Concurso PCDF: 1800 vagas para agente da Polícia Civil

Concurso PCDF: Polícia Civil vai retomar concurso de 2020 que foi suspenso em 2021

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou que irá retomar a realização do concurso para o preenchimento de vagas e estabelecimento de cadastro de reserva. Os cargos prevem salários de R$ 8.698,78.

A PCDF divulgou edital para seleção de agentes em junho de 2020. No total, o edital prevê 1.800 vagas para policiais civis, sendo 600 vagas imediatas e mais 1.200 vagas para reserva.

Segundo informações do edital, os policiais devem cumprir uma semana de trabalho de 40 horas, recebendo para isso R$ 8.698,78.

A equipe inicialmente adiou o cronograma devido à pandemia de covid-19. As provas previstas para serem aplicadas em outubro de 2020 só puderam ser realizadas no dia 22 de agosto de 2021.

Contudo, a competição foi suspensa novamente em dezembro de 2021. A decisão partiu da Segunda Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal e foi baseada em um pedido de oito candidatos concorrendo a cargos de atuação em vagas reservadas a negros e pardos.

Os candidatos alegaram que, de acordo com o comunicado, a organização deveria ter corrigido as provas discursivas, mas não o fizeram.

“O edital prevê que os cotistas aprovados dentro do número de vagas oferecidas para ampla concorrência não devem ser computados para preenchimento das vagas reservadas exclusivamente a negros/pardos”, disse um dos candidatos.

Os candidatos argumentam que, para corrigir as avaliações discursivas, o Cebraspe deve considerar apenas cotistas que não estejam na lista de concorrência ampla.

concurso pcdf
Foto: Divulgação/PCDF

Mais informações: concurso PCDF

O edital publicado no dia 4 de abril traz as informações sobre a continuação do concurso, entre elas a pontuação final da prova discursiva.

Todo o processo, incluídas as informações sobre os adiamentos e a retomada do concurso, pode ser visto neste site.

Concurso da Polícia Civil do Estado de São Paulo

Requisitos para posse no cargo

Conforme o edital inicial, publicado em junho de 2020, os requisitos básicos para que os aprovados assumam o cargo são os seguintes:

  • Aprovação no concurso público;
  • Possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Para os candidatos do sexo masculino, será exigida comprovação de regularidade com o serviço militar;
  • Cumprir os requisitos para o exercício do cargo especificados no edital;
  • Ter pelo menos 18 anos na data da posse;
  • Ter adaptabilidade física e mental para exercer as funções do cargo;
  • Possuir carteira de habilitação válida da categoria “B” ou superior;
  • De acordo com o disposto na Lei, possuir os requisitos psicológicos adequados às atribuições do cargo determinado na fase de avaliação psicológica, conforme Decreto Federal 7.308, de 22 de setembro de 2010;
  • Ter boa conduta e idoneidade moral inatacável, as quais serão apuradas por meio de
    sindicância de vida pregressa e investigação social;
  • Não estar cumprindo e nem ter cumprido sanções penais;
  • Não estar cumprindo e nem ter cumprido penalidades administrativas ou conduta imprópria, aplicadas pelo Judiciário ou Administração Pública Federal, Distrital, Estadual ou Municipal;
  • Declarar no formulário eletrônico de inscrição, que os documentos comprobatórios
    dos requisitos exigidos no edital serão apresentados por ocasião da inscrição para o curso de formação profissional ou por ocasião da posse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *