Prouni 2016.2: inscrições terminam hoje   Caderno do Enem

Prouni 2016.2: inscrições terminam hoje – Caderno do Enem

As inscrições para a segunda edição de 2016 do Prouni terminam às 23h59 de hoje, 10 de junho. Os interessados podem se inscrever pelo site oficial do programa. Ao se inscrever, o candidato pode optar por até duas opções cursos e instituições. Estão sendo oferecidas 125.442 bolsas de estudo em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. São 57.092 bolsas integrais e 68.350 parciais.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13. Essa edição contará com duas chamadas sucessivas, nos dias 13 e 27 de junho. Aprovados, os alunos devem providenciar sua documentação para a matrícula, que ocorre entre 13 e 20 de junho (primeira chamada) e 27 de junho a 1 de julho (segunda chamada).

Os estudantes não aprovados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, que ficará disponível para as instituições de ensino no dia 14 de julho. Em seguida, a convocação será feita diretamente pelas faculdades, caso haja vagas remanescentes.

Quais são as exigências para participar?

O Prouni é o programa do governo federal oferece bolsas de estudos para ensino superior em instituições de ensino particulares. Para concorrer às bolsas, o candidato precisa ter participado da edição de 2015 do Enem, tendo alcançado 450 pontos na média das notas e não pode ter zerado a redação. No ato da inscrição, é preciso informar o número de inscrição do Enem, a senha e o CPF.

Além de ter feito a última prova do Enem, o candidato precisa se encaixar em pelo menos uma das seguintes condições:

•    Ter cursado o ensino médio na rede pública ou na rede privada com bolsa integral;•    Apresentar alguma deficiência física;•    Ser professor da rede pública de ensino no exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de funcionários permanentes da instituição pública.

O Prouni concede bolsas integrais apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais são oferecidas a candidatos cuja renda não ultrapasse o valor de 3 salários mínimos per capita. Os professores em exercício do magistério na educação básica não precisam comprovar renda, uma vez que concorrem exclusivamente a bolsas de licenciatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *