contrato temporário do IBGE

Quanto tempo dura o contrato temporário do IBGE?

Você sabe quanto tempo dura o contrato temporário do IBGE? Todo ano o IBGE abre um concurso para selecionar funcionários temporários.

A cada dez anos, essas pessoas são selecionadas para trabalhar também no Censo Demográfico. Ou seja, fazendo o levantamento de dados da população. Esse é um dos concursos mais aguardados, já que acontece a cada dez anos e traz vagas para todo o Brasil.

A espera pelo concurso do IBGE de 2021 é ainda maior, já que a edição de 2020 precisou ser adiada por conta da pandemia. Mas quanto será que dura o contrato temporário do IBGE? Tire todas as suas dúvidas a seguir.

Quais vagas disponíveis no Censo Demográfico?

Apesar de o edital ainda não estar aberto, o Censo Demográfico normalmente possui três vagas diferentes para quem trabalha no Censo. Cada uma dessas vagas conta com uma carga horária específica, salários e benefícios. Saiba mais sobre cada uma deles a seguir.

1. Agente Censitário Municipal

O Agente Censitário Municipal é aquele que comanda o time de agentes supervisores e recenseadores. A carga horária é de 40 horas semanais (ou seja, 8 horas diárias), e o salário é de R$2.100 ao mês.

Esse costuma ser o cago com menor quantidade de vagas, em 2020 foram apenas cerca de 5 mil no país todo. Além disso, para ser Agente Censitário Municipal o concursado precisa ter, pelo menos, ensino médio.

2. Agente Censitário Supervisor

Por outro lado, o Agente Supervisor é aquele que cumpre funções mais técnicas e cuida do trabalho dos recenseadores. A carga horária deste cargo também é de 40 horas semanais, mas o salário é de R$1.700 ao mês.

Apesar de também pedir por ensino médio completo, há mais vagas disponíveis para gente Censitário Supervisor. Em 2020, foram abertas 22 mil vagas em todo o Brasil.

3. Recenseador

Por fim, o recenseador é aquele que faz o levantamento de dados em sua região. Neste caso, o lucro não é fixo, e depende do tanto de horas trabalhadas, e da área coletada. No entanto, a jornada recomendada para o recenseador é de pelo menos 25 horas semanais.

Esse costuma ser o cargo com a maior quantidade de vagas. No concurso de 2020, que foi adiado, o IBGE buscava contratar mais de 180 mil pessoas em todo o Brasil. Além disso, pessoas que possuem pelo menos o ensino fundamental podem se candidatar às vagas.

Quanto tempo dura o contrato temporário do IBGE?

O contrato temporário do IBGE também depende muito do cargo. Isso porque, para cada um deles, o funcionário deve ficar disponível por uma quantidade de tempo.

O contrato de recenseador costuma durar três meses, com possibilidade de prorrogação. Além disso, quem quiser trabalhar no cargo precisa realizar um treinamento eliminatório de cinco dias e oiro horas diárias.

Já para os Agentes Censitários, a previsão é de um contrato de cinco meses.

Trabalhar para o IBGE é uma ótima forma de ganhar dinheiro. Isso porque o contrato temporário do IBGE dura apenas alguns meses, mas faz diferença para quem busca uma renda extra. Além disso, é uma ótima forma de ingressar, pelo menos por algum tempo, na vida de servidor público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *