8.2 C
Nova Iorque
quarta-feira, abril 1, 2020
Início Notícias O projeto caiu, mas MEC garante que carteirinhas já emitidas vão valer

O projeto caiu, mas MEC garante que carteirinhas já emitidas vão valer

- Advertisement -

imagem15-02-2020-22-02-22
imagem15-02-2020-22-02-22

 (Pixabay/Reprodução)

Acaba neste domingo (16) o prazo para a aprovação no Congresso da Medida Provisória 895/2019, que criou a carteirinha de estudante digital. Como o texto não passou sequer pela comissão, primeira etapa da análise de qualquer lei, a aprovação será impossível até lá. Mas, segundo nota oficial do Ministério da Educação, as mais de 300 mil carteirinhas estudantis já emitidas pelo aplicativo continuarão válidas. 

- Advertisement -

Veja também

A MP garante que as carteiras digitais valem enquanto o aluno permanecer matriculado na instituição de ensino, mesmo que ela não seja votada pelo Congresso. Assim, o estudante que começou um curso de graduação neste semestre e emitiu o documento até domingo (16) poderá usar até terminar a faculdade.

- Advertisement -

Veja também

O MEC lançou o aplicativo de celular que emite a carteirinha de estudante digital em novembro de 2019. O app permite que alunos do ensino básico, tecnológico e superior, cadastrados por suas instituições de ensino junto ao MEC, tenham gratuitamente a ID Estudantil, que garante o direito da meia entrada em shows, cinemas, teatros e outros eventos culturais. 

- Advertisement -

Veja também

Antes da ID digital, a emissão da carteirinha (física) era feita principalmente pelas entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Cobrando R$ 35 pela carteira, fora o frete, esse serviço era uma das principais fontes de renda delas. 

Apesar não excluir – de fato – o direito da emissão do documento das entidades e instituições de ensino, já que estudantes que preferirem manter a carteirinha tradicional poderão solicitá-las pagando o valor referente, a novidade prejudicaria as entidades. Mas, pelo visto, dificilmente a novidade se concretizará.

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/o-projeto-caiu-mas-mec-garante-que-carteirinhas-ja-emitidas-vao-valer

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

7 carreiras para quem gosta de Geografia | Guia do Estudante

 (Pixabay/Reprodução) A Geografia é a área que estuda a Terra e sua ocupação pelo homem. Quem opta por essa graduação...

Home office: 5 dicas para ter foco e ser produtivo trabalhando de casa | Guia do Estudante

 (Getty Images/Reprodução) A facilidade com que se dissemina o vírus Covid-19 (novo coronavírus), causador da atual pandemia, fez com que...

Por enquanto, coronavírus não vai alterar calendário do Enem 2020 | Guia do Estudante

 (Wikimedia Commons/Reprodução) Em tempos de distanciamento social para conter o coronavírus, a pergunta que não quer calar entre os estudantes...

5 mil vagas de emprego para Rede Carrefour de todo o Brasil

Diante do aumento da demanda em todas as lojas do Brasil durante o período de isolamento social. O Carrefour abre 5 mil novas vagas...