8.2 C
Nova Iorque
quarta-feira, abril 1, 2020
Início ENEM 2019 Como se preparar na reta final para o Enem - Caderno do...

Como se preparar na reta final para o Enem – Caderno do Enem

- Advertisement -

Está chegando a hora. Mais de 7,7 milhões de brasileiros vão fazer as provas do Enem em todo o país. Pessoas de todas as idades que buscam uma vaga no ensino superior. Faltando menos de uma semana para o exame, algumas dúvidas surgem para os candidatos. Por isso, nós separamos algumas dicas de como se preparar na reta final para a prova.

O que comer antes e durante a prova?

Segundo a nutricionista Daylane Moura, os candidatos precisam ficar atentos à alimentação no dia anterior à prova. “Evite se alimentar fora de casa ou procure comer em um estabelecimento de confiança, e opte por refeições leves e balanceadas”, diz. Além disso, ela recomenda que sejam evitados molhos industrializados, café, energéticos e qualquer tipo de bebida alcoólica para que o seu sono não seja comprometido.

- Advertisement -

No dia do Enem, Daylane recomenda começar o dia com um café da manhã contendo fontes de carboidrato (pão), proteína magra (queijo branco), suco natural de frutas ou uma pequena dose de café. No almoço, realize uma refeição contendo apenas um tipo de carboidrato (arroz ou macarrão) e não exagere na quantidade. “O candidato não deve fazer a prova em jejum para que os níveis de açúcar no sangue não diminuam, o que pode causar tonturas, dores de cabeça e outros problemas”, diz a nutricionista.

Durante o exame, opte por frutas, garrafa de água (transparente); biscoito integral ou um chocolate 70% cacau, que contém menos açúcar. Evite guloseimas que causam desconcentração, como balas e chicletes.

- Advertisement -

Leia também: O que estudar para o Enem

                            22 possíveis temas da redação do Enem 2015

- Advertisement -

É melhor estudar ou descansar na véspera?

Para a psicóloga e professora Elismara Vaz Talmas, o importante é evitar o estresse. “A hora é de relaxar para concentrar”, diz. Segundo ela, estudar ou não na véspera do Enem varia de acordo com o candidato e sua ansiedade, mas a leitura deve ser descompromissada já que ela não visa ao aprendizado.

Descansar é essencial já que o exame é longo e cansativo. Por isso, aproveite para estar ao lado de pessoas agradáveis e que serão capazes de tranquilizá-lo. “Este equilíbrio pode trazer os benefícios e a energia que uma noite de estudos às pressas pode roubar”, conta.

O que devo fazer para não perder o Enem?

No dia do Exame, é comum vermos estudantes perdendo a prova por motivos banais ou até por motivos sérios, como um desmaio, por exemplo. Listamos abaixo alguns tópicos do que você pode fazer para não passar por essa situação. 

– Este ano os candidatos não irão receber o cartão de confirmação em casa. Sendo assim, para saber o local de prova é só acessar a Página do Participantehttp://enem.inep.gov.br/participante

– Opte por ir com roupas leves no dia da prova. Short, bermuda e chinelos são permitidos. Entretanto, se atente quanto aos acessórios. Não são permitidos: óculos escuros, relógios, nem artigos de chapelaria – boné, chapéu, viseira, gorro e similares.

– Lembre-se que o Exame só pode ser feito com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Por via das dúvidas, leve mais de uma para o caso da caneta falhar. Vale ressaltar que NÃO é permitido o uso de outros materiais como lápis, borracha, calculadora, e outros. 

– Leve uma garrafa d’água e comida. Lembrando que você deve optar pelos alimentos mais saudáveis, como frutas. 

– Se puder, visite o local da prova com antecedência. Assim, você saberá quanto tempo irá gastar para chegar no dia do Exame. Lembre-se: os portões são fechados às 13h. 

ATENÇÃO QUANTO AO HORÁRIO LOCAL!

Como sabemos, no domingo (18), começou o horário de verão, o que atingiu dez estados mais o Distrito Federal. Por isso, é preciso ficar atento para não perder o Enem! Oficialmente, os portões são fechados às 13h, pelo horário de Brasília (DF). O Brasil possui quatro fusos horários diferentes, o que requer atenção dos candidatos. Você sabe qual a hora inicial do Enem no seu estado? Confira no mapa abaixo: 

– Os portões serão fechados às 13h (HORA LOCAL) em: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

– Os portões serão fechados às 12h (HORA LOCAL) em: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

– Os portões serão fechados às 11h (HORA LOCAL) em: Amazonas, Rondônia e Roraima

– No estado do Acre os portões serão fechados às 10h (HORA LOCAL). 

Agora que você já sabe o seu horário local de prova, ajuste o alarme para não perder o Enem. Ah, lembre-se de sair de casa mais cedo! Estamos torcendo por você nessa. Na prova do Enem, tente começar pelas questões mais fáceis, pois elas exigirão menos esforço, guardando mais tempo para as que se tem maior dificuldade. Leia os enunciados com calma e tenha muita atenção. Boa prova!

Fonte: cadernodoenem.com.br/fique-ligado/19-10-2015/como-se-preparar-na-reta-final-para-o-enem.html

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

7 carreiras para quem gosta de Geografia | Guia do Estudante

 (Pixabay/Reprodução) A Geografia é a área que estuda a Terra e sua ocupação pelo homem. Quem opta por essa graduação...

Home office: 5 dicas para ter foco e ser produtivo trabalhando de casa | Guia do Estudante

 (Getty Images/Reprodução) A facilidade com que se dissemina o vírus Covid-19 (novo coronavírus), causador da atual pandemia, fez com que...

Por enquanto, coronavírus não vai alterar calendário do Enem 2020 | Guia do Estudante

 (Wikimedia Commons/Reprodução) Em tempos de distanciamento social para conter o coronavírus, a pergunta que não quer calar entre os estudantes...

5 mil vagas de emprego para Rede Carrefour de todo o Brasil

Diante do aumento da demanda em todas as lojas do Brasil durante o período de isolamento social. O Carrefour abre 5 mil novas vagas...