Quatro Técnicas de memorização para Concursos Públicos

0
396
Técnicas de memorização para concurso público
Técnicas de memorização para concurso público – Aprenda técnicas que irão aumentar a sua capacidade de memorização de conteúdos. Foto: Diário Catarinense

Preparar-se para um concurso público requer muito esforço, concentração e comprometimento, porém, existe um ingrediente que pode fazer toda a diferença na vida de um concurseiro: a técnicas de memorização dos conteúdos.

Para algumas pessoas, fixar os conteúdos lidos e aprendidos é bastante difícil e requer uma atenção maior, pois a memorização do conteúdo é uma ótima arma para batalhar por uma vaga em um concurso público.

Além disso é possível aprimorar a sua memória através de técnicas e exercícios que você pode realizar na sua rotina de estudos, portanto então vamos as dicas para saber quais são essas técnicas de memorização para concurseiros? Esse post vai lhe dar todas as respostas!

1 Crie fichas de estudo

Uma ótima técnica para exercitar a memória e ajudar na fixação do conteúdo é a elaboração das fichas de estudo, ou cartões de estudos.

Ao assistir uma aula ou ler um conteúdo, você pode criar cartões pequenos com frases importantes, conceitos, datas, fórmulas.

Essa técnica é muito eficiente pois ultrapassa a leitura e faz com que o concurseiro teste o que aprendeu durante a leitura ou a aula. Pois, ele irá selecionar os principais temas abordados, fazendo uma filtragem dos conteúdos que realmente importam.

2 Elabore siglas

Alguns conteúdos como Direito e Administração trazem conceitos com longos nomes que você pode reduzir e criar siglas para ajudar na memorização.

As primeiras letras de cada palavra podem formar frases engraçadas ou lembrar alguma outra palavra que se relacione com a definição do assunto.

É uma ótima técnica para quem tem dificuldades de lembrar de nomes.

3 Conte histórias e memorize mais rápido

Criar histórias com os conteúdos lidos é uma ótima técnica para acelerar a memorização, assim como elaborar histórias com os elementos da disciplina estudada é uma técnica que foge dos padrões da normalidade e, por isso, ajuda a fixar algumas palavras-chaves na sua cabeça.

A narrativa poderá contribuir para que, na hora da prova, conteúdos sejam lembrados mais facilmente.

4 Ensine o conteúdo para alguém

Ensinar o conteúdo para alguém é técnica de memorização quase infalível. Pois, para ensinar, você precisar estar com o conteúdo afiado, sabendo tudo sobre ele.

Outro motivo é que, ao repetir o conteúdo em voz alta, você está refletindo sobre o que você aprendeu, além disso, ao ensinar o conteúdo para alguém, é possível que apareçam algumas dúvidas que, antes, você não tinha.

Essas são algumas técnicas que podem auxiliar você na hora de memorizar os conteúdos aprendidos.

Você já utiliza alguma técnica de memorização? Compartilhe conosco!

Bons estudos!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × um =