O concurso do IBGE divulgou mais um edital. Desta vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística visa preencher 12 vagas na função temporária de Coordenador Censitário Subárea.
Os requisitos para concorrer às vagas são:
- possuir ensino médio completo; e
- CNH no mínimo categoria B.
Embora poucas, as vagas são para municípios de 7 estados: Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná.
A remuneração para os contratados é no valor de R$ 3.100,00. Além do salário, os contratados terão direito a auxílio-alimentação, transporte e auxílio pré-escolar, além de férias e 13º salário proporcionais.
As inscrições começaram no dia 17 e seguirão até o dia 23 de março de 2022. Mais informações estão disponíveis no site do IBGE.
Como se inscrever para o concurso do IBGE para as vagas de Coordenador Censitário
Os candidatos devem preencher o formulário disponível no site do IBGE e enviá-lo (ou entregá-lo) juntamente com cópias de documentos pessoais e que comprovem a formação no ensino médio.
Mas atenção! O envio por e-mail deve ser de acordo com o local em que o candidato deseja concorrer:
- Amazonas (AM): psscomplementar.am@ibge.gov.br
- Goiás (GO): psscomplementar.go@ibge.gov.br
- Mato Grosso (MT): psscomplementar.mt@ibge.gov.br
- Mato Grosso do Sul (MS): psscomplementar.ms@ibge.gov.br
- Minas Gerais (MG): psscomplementar.mg@ibge.gov.br
- Pará (PA): psscomplementar.pa@ibge.gov.br
- Paraná (PR): psscomplementar.pr@ibge.gov.br
Análise de títulos
Conforme prevê o edital, os candidatos serão selecionados por meio da análise de títulos. De acordo com a formação comprovada, os candidatos receberão as seguintes pontuações:
- Ensino médio completo: 5 pontos;
- Curso de graduação (ensino superior) incompleto – 7 pontos;
- Curso de graduação (ensino superior) completo – 10 pontos.
O que faz o IBGE?
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, mais conhecido pela sigla IBGE, é uma organização criada para coletar dados e informações sobre o território e população do Brasil.
Esta é uma entidade muito importante porque possibilita políticas públicas e melhor compreensão do país a partir dos dados coletados.
O Instituto faz parte administração federal brasileira, atualmente vinculado ao Ministério da Economia.
Além disso, está presente nas 27 unidades federativas.
Veja vagas para concursos na Segurança Pública da Bahia
O que é o censo?
As contratações previstas pelo IBGE são para a realização do Censo. Mas você sabe o que é um censo e para que serve?
Um censo é um estudo destinado a coletar informações sobre a população do país e suas condições de vida. Com esta pesquisa, as seguintes questões podem ser respondidas: Quantos? Como estamos? Onde vivemos? Como vivemos?
As informações coletadas são importantes porque servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde, proteção social e educação para a população em geral e atendimento a grupos específicos como mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
O órgão responsável pelo censo é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O censo é realizado por todo o país, visitando casas e entrevistando pessoas para coletar as informações necessárias.
A periodicidade da pesquisa é decenal. O censo que será realizado este ano estava inicialmente previsto para o ano 2020, mas teve que ser adiado por conta da pandemia de COVID-19.
A realização, contudo, chegou a ser incerta por causa do corte de investimento do Governo Federal. O Supremo Tribunal Federal, no entanto, foi acionado e determinou que o censo deve ser realizado este ano.
O IBGE, ainda, é responsável pela realização do Censo Agropecuário que é a coleta de informações sobre estabelecimentos agrícolas, florestais e/ou aquícolas existentes no território nacional.
Esse estudo realizado a cada 10 anos visa obter dados atualizados para fornecer informações sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade agropecuária.