve esquecer-se de se apresentar com antecedência no local de prova, pois os portões são abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h, seguindo o horário de Brasília. Um minuto de atraso pode ser crucial para o candidato. O Cartão de Confirmação de Inscrição deve ser impresso e apresentado no dia do Enem. Lembre-se de levar o documento de identificação com foto.

A caneta para fazer a prova deve ser da cor preta, de material transparente. Canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira não são aceitos no dia da prova. Antes de começar a prova, o candidato deve conferir se seus dados estão corretos e se o caderno de questões está completo.

Obrigatoriamente, todos os candidatos devem permanecer nos seus respectivos locais de provas por, no mínimo, duas horas. Após este período, os interessados podem se ausentar definitivamente da sala de aula, contudo, sem o caderno de questões. Os interessados em levar o documento para casa só poderão se ausentar após as 17h, no primeiro dia, e às 18h, no segundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *