Início Notícias Estrutura da redação do Enem: saiba como desenvolver cada parte | Guia...

Estrutura da redação do Enem: saiba como desenvolver cada parte | Guia do Estudante

imagem14-05-2020-21-05-40
imagem14-05-2020-21-05-40

 (Unsplash/Reprodução)

Por Yasmine Diniz

A redação do Enem é uma das partes mais importante do Exame Nacional do Ensino Médio, isso porque, sozinha ela vale 1000 pontos e pode subir toda a sua média da prova. Porém, nem sempre os estudantes sabem como iniciar uma redação, como desenvolvê-la defendendo seu ponto de vista ou mesmo como concluí-la apresentando uma proposta de intervenção detalhada. 

A estrutura da redação do Enem, às vezes, pode ser um verdadeiro desafio para aqueles que querem fazer um bom texto e mandar bem no exame de maneira geral. E é por isso que neste post supercompleto a gente vai te contar como desenvolver cada parte da redação do Enem. Então, esteja preparado para anotar tudinho, viu? Vamos lá?

Qual o gênero textual da redação do Enem?

O primeiro ponto que você deve ter em mente para dominar a estrutura da redação do Enem é conhecer o gênero textual que rege a redação e quais as suas características. 

Pois bem, a redação do Enem deve ser um texto dissertativo-argumentativo

Mas afinal, quais as características deste gênero textual? 

O texto dissertativo-argumentativo vai exigir que você disserte argumentativamente, ou seja, que você escreva, com suas próprias palavras, sobre um tema de maneira crítica, apresentando o seu ponto de vista. Além disso, você deverá apresentar argumentos de autoridade que corroborem o seu ponto de vista. 

Para fazer um texto completo de gênero dissertativo-argumentativo você precisa também concluí-lo retomando o seu ponto de vista. Porém, a redação do Enem exige que na conclusão de seu texto você ainda apresente uma proposta de intervenção detalhada que minimize os desafios citados por você durante o desenvolvimento.

É válido mencionar que, na grande maioria das vezes, a temática desse texto vai envolver questões sociais e políticas atuais.

E por que este texto é escolhido para compor a estrutura da redação do Enem?

O texto dissertativo-argumentativo foi escolhido para compor a estrutura da redação do Enem por ser um gênero muito completo e permitir aos corretores avaliar muitos aspectos, como o uso da linguagem e norma culta do português, a habilidade de argumentação e convencimento e ainda o senso crítico em relação ao tema que deve ser trabalhado.

Muito bem, agora que você já conhece as principais características do gênero dissertativo-argumentativo e ainda por que o Enem resolveu escolhê-lo, vamos te mostrar como desenvolver cada parte da redação. Acompanhe!

Qual a estrutura da redação do Enem? 

Neste tópico, vamos te mostrar como é de fato a estrutura da redação do Enem.

A redação do Enem trará para você um tema sobre o qual o você deverá escrever, se posicionando claramente. 

Para ajudá-lo a se guiar, o Exame também traz alguns textos motivadores, para que você entenda como deve abordar o tema, sabe? Indicando um caminho a ser seguido.

Porém, os textos motivacionais não podem ser copiados, o que você pode fazer é lê-los com atenção e a partir do que achou conveniente, se apropriar das ideias, interpretá-las e passar à sua redação com suas próprias palavras. É muito importante que isso fique bem claro para você, já que caso você copie integralmente o texto sua redação pode ser zerada

Bom, os textos de apoio também trarão dados estatísticos e estes sim poderão ser usados por você. Mas lembre-se que você deve usá-los para defender o seu ponto de vista e sempre citar a sua fonte, certo? 

Muito bem, a redação que você vai escrever em seu Exame, com base em seus conhecimentos e na interpretação das informações dos textos de apoio deverá possuir uma introdução, o desenvolvimento e uma conclusão. 

A seguir vamos te contar como desenvolver cada uma dessas partes de maneira bem detalhadadinha. Confira!

Como fazer uma introdução que apresente bem o tema?

A estrutura da redação do Enem conta com uma introdução que deverá ser feita no primeiro parágrafo. 

O primeiro parágrafo de seu texto então, deve ser destinado à apresentação do tema que será abordado e de sua tese

A tese nada mais é que o seu ponto de vista em relação à temática proposta. No primeiro parágrafo, você irá apenas mostrar qual o seu ponto de ponto de vista, pois é durante o desenvolvimento que você apresentará argumentos válidos que darão embasamento à tese.

Este primeiro parágrafo é fundamental para toda a estrutura da redação do Enem, pois é a partir dele que você vai prender a atenção do leitor. Então, procure focar bem em apresentar o tema de maneira clara e que faça sentido, para isso você pode usar citações, contextualizações históricas ou outros modelos de introdução. O importante é passar de forma clara ao leitor qual será a temática e também a sua tese, certo?

Como fazer um bom desenvolvimento e defender minhas ideias?

A segunda parte da estrutura da redação do Enem é o desenvolvimento. Indica-se separar, pelo menos, dois parágrafos para se desenvolver o tema e a tese.

É aqui que você deverá mostrar ao leitor que o seu ponto de vista a respeito do tema é coerente e talvez quem sabe convencê-lo de que é o certo. E para isso você deverá lançar mão de diferentes tipos de argumentos, como exemplos, causas e efeitos, comparações do tema entre países e mesmo épocas diferentes, dados estatísticos etc.

