Como trabalhar no IBGE 2021

Como trabalhar no IBGE 2021?

Você sabe como trabalhar no IBGE 2021? O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é um lugar onde muita gente sonha em trabalhar. Isso porque, por conta do Censo Demográfico, a cada dez anos o órgão seleciona pessoas para suprir vagas temporárias.

Em 2021 a espera pelas vagas é ainda maior. Isso porque, por causa da pandemia, a edição de 2020 do concurso foi adiada, e deve acontecer no ano que vem.

Apesar de ser um dos cargos mais aguardados da área de servidores públicos, hoje em dia muita gente ainda têm dúvida sobre como trabalhar no IBGE 2021. Para saber mais, confira a seguir.

Como trabalhar no IBGE 2021?

Apesar de ser uma vaga temporária, saber como trabalhar no IBGE 2021 não é tão simples assim. Isso porque o órgão seleciona seus funcionários por meio de um concurso, que acontece em todo o Brasil.

Para ser elegível ao concurso, é preciso ser brasileiro, e ter acima de 18 anos. Além disso, aposentados, membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros não podem participar da seleção.

O IBGE oferece uma série de vagas temporárias, para cargos administrativos, e também para trabalhar no Censo Demográfico a cada dez anos. Para isso, o concursado deve realizar uma prova e, em alguns casos, também passar por um treinamento.

Uma vez aprovado, o funcionário terá um contrato temporário de até cinco meses.

Como fazer a inscrição no IBGE?

Apesar de ainda não terem aberto as inscrições para o concurso do IBGE 2021, fazer a inscrição é fácil. Basta ficar de olho na data de inscrição e lançamento dos editais.

Então, é só acessar o site do Cebraspe, escolher a vaga para a qual você gostaria de aplicar, e se inscrever com seus dados. Depois, você deve pagar a taxa de inscrição na internet, bancos ou casas lotéricas.

Pronto, agora é só estudar e se preparar para a prova.

Vagas do Censo IBGE 2021

Agora que você já sabe como trabalhar no IBGE 2021, chegou a hora de falar sobre as vagas disponíveis. A cada dez anos o órgão abre concurso para quem quer trabalhar no Censo Demográfico, que são divididas em três categorias.

1. Agente Censitário Municipal

O Agente Censitário Municipal é aquele que comanda os agentes supervisores e recenseadores. A carga horária é de 40 horas semanais (ou seja, 8 horas diárias), e o salário é de R$2.100 ao mês.

Além disso, para trabalhar como Agente Municipal é preciso ter, pelo menos, nível médio.

2. Agente Censitário Supervisor

Já o Agente Supervisor cumpre funções mais técnicas e cuida do trabalho dos recenseadores. A carga horária deste cargo também é de 40 horas semanais, mas o salário é de R$1.700 ao mês. Assim como o Agente Municipal, para esse cargo também é pedido nível médio.

3. Recenseador

Por fim, o recenseador é aquele que faz o levantamento de dados em sua região. Neste caso, o lucro não é fixo, e depende do tanto de horas trabalhadas, e da área coletada. Pessoas com, pelo menos, nível fundamental podem se inscrever.

Apear de ser um dos maiores órgãos do Brasil, hoje em dia muita gente ainda têm dúvida sobre como trabalhar no IBGE 2021. Apesar de não pedir ensino superior, o concurso para vagas temporárias do Instituto é bem concorrido e requer estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *