Início ENEM 2019 Redação do Enem: Como passar entre os primeiros!

Redação do Enem: Como passar entre os primeiros!

escrevendo redação do enem
A redação do Enem depende muito da sua dedicação antes da prova

Nada assusta mais os estudantes do que a redação do Enem, não é verdade? Mas embora pareça difícil, não precisa ser assim.

Assim como nas questões da prova, o que vai fazer diferença principalmente é o seu preparo. É importante não se desesperar para conseguir fazer um bom trabalho.

Para te ajudar a se sair bem e ficar entre os primeiros colocados na redação, reunimos dicas essenciais. Leia com atenção!

Comece a se informar meses antes

lendo antes de fazer redação
A leitura contribui muito para o preparo antes da prova

A redação do Enem nunca vai oferecer um tema que não faça parte do interesse público. Você não vai ter que escrever especificamente sobre o que se passa na prefeitura de uma cidade pequena desconhecida. Contudo, é grande a chance de ter que falar sobre uma localidade como Mariana, em Minas Gerais. Percebe a diferença?

Os temas desse tipo de prova — e também de vestibulares — costumam envolver muito as temáticas em alta. Discussões sobre machismo, democracia, relações internacionais, tudo pode acontecer. E o seu papel, contudo, é ter conhecimento suficiente para conseguir argumentar a respeito.

Leia Também

Para conseguir essa bagagem de conteúdo, a internet e os jornais são especialmente importantes e seus melhores amigos. Mas fique atento, em tempos de fake news, só utilize informações de que tenha certeza. Acompanhar veículos oficiais é especialmente indispensável.

Conheça o modelo da redação do Enem

caderno de provas do ENEM
É importante ler as instruções para não errar na hora da prova

Primeiro de tudo, você sabe quantas linhas precisa ter a redação do Enem? O qual é o estilo de escrita solicitado pela prova? Parece bobagem, mas infelizmente tem gente que não consegue responder essas perguntas. A questão é que, para ficar nos primeiros lugares, você precisa dominar os detalhes.

A verdade é que quando você consegue antever quanto precisa escrever, é mais fácil planejar o texto na sua cabeça. Então, essa noção prévia é indispensável quando se fala em prova com tempo pré-determinado.

Para o Exame Nacional do Ensino Médio, a redação é do tipo dissertativo-argumentativo em prosa. Isso significa que é necessário estruturar um ponto de vista com o objetivo de convencer quem estiver lendo. Para isso, os argumentos precisam ser consistentes e ancorados em informações, sem achismos e dentro do tema.

Entenda as competências exigidas pela redação do Enem

lista de palavras para a redação do enem
Ortografia, gramática, expressões adverbiais, tudo conta ponto na redação do Enem

A avaliação da redação do Enem passa por 5 competências essenciais para que você consiga ficar em primeiro lugar. São elas;

  • domínio da norma padrão da língua escrita: com critérios como pontuação, ortografia, regências, acentuação;
  • compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: nesse item, é avaliada a capacidade de não fugir do tema e também de ter uma argumentação consistente. São considerados ainda itens como pesquisa, exemplos, fatos e alusões históricas;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: aqui entra a capacidade de escrever de forma clara e coerente, com um objetivo com começo, meio e fim, sem devaneios;
  • demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação: avalia a capacidade lógica das ideias, sua inclusão em parágrafos, bem como a estrutura das frases, com uso adequado de verbos, pronomes, entre outros;
  • elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: considera a capacidade de apresentar uma solução para o problema proposto, de forma clara e sem qualquer intervenção que comprometa os direitos humanos.

Convém dizer que cada competência pode receber o máximo de 200 pontos. Consequentemente, é preciso ir bem em todas para ficar entre os melhores colocados. Mas não se trata de algo impossível, principalmente para quem se dedica.

Pratique muito a sua habilidade de escrita

Nada ensina mais do que a prática, não é mesmo? Na dúvida sobre o que escrever, teste sua capacidade de desenvolver os temas de anos anteriores. Veja exemplos:

  • 2015 – A persistência da violência contra a mulher no Brasil.
  • 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil;
  • 2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil e Consequências da busca por padrões de beleza idealizados.
  • 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
  • 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Como é possível notar portanto, os temas não são imediatos, porém, contam com muitas possibilidades de argumentação. Uma pessoa bem informada saberia quais exemplos de filme estiveram em alta, ou mesmo teria argumentos contrários à democratização, como preço alto.