Porém, o mais importante talvez não seja apenas inserir os argumentos, mas saber selecioná-los e desenvolvê-los adequadamente para que tragam autoridade ao que você está expondo. Uma dica legal é desenvolver bem apenas um argumento por parágrafo, assim, você consegue trabalhá-lo melhor.

O seu repertório sociocultural, ou seja, citações de músicas, filmes, séries e pensadores famosos também pode ser usado para enriquecer a defesa de sua tese. 

Outro ponto que exige a sua atenção é a coerência e coesão. Durante, não só o desenvolvimento, como o desenrolar de toda a sua redação, você deverá apresentar conectivos para ligar as partes do texto de maneira coesa. 

É legal que você escolha argumentos que domine bem. Isso é interessante porque vai possibilitar com que você disserte bem sobre eles, mostrando aos corretores de sua redação seu domínio sobre o tema. 

Como fazer uma conclusão que tenha proposta de intervenção detalhada?

O último ponto da estrutura da redação do Enem que merece e muito a sua atenção é a conclusão. 

Na redação do Enem, como mencionamos anteriormente, você deverá, além de concluir, apresentar uma proposta de intervenção. 

É importante destacar alguns pontos: você deverá apresentar quantas propostas de intervenção forem necessárias para resolver todos os desafios apresentados por você durante o desenvolvimento. 

Ficou confuso? Vou explicar melhor:

Suponhamos que você escreveu uma redação sobre os desafios da Educação a Distância, por exemplo, e citou, durante o desenvolvimento, 2 problemas: o preconceito quanto a este tipo de ensino e o fato de uma parte da população não ter acesso à internet em casa. Portanto, quando estiver elaborando sua conclusão, você deverá formular 2 propostas ou uma proposta de intervenção que minimize os dois problemas de maneira detalhada.

Quando mencionamos a palavra detalhada, temos que nos ater a um outro ponto de destaque. O detalhamento quer dizer que você deve apresentar uma ação, que possua um agente, um meio e um efeito e explique como de fato será a sua atuação frente àquele problema. 

Explicando em outras palavras, a sua proposta de intervenção deverá responder às seguintes questões:

  • o que é, ou seja, qual a ação;
  • quem será o responsável por colocar esta ação em prática, 
  • como ela entrará em vigor;
  • quais são os seus propósitos.

Dentro da conclusão, um ponto que causa muitas dúvidas ao estudantes diz respeito a quais serão os responsáveis pelas ações em sua proposta de intervenção. Bom, você pode eleger como responsáveis:

  • Governo;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs);
  • mídia;
  • indivíduo ou iniciativa privada;
  • família;
  • escola;
  • sociedade.

Estas instituições são representadas pela sigla GOMIFES (a inicial de cada um dos agentes). E para usá-las bem é necessário que, além de conhecê-las, você saiba como relacioná-las à sua proposta de intervenção, tudo bem?

Esperamos que você tenha tomado nota de tudo o que te contamos sobre a estrutura da redação do Enem e possa mandar bem na hora da Exame oficial. Aproveite e dê uma lida em nosso post sobre os assuntos que mais caem no Enem. Afinal, além de se preparar bem para a redação, você também deve se preparar para as áreas de conhecimento!

Yasmine Diniz, redatora do Blog da Imaginie. A Imaginie é parceira do Guia do Estudante e a maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil.

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br/enem/estrutura-da-redacao-do-enem-saiba-como-desenvolver-cada-parte

Siga nossas Redes

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Mais Lidas

Unicamp, Unesp e USP devem seguir nova data do Enem e adiar vestibulares | Guia do Estudante

EnemPor causa da pandemia, Enem 2020 pode ter apenas um dia de provaquery_builder 21 maio 2020 - 16h05 Provas mais fáceis? Além...

Faculdade ou concurso: é possível conciliar essas duas jornadas?

Quando ingressamos na faculdade, começamos também a buscar a inserção no mercado de trabalho. Neste cenário, os concursos públicos também parecem opções tentadoras, mas...

8 documentários para entender o mundo da Moda | Guia do Estudante

 (Divulgação/Reprodução) Muitas vezes, ao falar sobre o mundo da Moda, pensamos em desfiles, modelos e glamour. Mas, como indústria, esse...

Organize seu tempo com uma planilha de estudos para concurso

Saber aproveitar seu tempo é essencial para quem quer passar em um concurso público. Afinal, nem sempre você tem todo o tempo do mundo,...

Conteúdo Relacionado

Unicamp, Unesp e USP devem seguir nova data do Enem e adiar vestibulares | Guia do Estudante

EnemPor causa da pandemia, Enem 2020 pode ter apenas um dia de provaquery_builder 21 maio 2020 - 16h05 Provas mais fáceis? Além...

Faculdade ou concurso: é possível conciliar essas duas jornadas?

Quando ingressamos na faculdade, começamos também a buscar a inserção no mercado de trabalho. Neste cenário, os concursos públicos também parecem opções tentadoras, mas...

8 documentários para entender o mundo da Moda | Guia do Estudante

 (Divulgação/Reprodução) Muitas vezes, ao falar sobre o mundo da Moda, pensamos em desfiles, modelos e glamour. Mas, como indústria, esse...

Organize seu tempo com uma planilha de estudos para concurso

Saber aproveitar seu tempo é essencial para quem quer passar em um concurso público. Afinal, nem sempre você tem todo o tempo do mundo,...

Como a arte pode melhorar seu currículo profissional | Guia do Estudante

Estudo7 livros que vão inspirar sua criatividadequery_builder 14 maio 2020 - 12h05 Para a youtuber, ainda, “os artistas criam inspirados pelo contexto...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui