A preparação para a prova mais aguardada do ano não é nada fácil. No entanto passar no ENEM 2021 não é impossível.
Com certeza você já sabe que a quantidade de conteúdo a ser estudada é muito grande.
Por esse motivo, é importante saber estudar de forma inteligente, mas como fazer isso? Estudar de maneira inteligente significa focar a sua atenção nas matérias mais cobradas pela banca.
Se você souber o que deve estudar para passar no ENEM 2021, terá grandes chances de sucesso.
Como funciona a prova do ENEM?
O Exame é composto por 180 questões objetivas divididas em quatro blocos de provas. Sendo assim distribuídas:
- 45 questões sobre Matemática e suas tecnologias;
- 45 questões sobre ciências humanas e suas tecnologias;
- 45 questões sobre ciências da natureza e suas tecnologias; e
- 45 questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias.
Além disso, você deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo que deve ser elaborado partindo de uma situação-problema que poderá ser de contexto político, social ou cultural.
Para se dar bem no Exame e passar no ENEM 2021, o ideal é ter conhecimento de todas as matérias contempladas no edital. No entanto, você deve voltar a sua atenção às matérias mais cobradas no ENEM dentro de cada assunto.
Preparação e concentração no ENEM
- Matemática e suas tecnologias: As questões envolvendo operações com frações e porcentagem são as duas matérias mais cobradas neste bloco de provas. Depois delas, temos as seguintes matérias: análise de gráficos e de tabelas e estatística básica.
- Ciências Humanas e suas tecnologias: Esse bloco é dividido em História, Geografia e Filosofia e Sociologia. Na matéria de História, o Brasil Colonial sai na frente, seguido por Primeira República e a época do Império. Entretanto depois, os assuntos mais cobrados são Cultura Negra no Brasil e Revoluções Industriais. No entanto na matéria Geografia, o Espaço Rural costuma ser o primeiro assunto mais cobrado. Depois dele, se destacam: Impactos Ambientais; Globalização; Geologia e Geomorfologia; Geopolítica do mundo atual. Para fechar esse bloco, no conteúdo de Filosofia e Sociologia, os campeões de questões são: Etnocentrismo e Relativismo; Esferas culturais: o popular, o erudito e o patrimônio; Filosofia moderna: Descartes; Filosofia moral e a questão ética; e as Consequências da Globalização.
- Linguagens, códigos e suas tecnologias: Nesse bloco de provas do ENEM, as Estratégias argumentativas e discursivas ficam em primeiro lugar. Depois delas temos: Escolas literárias; variedades linguísticas; arte e cultura; e textos jornalísticos: interpretação e estrutura.
- Ciências da natureza e suas tecnologias: Esse bloco entretanto possui matérias de biologia, física e química. Dentro da matéria de Biologia, a banca do ENEM costuma cobrar os assuntos Lixo e seus problemas ambientais e Imunização com bastante frequência, portanto redobre a atenção.
Mais dicas para se dar bem no ENEM 2021
Depois, também costumam ser bastante cobrados os assuntos Água; Ciclos do Carbono, Nitrogênio e Água; e Genética e Mutações.
Na área de Química, o ENEM cobra com mais frequência as Cadeias Carbônicas; Estequiometria; Unidades de Concentração; Eletroquímica; pH e pOH. Em Física, os assuntos em alta são: Usinas e instalações residências, em primeiro lugar isolado.
Depois, temos: Ondas; Calorimetria; Hidrostática e Óptica.
Agora ficou mais fácil de organizar seus estudos não é verdade? Então não perca tempo e inicie já a sua preparação para passar no ENEM 2021.