8.2 C
Nova Iorque
quarta-feira, abril 1, 2020
Início Notícias Oscar 2020: os melhores documentários e curtas e onde assisti-los

Oscar 2020: os melhores documentários e curtas e onde assisti-los

- Advertisement -

imagem10-02-2020-08-02-19
imagem10-02-2020-08-02-19

 (Netflix/Reprodução)

Documentários são ótimas ferramentas de estudo. Aproveitando os melhores recursos do audiovisual, eles abordam, de uma maneira atrativa, histórias importantes para entender o passado. E também trazem temas atuais relevantes para a discussão.

- Advertisement -

Veja também

Um ótimo exemplo dessas qualidades são as obras indicadas ao Oscar em 2020, na categoria Melhor Documentário e Melhor Documentário de Curta-Metragem. Por isso, listamos o assunto que elas tratam e onde é possível assistir cada uma delas, antes da premiação, que acontece no próximo domingo (9).

- Advertisement -

Assim, você decide para quem é a sua torcida para levar a estatueta e ainda aumenta seu repertório cultural e conhecimento de atualidades. Confira!

Melhor Documentário

Indústria Americana

O filme de Julia Reichert e Steven Bognar conta a história da Fuya, empresa chinesa de vidros, que se estabelece nos Estados Unidos, em uma antiga fábrica da General Motors na periferia de Dayton, Ohio. Nela, operários chineses e americanos trabalham lado a lado.

- Advertisement -

Indústria Americana mostra como questões econômicas e políticas amplas frequentemente também são questões culturais. O trabalho, por exemplo, é visto de forma bem diferente entre os dois grupos ilustrados na obra. O documentário, uma produção do casal Obama, está disponível na Netflix.

The Cave

The Cave, de Feras Fayyad, apresenta as grandes dificuldades de um grupo de médicos num hospital parcialmente subterrâneo na Guta Oriental, cercada durante cinco anos na Guerra da Síria, iniciada em março de 2011.

A jovem pediatra Amani Ballour é quem gerencia o hospital, e ao lado de suas colegas Samaher e Alaa reivindicam o direito de trabalhar como iguais ao lado de profissionais homens – algo extremamente difícil diante da cultura patriarcal em que vivem.

Você pode conferir as reprises do filme no National Geographic nos dias: 7 de fevereiro, às 21h45; 8 de fevereiro, às 23h20 e 9 de fevereiro, às 18h.

Veja também

Democracia em Vertigem

Dirigido pela brasileira Petra Costa, a obra mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política enfrentada no Brasil da perspectiva da cineasta, que é filha de militantes que lutaram contra a Ditadura Militar e neta de um dos fundadores da Andrade Gutierrez, empreiteira que sempre teve estreitos laços políticos. Ela analisa o o cenário nacional e os rumos que a democracia está tomando no mundo, diante da a ascensão da direita populista. Disponível na Netflix.

Ainda não têm data de estreia no Brasil, mas vale esperar:

For Sama

 

A jornalista e cineasta síria Waad al-Kateab filmou durante cinco anos sua vida na cidade de Aleppo tomada por rebeldes durante a Guerra da Síria. Enquanto documenta a violência que a cerca, ela também registra seus momentos pessoais como o casamento e o nascimento da filha, Sama, que dá nome ao filme. Na obra, Kateab fala sobre o medo que sentia dos efeitos que o efeito teria sobre sua família. 

Honeyland

Honeyland, direção de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, mostra como funciona o equilíbrio em um ecossistema e os fatores que podem influenciá-lo, por meio da história de Hatidze. Ela vive em uma montanha isolada e faz apicultura (criação de abelhas). Até que outras pessoas chegam à região e realizam a prática a partir de regras diferentes, trazendo grandes consequências para a natureza.

Já é bom deixar anotado o nome desse filme que pode te ajudar em uma questão de Biologia e em discussões de como a interferência humana no meio ambiente e seus impactos em animais. 

Melhor Documentário de Curta-Metragem

A Vida em Mim

O documentário sueco–americano, dirigido por Kristine Samuelson e John Haptas, retrata a Síndrome da Resignação, doença que atinge centenas de jovens e crianças refugiados na Suécia. Com as causas ainda pouco conhecidas pela comunidade médica, os sintomas são parecidos com os do coma.

Elas param de falar e recusam comida e bebida. Com o tempo, só ficam deitadas, em estado quase vegetativo, mas com todas as suas funções vitais preservadas. Disponível na Netflix.

Walk Run Cha-Cha

Disponível no canal do Youtube do The New York Times:

No curta americano, a cineasta Laura Nix conta a história de Paul e Millie Cao, um casal apaixonado que teve suas vidas drasticamente afetadas pela Guerra do Vietnã. Quarenta anos depois, eles se tornaram profissionais de sucesso no sul da Califórnia e estão se redescobrindo na pista de dança.

In the Absence

Disponível completo no Youtube:

In The Absence, do diretor coreano Seung-jun Yi, retrata o resgate frustrado da embarcação MV Sewol, que naufragou na Coreia do Sul no dia 16 de abril de 2014. O navio tinha 476 tripulantes e apenas 164 foram salvos. A maioria das vítimas eram estudantes e professores da escola secundarista Danwon. Até hoje ainda não se sabe a real causa da tragédia.

Ainda não estão disponíveis:

Learning to Skateboard in a War Zone (If You’re a Girl)

A diretora Carol Dysinger mostra a realidade de garotas afegãs, em Cabul, que precisam quebrar grandes barreiras para estudar, sonhar com um futuro profissional e andar de skate, em meio a conflitos e machismo.

St. Louis Superman

O curta da MTV Documentary Films, direção de Sami Khan e Smriti Mundhra, traz a história do rapper, político e ativista negro Bruce Franks Jr. Mesmo com todas suas dificuldades, dores e traumas, retratados no filme, como a morte do seu irmão na infância, é conhecido como super-homem por seus eleitores.

 

    - Advertisement -

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Most Popular

    7 carreiras para quem gosta de Geografia | Guia do Estudante

     (Pixabay/Reprodução) A Geografia é a área que estuda a Terra e sua ocupação pelo homem. Quem opta por essa graduação...

    Home office: 5 dicas para ter foco e ser produtivo trabalhando de casa | Guia do Estudante

     (Getty Images/Reprodução) A facilidade com que se dissemina o vírus Covid-19 (novo coronavírus), causador da atual pandemia, fez com que...

    Por enquanto, coronavírus não vai alterar calendário do Enem 2020 | Guia do Estudante

     (Wikimedia Commons/Reprodução) Em tempos de distanciamento social para conter o coronavírus, a pergunta que não quer calar entre os estudantes...

    5 mil vagas de emprego para Rede Carrefour de todo o Brasil

    Diante do aumento da demanda em todas as lojas do Brasil durante o período de isolamento social. O Carrefour abre 5 mil novas vagas...