Outra opção seria falar do desmonte da ANCINE, citando pontos positivos e negativos desse acontecimento para embasar sua tese.

Ainda que o seu tema seja completamente diferente, o exercício de buscar informações para construir a redação do Enem é indispensável. Na verdade, o mais importante é inclusive essa capacidade.

Evite os erros mais comuns na redação

modelo de redação do Enem corrigido
Muitos erros são fáceis de serem evitados na redação

Você pode ter amado o último filme dos Vingadores e achado que a sessão estava super cheia. Essa informação não é relevante para o tema de 2019. E um dos erros mais comuns, fugir do que a temática propõe.

Para evitar que isso aconteça, a dica é sempre começar por um rascunho. Coloque suas ideias iniciais, com 3 argumentos principais e só então estabeleça a sua linha de raciocínio. Pode não parecer, mas a revisão te permite fugir de todo tipo de equívoco.

Outros muito comuns são:

  • ultrapassar o número máximo de linhas;
  • não ter uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • uso excessivo de clichês;
  • utilização de gírias;
  • palavras repetidas.

Esse último critério é absolutamente capaz de empobrecer seu texto. E um dos erros mais difíceis de ser evitado se você não tiver o rascunho e uma boa revisão. Por isso, não considere que rascunhar é perda de tempo. Se trata de uma forma de garantir uma segunda chance.

Para encerrar, vale dizer portanto que a nota máxima da redação do Enem depende muito do seu preparo prévio. Portanto, sempre que tiver a oportunidade, pratique seu texto e peça para alguém revisar. Ter uma visão crítica da sua forma de escrever contribui muito para a sua nota.

Você tem alguma outra dica que gostaria de compartilhar? Ou talvez alguma dúvida importante sobre o Enem? Então aproveite para deixar um comentário contando pra gente. pois teremos o maior prazer em tentar responder nos nosso próximos artigos!

Siga nossas Redes

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Mais Lidas

6.500 vagas de trabalho em Concurso do IBGE para 2021

6.500 vagas de trabalho em Concurso do IBGE para 2021. É isso mesmo, o IBGE deverá contratar 6.500 profissionais temporários, o edital sairá em...

Concurso Tribunal de Justiça: Inscrição, Edital e Vagas

Algumas provas são sempre muito esperadas. A do Concurso Tribunal de Justiça é um exemplo. Você também quer uma vaga? Apesar do período de incertezas,...

Concurso da ABIN: Inscrições, Edital, Vagas e Apostilas

Trabalhar na Agência Brasileira de Inteligência é o sonho para muitos. O próximo concurso da ABIN, no entanto, ainda não tem previsão de acontecer. Na...

Foram abertas 13 mil vagas em 90 concursos no País. Veja como fazer sua inscrição!

90 concursos com inscrições abertas reúnem 13,2 mil vagas no país. O cargos são de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a...

Conteúdo Relacionado

6.500 vagas de trabalho em Concurso do IBGE para 2021

6.500 vagas de trabalho em Concurso do IBGE para 2021. É isso mesmo, o IBGE deverá contratar 6.500 profissionais temporários, o edital sairá em...

Concurso Tribunal de Justiça: Inscrição, Edital e Vagas

Algumas provas são sempre muito esperadas. A do Concurso Tribunal de Justiça é um exemplo. Você também quer uma vaga? Apesar do período de incertezas,...

Concurso da ABIN: Inscrições, Edital, Vagas e Apostilas

Trabalhar na Agência Brasileira de Inteligência é o sonho para muitos. O próximo concurso da ABIN, no entanto, ainda não tem previsão de acontecer. Na...

Foram abertas 13 mil vagas em 90 concursos no País. Veja como fazer sua inscrição!

90 concursos com inscrições abertas reúnem 13,2 mil vagas no país. O cargos são de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a...

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Concurso da Polícia Federal. A Polícia Federal Prepara a realização de novos concursos para o preenchimento de cargos vagos em seus quadros. Isso porque, nas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui