O futuro está meio indefinido, mas a preocupação com a Inscrição do Enem 2021 continua. Você sabe como vai funcionar a prova ano que vem?
Embora a edição do ENEM 2020 tenha sido prejudicada, tudo indica que vai acontecer em alguns meses. E que talvez sejam feitas duas provas em 2021.
Para te ajudar a entender melhor o que esperar das inscrições, reunimos as principais informações sobre o assunto. Confira a seguir!
Entenda como devem funcionar o ENEM 2020 e o ENEM 2021
Como todo mundo sabe, a pandemia de coronavírus prejudicou muito do ano letivo. Uma consequência direta para estudantes está na inscrição do Enem 2021 e ainda mais do 2020.
Embora o governo federal tenha aberto o cadastro para a prova 2020, a prova acabou sendo adiada. Inicialmente, a expectativa é de que pudesse acontecer no mês de novembro. Entretanto, os planos não se consolidaram.
Responsabilidade do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, o processo seletivo desse ano ficou para o próximo.
Foi realizada uma enquete para que os estudantes escolhessem entre as datas abaixo
- Impresso (6 e 13 de dezembro de 2020) | Digital (10 e 17 de janeiro de 2021)
- Impresso (10 e 17 de janeiro de 2021) | Digital (24 e 31 de janeiro de 2021)
- Impresso (2 e 9 de maio de 2021) | Digital (16 e 23 de maio de 2021)
No começo de julho, a pesquisa foi encerrada. E depois de mais de 1 milhão de votos, a data escolhida foi de 10 e 17 de janeiro de 2021 para as provas impressas. E 24 e 31 de janeiro para o Enem Digital 2020.
Dessa forma, antes de pensar muito na inscrição do ENEM 2021, o ideal é considerar primeiro o ENEM 2020, que vai acontecer no mesmo ano.
Veja como será o período de inscrição do ENEM 2021
Embora o INEP ainda não tenha divulgado nada sobre a inscrição do ENEM 2021, já é possível prever alguns detalhes. Se o calendário for mantido, o período deve ficar entre os meses de maio e junho.
Por enquanto, ainda é cedo para saber se o ENEM 2020 vai adiar alguma previsão do ENEM 2021.
Qualquer que seja a decisão, o passo a passo para se inscrever é semelhante. Veja o passo a passo:
- Acessar o menu do participante no link oficial do INEP https://enem.inep.gov.br/;
- Preencher todos os dados obrigatórios, como RG, CPF e se ainda está estudando e em qual instituição;
- Cadastrar um email válido;
- Completar todos os detalhes do perfil;
- Concluir a inscrição.
Para quem estuda em escola pública, há isenção na taxa. No entanto, para os demais, é preciso fazer um pagamento que deve se manter em torno de R$85.
Saiba quais universidades vão descartar o ENEM em 2021
Um detalhe importante para quem vai fazer a inscrição do ENEM 2021 e ENEM 2020 é ficar de olho nas datas das universidades. Infelizmente, por causa do coronavírus, algumas instituições não vão aproveitar o resultado.
Por enquanto, nem todas as instituições já tomaram suas decisões. No entanto, a Unicamp, por exemplo, já determinou que vai usar apenas os dados de seu processo seletivo interno.
O que acontece é que o ano letivo da Unicamp deve ser iniciado depois dos resultados do ENEM 2020. Dessa forma, seria inviável para a instituição ficar esperando ou permitir o ingresso tardio.
Em se tratando do ENEM 2021, ainda é cedo para saber como as datas serão reagendadas.
É possível que o cronograma não passe por muitas mudanças justamente por esse motivo. No entanto, como a volta às aulas ainda não está definida, essa informação deve ser atualizada.
Saiba como estudar para o ENEM 2021
Como o Exame Nacional do Ensino está passando por uma fase diferente, isso significa mais tempo para estudar e se preparar. Ao contrário de outros anos, será possível inclusive otimizar seus resultados antes da inscrição do ENEM 2021.
O que acontece é que as duas provas, do Enem 2020 e do Enem 2021 devem acontecer com pouquíssimos meses de diferença. Isso significa que você pode fixar o conteúdo agora e aproveitar para os dois processos.
Dessa forma, se a universidade que você pretende cursar não aceitar o resultado de 2020, você terá mais chances de 2021. Isso, é claro, se estiver bem preparado.
Por isso, lembre-se de seguir sempre um planejamento:
- crie uma rotina de estudos regular. Não precisa ser diária, mas estudar sempre na mesma frequência ajuda bastante. Pode até ser 3 noites por semana, por exemplo;
- separe o conteúdo de acordo com provas anteriores. Leia atentamente o manual de edições passadas e responda questões de provas oficiais. Você vai entender melhor o estilo da prova;
- tenha tempo para revisões. O que vai fixar seu conteúdo é a sua capacidade de revisar e rever conteúdos. Dedique parte do seu tempo para revisar o que estudou no dia ou semana anterior;
- foque em um objetivo. A pandemia está deixando em aberto até a inscrição do ENEM 2021. Mas você sabe que o seu foco é entrar na universidade. Portanto, não deixe esse adiamento te atrapalhar.
Também convém dizer que você ganhou mais tempo para estudar. E quanto mais conseguir aproveitar, melhor.
Veja quando, como, onde, tudo resumido sobre a inscrição do ENEM 2021
Se você quer saber só o básico, vamos resumir as informações que já temos sobre o ENEM 2021.
A prova ainda não tem data para acontecer. O ENEM 2020 será em janeiro de 2021. A expectativa é de que as inscrições da prova 2021 aconteçam em maio. E que seja aplicada entre os meses de outubro e novembro, como em outros anos.
A inscrição do ENEM 2021 deve ser novamente pelo site oficial do INEP. Mas antes de ser oficialmente aberta, todo o processo do ENEM 2020 deve acontecer primeiro. Tudo, é claro, conforme o andamento da epidemia de coronavírus.
E então, achou que ficou mais claro? Conseguiu entender bem? Se você está ansioso pela prova, aproveite para ler o artigo sobre Como estudar para o ENEM! Você vai se sentir muito mais bem preparado!!