O que fazer com minha nota do ENEM?

0
151
Nota do Enem 2018 - O que fazer?
Nota do Enem 2018 – O que fazer? – Guia do Concurso

As provas do ENEM 2018 aconteceram nos dias 04 e 11 de novembro, todos estão curiosos querendo saber a nota do ENEM. Os resultados do ENEM 2018 estão previstos para janeiro de 2019.

Muitas pessoas fazem o ENEM buscando uma vaga em uma Universidade Pública. Algumas pessoas não sabem o que fazer com o resultado do ENEM, pois não têm ideia das possibilidades que a nota do exame oferece.

O ENEM, inicialmente, era uma prova que avaliava a qualidade da educação brasileira do ensino médio. Porém, hoje, é a porta de entrada para cursos de ensino superior.

A nota do ENEM pode ser utilizada para diversas alternativas. Se você ainda não tem noção do que fazer quando receber o resultado do ENEM, esse post poderá ajudá-lo.

Separamos algumas opções para que você possa alavancar os seus estudos ou carreira com a nota do ENEM.

Saiba mais:

1- Usar a nota do ENEM para entrar em uma Universidade Pública

A opção mais comum com a nota do ENEM é tentar uma vaga na Universidade Pública.

Para conquistar a vaga em uma Universidade Pública, basta participar do SiSu, que é o Sistema de Seleção Unificada, que usa a nota do ENEM para classificar os candidatos para uma vaga. Se a sua nota for adequada ao curso que você escolher, você terá sua vaga garantida.

Cada universidade tem o seu próprio critério em relação às notas mínimas e ao peso para as provas do ENEM.

2- Bolsas de estudo em Faculdades Particulares

A nota do ENEM é utilizada também para bolsas de estudo em faculdades particulares. Após o processo do SiSu, o ProUni, Programa Universidade para Todos, abre suas inscrições.

O ProUni é uma programa do Governo Federal que faz uso da nota do ENEM para seleção dos alunos que estão aptos a receber bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades privadas.

Os requisitos para participar do programa são: não ter diploma de nível superior, cumprir os requisitos em relação à renda, ter realizado o Enem no ano anterior e ter obtido uma nota de pelo menos 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Saiba mais sobre o ProUni.

3- Entrar em Faculdade Privada sem Vestibular

Para quem quer praticidade e deseja ingressar em uma faculdade privada sem precisar realizar a prova de vestibular, a nota do ENEM pode ser ajudar.

Algumas instituições privadas reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) utilizam a nota como critério de ingresso.

4- Estudar fora do Brasil

Algumas cidades estrangeiras, como Lisboa, aceitam a nota do ENEM para ingresso nas universidades.

Mas, vale lembrar, que o processo requer maiores custos, como taxas, moradia e muito mais.

5- Complementar a nota do vestibular

Algumas universidades oferecem a possibilidade de complementar a nota do vestibular com o resultado do ENEM. Os critérios de seleção são de acordo com cada universidade, vale a pena dar uma pesquisada!

6- Financiar os estudos

O Governo Federal oferece um programa de financiamento estudantil chamado FIES. Ele exige a nota do ENEM para que os estudantes consigam financiar os estudos no ensino superior.

O FIES exige alguns requisitos importantes por parte do candidato ao financiamento. Por isso, é um assunto bem complexo que deve ser visto com atenção.

Saiba tudo sobre o FIES.

Essas são algumas opções para você saber o que fazer com a sua nota do ENEM.

Tem alguma dúvida? Manda pra gente!

Leia Também

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here