Dicas para fazer uma boa prova do ENEM 2018

0
116
Dicas para fazer uma boa prova do ENEM 2018
Dicas para fazer uma boa prova do ENEM 2018

O ENEM 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em dois dias, 4 e 11 de novembro de 2018, em todo o território nacional.

Muitos estudantes se prepararam o ano todo com muito esforço e dedicação para essa prova tão importante.

Apesar dos esforços, muitos candidatos deixam o nervosismo ou a ansiedade tomar conta na hora da realização da prova.

Por isso, é importante aprender alguns truques para manter a calma durante o exame e fazer uma boa prova.

Nós separamos algumas dicas para que você pode fazer uma ótima prova do ENEM 2018 e garantir uma boa nota.

Quer saber quais são? Leia o artigo até o final.

Dica 1: Controle o nervosismo

Aprenda a controlar o nervosismo e ansiedade. Parece difícil à primeira vista manter a calma diante de uma das provas mais importantes do ano, mas não é tão difícil quanto parece.

A respiração pode ajudar bastante no controle do nervosismo e da ansiedade. Mantenha a respiração leve, limpa e controlada. Inspire e expire de forma devagar e consciente.

Mantenha a atenção plena , não desvie sua concentração. Concentre-se na sua respiração até que você assuma o controle dos seus pensamentos.

Dica 2: Comece por questões mais fáceis

Ao iniciar o exame, dê uma lida rápida nas questões. Comece pelas questões e matérias mais fáceis para você.

Começar com as questões difíceis pode fazer com que você perca a motivação logo no início da prova, o que irá prejudicar seu desempenho ao longo das 5h.

Dica #3 Não esqueça do chocolate e da água

O chocolate pode contribuir para um melhor raciocínio lógico durante a prova e água ajuda a oxigenar o seu organismo, contribuindo para um bom desempenho na prova.

Por isso, não esqueça a sua barrinha de chocolate, que até poderá servir como recompensa a cada questão feita com sucesso!

Dica #4 Não perca muito tempo em uma única questão

Não adianta perder muito tempo em uma única questão. Se, passar dos 5 minutos em uma única pergunta, pule. Passe para a próxima. Assim, você não perderá muito tempo de prova e conseguirá ter tempo para voltar à questão na qual você estava com dúvida, ao final do exame do ENEM 2018.

Dica #5 Alterne as disciplinas

Vá alternando as disciplinas. Determine um tempo para uma matéria e depois vá direto para a outra.

Assim, seu cérebro poderá se desligar um pouco da mesma matéria e se refrescar com novos conteúdos. Volte para a matéria que você parou quando der o determinado tempo da outra.

Dica #6 Explore seu melhor momento

Ao perceber que você está fazendo as questões sem dificuldade e de forma rápida, volta para as questões mais trabalhosas, pois, é sinal de que você está no seu melhor momento!

Alguns pesquisadores afirmam que esse momento é 2h após o início do exame, pois, já foi passado o período de estresse e tensão.

De qualquer maneira, observe o seu desempenho ao longo da prova, ele passará por altos e baixos. Aproveite os altos para fazer as questões mais difíceis.

Essas dicas irão ajudar bastante na hora de realizar a prova do ENEM 2018. Tenha paciência e mantenha a calma. Se você se preparou ao longo do ano, o sucesso virá!

Desejamos uma boa prova a todos!

Leia Também

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

doze − nove =