fazer concurso da Polícia Federal

Quem pode fazer concurso da Polícia Federal?

Você sabe quem pode fazer concurso da Polícia Federal? Em 2020, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que em breve a PF abrirá 2 mil vagas.

A notícia gerou muita empolgação, já que trabalhar na PF é o sonho de muita gente. Além dos desafios do cargo e dos salários atrativos, a vaga ainda traz estabilidade.

No entanto, fazer concurso da Polícia Federal não é tarefa fácil. Além de concorrido, esses concursos são complexos e difíceis. Além disso, eles possuem requisitos bem específicos para aprovação.

Pensando nisso, a seguir te contamos tudo o que você precisa saber para fazer concurso da PF. Agora é só se preparar, estudar e investir na carreira pública.

Quem pode fazer concurso da Polícia Federal: requisitos gerais

Para ser elegível a uma vaga como policial federal, os candidatos devem estar de acordo com alguns requisitos. Enquanto alguns têm a ver com a vaga pretendida, outros são mais gerais.

Os requisitos gerais, inclusive, são semelhantes aos pedidos para quem presta qualquer concurso de nível federal. No entanto, por ser um emprego que exige várias aptidões, a PF também possui alguns critérios exclusivos.

Falamos sobre alguns deles a seguir.

1. Idade

Assim como no caso dos outros concursos, a idade mínima para ingressar na PF é de 18 anos completos na data da posse. Já a idade máxima é a da aposentadoria compulsória, aos 75 anos.

2. Nacionalidade

Para fazer concurso da Polícia Federal, o candidato deve ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. No segundo caso, deve consultar o edital para conferir requisitos específicos.

3. Aptidões

Além disso, o candidato deve estar em plenas faculdades mentais. Ele também precisa comprovar sua aptidão física. Afinal, é um cargo que exige um bom desempenho físico.

4. Conduta social

Por ser um agente que fiscaliza o cumprimento das leis, uma boa conduta social é muito importante. Ou seja, normalmente não são aceitos candidatos que já possuem passagem pela polícia.

5. Obrigações eleitorais

Por fim, para fazer concurso da PF o candidato precisa estar em dia com suas obrigações eleitorais. Ou seja, deve ter votado na última eleição, ou justificado sua ausência.

Preciso de nível superior para trabalhar na Polícia Federal?

Uma das dúvidas mais comuns de quem quer trabalhar na PF é sobre nível superior. Isso porque cada vaga pede por níveis de escolaridade diferentes.

Para alguns cargos administrativos, por exemplo, são aceitos candidatos com nível médio. No entanto, para os demais cargos, nível superior é essencial.

Esse curso superior deve ser reconhecido pelo MEC. Já o curso depende muito do cargo.

A seguir, falaremos em mais detalhes sobre cada um.

1. Agente da Polícia Federal

Quem quer fazer concurso da PF para ser Agente precisa ter diploma de nível superior. Esse diploma pode ser tecnólogo, mas o curso vai depender do que consta no edital.

2. Escrivão

Já no caso dos escrivães, a PF aceita diploma em qualquer curso superior.

3. Papiloscopista

Assim como a vaga de escrivão, o papiloscopista também não precisa ter nenhum diploma específico. No entanto, curso superior completo é essencial.

4. Delegado

Já para quem quer ser delegado, os critérios são mais elevados. Isso porque o candidato deve ter formação em Direito, e exercício de, pelo menos, três anos na profissão.

5. Perito Criminal

Por fim, a vaga de perito criminal permite admissão de pessoas com vários diplomas distintos.

Os cursos dependem muito do edital, mas normalmente são relacionados a ciências exatas e biológicas.

Quem pode fazer concurso da Polícia Federal para Agente?

Além dos critérios básicos, quem quer ser Agente da PF também deve cumprir um outro requisito. Isso porque o candidato precisa ter carta de motorista de, pelo menos, categoria B.

A carteira de motorista é necessária porque, entre outras funções, o Agente é aquele que dirige os carros policiais.

O cargo de Agente é um dos mais versáteis da carreira policial. Isso porque o funcionário pode trabalhar tanto em âmbito administrativo, quanto em campo. Além disso, ele pode ser responsável pelas fronteiras do país.

Etapas do concurso para Polícia Federal

fazer concurso da Polícia Federal 1
fazer concurso da Polícia Federal 1

Agora que você já descobriu quem pode fazer concurso da Polícia Federal, vamos falar sobre as etapas de avaliação. Ao contrário de outros concursos públicos, o da PF é bem mais acirrado e difícil.

Isso porque, além das provas tradicionais, ele também pede por outras provas específicas. Além disso, o candidato passa por um treinamento eliminatório integral de várias semanas.

A seguir, falaremos em detalhes sobre cada uma das etapas.

1. Prova objetiva

A primeira etapa para quem quer fazer concurso da Polícia Federal é a prova objetiva. Ela conta com 120 questões, de temas que vão desde língua portuguesa até direito penal.

2. Prova discursiva

Em seguida, os candidatos devem fazer uma prova discursiva. Para cada cargo essa prova é diferente. Ou seja, pode ser desde uma redação, até a resposta de várias perguntas.

3. Teste de Aptidão Física (TAF)

Quem quer fazer concurso da PF também precisa passar pelo Teste de Aptidão Física. O TAF é eliminatório, e mede o condicionamento físico dos candidatos.

4. Avaliação médica e psicológica

O candidato também precisa passar por uma avaliação médica e psicológica. Ela serve para provar que a pessoa está apta mental e fisicamente para o serviço.

5. Curso de Formação Profissional

Mesmo aprovado nos itens anteriores, o candidato ainda não se tornou policial federal. Os aprovados nas etapas anteriores devem fazer o Curso de Formação Profissional na Academia Nacional de Polícia.

Esse curso é eliminatório, e conta com disciplinas teóricas e operacionais. O curso dura em torno de cinco meses, e é integral, de segunda a sábado.

6. Testes específicos

Além dos testes gerais, alguns cargos pedem por testes específicos. O cargo de Delegado, por exemplo, exige uma prova oral. Já o teste de Escrivão pede por uma prova de digitação.

Quem quer ser Delegado ou Perito também precisa passar por avaliações de títulos. O mesmo vale para cargos ligados a área administrativa da PF.

Trabalhar na Polícia Federal é o sonho de muitas pessoas. Isso porque a profissão possui bons salários, muitos benefícios e prestígio social. Além disso, policiais têm a estabilidade de servidores públicos.

No entanto, fazer concurso da Polícia Federal não é nem um pouco fácil. Isso porque, além de concorrido, o processo pede por requisitos específicos e provas de desempenho físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *