Desde 2008, quando o ensino de Filosofia e Sociologia passou a ser obrigatório nas escolas do último nível da educação básica, o Enem deu maior espaço às questões desses temas. Cobradas de maneira interdisciplinar na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, só no exame de 2012, foram oito questões de natureza filosófica e seis com traços sociológicos, o que é um terço de toda a prova de humanidades. Está por fora dessas matérias? Não sabe o que estudar? O Intensivão Caderno do Enem vai te ajudar!
Filosofia As questões que envolvem temas de Filosofia exigem o conhecimento do candidato em relação aos períodos históricos, não o fato pelo fato, mas qual a importância do fato filosófico para a história da humanidade, bem como seus desdobramentos. Veja o que revisar para o Enem:
- Filosofia antiga: Sócrates, Platão e Aristóteles (concepção de ética e política de cada um);
- Filosofia medieval: São Tomás de Aquino (relação da fé e da razão);
- Filosofia moderna: Maquiavel (concepções na política), Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau (estado de natureza, contrato social e estado de sociedade para cada um deles) e Immanuel Kant;
- Filosofia contemporânea: Michel Foucault
Leia mais:
– 9 assuntos de história que você precisa saber para o Enem
– 5 temas de Geografia para o Enem
– O que estudar para a prova de português do Enem
– 6 dicas imperdíveis de inglês e espanhol para o Enem
– 5 temas de biologia mais cobrados no Enem
– 8 assuntos para você arrebentar na prova de química do Enem
– 12 temas de física que podem cair no Enem
– 10 vídeos para você estudar matemática para o Enem
Sociologia Já as questões de sociologia envolvem um conhecimento curricular muito amplo, por isso é necessário que o estudante esteja atento à forma de relacionar os conteúdos. Para tanto, estar bem informado, ler jornais e revistas e estar por dentro de temas atuais (justamente os mais cobrados nessas questões) é fundamental. Confira alguns exemplos:
- Movimentos sociais e socialização;
- Surgimento das instituições;
- Questão da cultura;
- Estratificação da sociedade;
- Papel social da educação/pobreza e desenvolvimento;
- Pensadores: Karl Marx e Jürgen Habermas.
Confira, também, vídeos de dois temas pertinentes às provas. No primeiro, a professora Marianna Alencar, do Colégio Meta, fala sobre a Escola de Frankfurt, importante corrente de pensamento crítico surgida na Alemanha em 1942. No segundo vídeo, o tema é a obra “A Democracia na América”, de Tocqueville, e a relação dela com a efervescência social que tomou o país em junho de 2013.
Bônus: 5 atualidades que devem cair no Enem
Água e a crise no sistema hídrico
O stress hídrico que ainda é pauta nos jornais do país deve aparecer na prova. Índices pluviométricos anormais e a seca histórica em São Paulo que se arrasta há meses são assuntos possíveis.
50 anos do Golpe Militar
Há meio século o Brasil foi palco de acontecimentos políticos que ainda hoje continuam em discussão. O golpe militar de 1964, que instaurou 21 anos de ditadura no Brasil, pode aparecer em questões que abordem o processo de redemocratização do país.
Vacina contra o vírus do HPV
Em março deste ano, o governo federal começou a vacinar meninas de 11 a 13 anos contra o vírus do HPV. O tema é provável na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em questões de biologia. Também pode aparecer em perguntas amplas sobre vacinação. Até 2016, o governo quer expandir a imunização até meninas de nove anos, faixa etária considerada ideal para evitar a propagação do vírus.
Problemas urbanos e sistemas modais
Esse é um assunto frequente, renovado com temas que estiveram na imprensa nos últimos meses, inclusive com a experiência nada satisfatória da Copa do Mundo. A partir das manifestações de 2013, a prova deve exigir conhecimentos do sistema modal brasileiro, majoritariamente automotivo, e fazer comparações com outros sistemas internacionais que lançam mão de linhas de metrô e veículos leves em detrimento de ônibus. Recentemente, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 50 bilhões para investimentos de mobilidade urbana.
Movimentos sociais
A onda de protestos desencadeada em junho de 2013 pode ser requentada em algumas questões da prova. A discussão pode abrir caminho para questionamentos sobre a trajetória histórica dos movimentos sociais. O movimento feminista pode reaparecer na prova, bem como diferenciações entre ideologias comunistas, anarquistas e socialistas.