O que devo estudar para passar no ENEM 2019

0
228
O que devo estudar para passar no ENEM 2019
O que devo estudar para passar no ENEM 2019 – CGN

A preparação para a prova mais aguardada do ano não é nada fácil. No entanto passar no ENEM 2019 não é impossível.

Com certeza você já sabe que a quantidade de conteúdo a ser estudada é muito grande.

Por esse motivo, é importante saber estudar de forma inteligente. Mas como fazer isso? Estudar de maneira inteligente significa focar a sua atenção nas matérias mais cobradas pela banca.

Se você souber o que deve estudar para passar no ENEM 2019, terá grandes chances de sucesso.

Como funciona a prova do ENEM?

O Exame é composto por 180 questões objetivas divididas em quatro blocos de provas. Sendo assim distribuídas:

  • 45 questões sobre Matemática e suas tecnologias;
  • 45 questões sobre ciências humanas e suas tecnologias;
  • 45 questões sobre ciências da natureza e suas tecnologias; e
  • 45 questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias.

Além disso, você deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo que deve ser elaborado partindo de uma situação-problema que poderá ser de contexto político, social ou cultural.

Para se dar bem no Exame e passar no ENEM 2019, o ideal é ter conhecimento de todas as matérias contempladas no edital. No entanto, você deve voltar a sua atenção às matérias mais cobradas no ENEM dentro de cada assunto.

Preparação e concentração no ENEM

  • Matemática e suas tecnologias: As questões envolvendo operações com frações e porcentagem são as duas matérias mais cobradas neste bloco de provas. Depois delas, temos as seguintes matérias: análise de gráficos e de tabelas e estatística básica.
  • Ciências Humanas e suas tecnologias: Esse bloco é dividido em História, Geografia e Filosofia e Sociologia. Na matéria de História, o Brasil Colonial sai na frente, seguido por Primeira República e a época do Império. Depois, os assuntos mais cobrados são Cultura Negra no Brasil e Revoluções Industriais. Já na matéria Geografia, o Espaço Rural costuma ser o primeiro assunto mais cobrado. Depois dele, se destacam: Impactos Ambientais; Globalização; Geologia e Geomorfologia; Geopolítica do mundo atual. Para fechar esse bloco, no conteúdo de Filosofia e Sociologia, os campeões de questões são: Etnocentrismo e Relativismo; Esferas culturais: o popular, o erudito e o patrimônio; Filosofia moderna: Descartes; Filosofia moral e a questão ética; e as Consequências da Globalização.
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Nesse bloco de provas do ENEM, as Estratégias argumentativas e discursivas ficam em primeiro lugar. Depois delas temos: Escolas literárias; variedades linguísticas; arte e cultura; e textos jornalísticos: interpretação e estrutura.
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: Esse bloco entretanto possui matérias de biologia, física e química. Dentro da matéria de Biologia, a banca do ENEM costuma cobrar os assuntos Lixo e seus problemas ambientais e Imunização com bastante frequência, portanto redobre a atenção.

Mais dicas para se dar bem no ENEM 2019

Depois, também costumam ser bastante cobrados os assuntos Água; Ciclos do Carbono, Nitrogênio e Água; e Genética e Mutações.

Na área de Química, o ENEM cobra com mais frequência as Cadeias Carbônicas; Estequiometria; Unidades de Concentração; Eletroquímica; pH e pOH. Em Física, os assuntos em alta são: Usinas e instalações residências, em primeiro lugar isolado.

Depois, temos: Ondas; Calorimetria; Hidrostática e Óptica.

Agora ficou mais fácil de organizar seus estudos não é verdade? Então não perca tempo e inicie já a sua preparação para passar no ENEM 2019.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

oito + 13 =