Como se preparar na reta final do Enem 2016   Caderno do Enem

Como se preparar na reta final do Enem 2016 – Caderno do Enem

Está chegando a hora! Em pouco mais de dois meses, cerca de 8 milhões de brasileiros irão participar do Enem. É momento de muita ansiedade, mas principalmente uma época de reflexão, revisão e autocontrole. O ritmo é acelerado, o que exige disciplina e planejamento para dar conta do recado! Pensando nisso, preparamos dicas valiosas sobre como se preparar na reta final do Enem.

É normal que nos últimos meses de estudo apareçam muitas dúvidas na mente dos candidatos. Como devo aproveitá-los sendo que estudei bastante durante todo o ano? Não consegui me organizar e mantive uma rotina de estudos pouco regrada, ainda dá tempo de recuperar? A psicóloga Maria Fernanda Pedroso, do Colégio Santa Catarina, alerta que o Enem é um processo, logo, apenas dois meses não serão o suficiente para assimilar todo o conteúdo. Mas para aqueles que estão se preparando desde o início do ano, recomenda: “O importante é poder administrar o tempo e continuar com a concentração nos estudos”.

Na reta final, a profissional afirma que a melhor maneira de assimilar o conteúdo é livrando-se da tensão extrema, por meio da prática de atividades físicas e boa alimentação. “Se ele investe tempo de forma intensa e desenfreada só no estudo, ele vai chegar num determinado momento, próximo das provas, que vai ficar sem energia. A atividade física, seja ela uma caminhada, nadar, andar de bicicleta é importante principalmente no fim da tarde para que o aluno possa se reabastecer e conseguir dormir, ter um sono tranquilo. Neurologicamente, o descanso e o sono são fundamentais até para fixar o conteúdo estudado”, explica.

Descanso: a recompensa da organização

Tirar o final de semana de descanso é fundamental para se livrar do estresse. No entanto, essa deve ser uma recompensa de uma rotina de estudos organizada durante os dias de semana. “Vários estudantes fazem inglês, cursinho de redação, muitos acabam indo para cursinhos para intensificar o processo. Portanto, um horário de estudo é fundamental para que ele dê conta de estudar durante a semana para poder folgar no fim de semana”, alerta Mariangela Guedes, supervisora do Ensino Médio do Colégio Santa Catarina.

Como se preparar na reta final do Enem

Os dois últimos meses devem ser destinados à revisão de conteúdos de maior dificuldade do candidato ou finalização de conteúdos. Para a psicóloga do CAVE, Eliana Balena, o ideal é avaliar questões anteriores e as regras do exame. “Não se trata de um jogo de adivinhação. Enem é uma prova para quem tem conteúdo associado a uma percepção apurada da realidade. A diferença nos resultados está no domínio de conteúdos e da estratégia de prova”, pondera.

E o aluno deve se lembrar que, no Enem, todas as matérias são cobradas com o mesmo peso. Além disso, as questões são interdisciplinares, exigindo amplo conhecimento de variados assuntos e a capacidade de correlacioná-los. “O Enem hoje é uma forma de ingresso adotada por quase todas as universidades federais brasileiras. Ele precisa ter uma pontuação igualitária em todos os conteúdos. E a redação é o grande diferencial do Enem. Ela acaba tendo um peso muito grande no cálculo da nota final”, avalia Mariangela.

Portanto, nos últimos dois meses, busque reler notícias e curiosidade acerca dos maiores acontecimentos de 2016. Lembre-se que a prova do Enem é impressa com algum tempo de antecedência – afinal, são muitos os candidatos! – logo, dificilmente situações de outubro, por exemplo, serão temas. No entanto, busque avaliar questões latentes referentes à saúde, educação, esporte, tecnologia e sociedade. Nós já te damos uma ajudinha e separamos 29 temas para a redação do Enem 2016. Confira!

Otimizando o tempo

Faltando apenas 60 dias, é momento de apostar em uma boa gestão de tempo, para não se sobrecarregar e manter os conteúdos frescos. Uma boa técnica para estudar é a técnica do pomodoro. Elaborada no fim da década de 1980, a técnica se baseia na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Funciona assim:

Você deve fazer uma lista com as tarefas pendentes (no caso, as disciplinas ou um exercício!), programar um cronômetro para 25 minutos, escolher uma das tarefas e trabalhar nela sem nenhuma interrupção! Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos. Retome o trabalho depois da pausa por mais um “pomodoro” (25 minutos). A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa: 30 minutos até voltar ao trabalho.

Mas lembre-se, para a técnica ser efetiva, é preciso ter muita disciplina. Quer conhecer mais ferramentas para auxiliar nos estudos em pouco tempo? Veja os 7 métodos de estudos mais eficazes.

Agora que você já sabe como se preparar na reta final do Enem, é só manter a concentração e o pensamento positivo. Desejamos, desde já, uma boa prova!

Fonte: cadernodoenem.com.br/fique-ligado/05-09-2016/como-se-preparar-na-reta-final-do-enem-2016.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *