fazer a prova do Banco do Brasil

Quem pode fazer a prova do Banco do Brasil?

Você sabe os requisitos para fazer a prova do Banco do Brasil? O concurso público do Banco do Brasil é sempre um dos mais aguardados.

Isso porque a instituição sempre abre vagas para diversos cargos. Dentre eles, o mais comum e aguardado é o de escriturário. Afinal, ele é a porta de entrada para uma vida como servidor bancário.

Apesar de ainda não ter aberto concurso, muitas pessoas passam anos estudando para a prova. No entanto, nem todo mundo pode fazer a prova do Banco do Brasil. Até para a vaga de escriturário existem requisitos a serem preenchidos.

Pensando nisso, a seguir te contamos tudo sobre a prova do Banco de Brasil de escriturário. Assim, você sabe como se preparar e, quem sabe, conquistar o emprego.

O que faz um escriturário do Banco do Brasil?

O escriturário nada mais é do que um funcionário que trabalha em funções administrativas e gerais. Por isso, esse é o nome dado ao primeiro cargo que uma pessoa desempenha ao entrar no Banco do Brasil.

O escriturário do Banco do Brasil aprende primeiro o dia a dia da agência bancária ou escritório onde trabalha. Ou seja, ele pode atender clientes, lidar com o público, ou fazer atividades internas e administrativas.

Sendo assim, seu ambiente de trabalho vai depender do que for estabelecido pelo gerente. Por isso mesmo, um bom escriturário é aquele que é dinâmico e sabe trabalhar sob pressão.

Quem pode fazer a prova do Banco do Brasil?

Antes de começar a trabalhar, o candidato deve fazer a prova do Banco do Brasil e ser aprovado. No entanto, não é todo mundo que pode ingressar em uma carreira pública.

A seguir, confira os principais requisitos.

1. Escolaridade

Para fazer a prova do Banco do Brasil, o candidato precisa ter ensino médio completo. Para comprovar, ele deve apresentar o diploma ou certificado de conclusão de curso.

2. Idade

Assim como todos os concursos, o do Banco do Brasil só aprova pessoas acima de 18 anos de idade.

3. Nacionalidade

Além disso, para participar do concurso o candidato deve ser brasileiro ou português. No último caso, o edital conta com informações específicas para essas pessoas.

4. Regularidade

Para fazer a prova do Banco do Brasil, a pessoa deve estar em regularidade com seus deveres eleitorais. Ou seja, deve ter votado ou justificado a ausência na última eleição.

Além disso, os homens também devem estar em regularidade com o serviço militar.

5. Cargos públicos

Por fim, só pode ingressar em uma carreira no Banco do Brasil quem nunca fez nenhuma atividade remunerada em órgãos públicos.

Como me inscrever para a prova do Banco do Brasil?

Se inscrever para fazer a prova é fácil e rápido. No entanto, requer muita atenção.

Isso porque, antes de fazer a inscrição, o candidato deve ler o edital com muita atenção. Assim, ele saberá de todas as informações, e também se cumpre os requisitos da vaga.

Depois disso, ele deve acessar o site do BB e fazer sua inscrição. Aqui o candidato deve prestar muita atenção na hora de preencher seus dados. Afinal, se alguma informação estiver errada, ele pode ser eliminado do processo.

Por fim, o candidato precisa pagar a taxa de inscrição. Em 2018 ela era de 48 reais. O pagamento pode ser feito pela internet, bancos ou casas lotéricas.

Posso pedir isenção da taxa de inscrição?

Como é um concurso de nível federal, algumas pessoas podem pedir a isenção da taxa de inscrição. Pessoas inscritas no CadÚnico, por exemplo, não precisam pagar para participar do concurso.

Para isso, além do NIS (Número de Identificação Social), o candidato também deve provar que é de baixa renda. Ou seja, que recebe até meio salário-mínimo mensal, ou tem renda familiar de até três salários-mínimos.

Além disso, doadores de medula óssea também têm isenção da taxa para fazer a prova. Para isso, o doador deve ter seu número do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

No entanto, como foi dito no item anterior, é sempre importante ler o edital para saber exatamente quem pode ter isenção. Isso porque as regras podem mudar de um ano para o outro, e em cada estado.

Além disso, fique de olho na data para pedir a isenção, e em como esse pedido deve acontecer. Caso não siga do jeito certo o que é pedido no edital, você pode ter que pagar a taxa.

Benefícios de

fazer a prova do Banco do Brasil
fazer a prova do Banco do Brasil

 

Não é por acaso que o concurso do Banco do Brasil é um dos mais concorridos do país. Isso acontece porque a empresa é uma das maiores e mais respeitadas do Brasil.

Além disso, trabalhar no Banco do Brasil dá uma série de benefícios muito atraentes. A seguir, listamos cinco deles.

1. Salário

De modo geral, o salário de servidores públicos costuma ser maior que o da iniciativa privada. No caso do Banco do Brasil, o salário inicial para escriturário gira em torno de três mil reais.

2. Benefícios

Além do salário, o servidor público do BB possui vários benefícios. Ele recebe, por exemplo, vale-alimentação e refeição, além de plano de saúde e odontológico.

Além disso, tem participação nos lucros da empresa, e vários tipos de auxílio, como creche, se necessário.

3. Estabilidade

Uma das maiores vantagens de ser servidor público é a estabilidade. Isso porque pessoas que trabalham em órgãos do governo quase nunca são demitidas.

4. Plano de carreira

Apesar da estabilidade, o Banco do Brasil ajuda os seus funcionários a crescer na carreira. Ou seja, se você se empenhar, não será escriturário para sempre.

A empresa realiza várias provas internas de promoção. Além disso, também oferece bolsas de graduação, pós, mestrado e até doutorado. Sem contar cursos de idiomas.

O Banco do Brasil ainda conta com um portal de capacitação próprio, com milhares de cursos.

Sendo assim, não é difícil dizer por que muita gente sonha com a vida de servidor público. Afinal, a estabilidade, salário atrativo e capacitação são metas para muita gente.

No entanto, antes de fazer a prova do Banco do Brasil, você deve ter cuidado com os requisitos. Uma vez de acordo com eles, é só estudar, e torcer pela aprovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *