Início Estágios ENEM - O que é, Inscrição, Gabarito Oficial e Resultado

ENEM – O que é, Inscrição, Gabarito Oficial e Resultado

resultado do ENEM
A inscrição e todo o processo de resultados do ENEM é feito online

Com o vestibular ficando cada vez mais em desuso, o Exame Nacional de Ensino Médio se tornou ainda mais relevante. O ENEM é, atualmente, a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Você sabe exatamente como funciona essa prova?

Durante muitos anos, cada instituição realizava seu próprio processo classificatório. Contudo, desde que o Exame foi criado, surgiu uma tendência de aproveitar seus resultados.

Para entender melhor tudo o que você precisa saber sobre o assunto, confia o texto a seguir!

Entenda como funciona o ENEM

Resultado oficial do Enem sairá em 17 de janeiro, diz Inep
O ENEM começou como um simples exame e se tornou muito mais importante 

Aplicado desde 1998, o ENEM surgiu como uma forma de avaliar o ensino médio. Na época de sua criação, essa era sua única utilidade. A prova, portanto, foi desenvolvida a partir da grade curricular e ementa obrigatória que todo o aluno precisa conhecer. Se tratava de uma forma de medir os conhecimentos dos estudantes.

Atualmente, a prova é realizada em dois domingos consecutivos. Ao todo, são 180 perguntas divididas em 4 principais áreas de conhecimento, são elas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Além de demonstrar domínio em tais assuntos, é preciso também escrever uma redação. O objetivo é medir a capacidade também do aluno em se comunicar e interpretar o tema proposto.

Convém dizer que embora seja dedicado inclusive a alunos que ainda estão cursando a escola, o ENEM pode ser realizado em qualquer idade. Como o exame se tornou classificatório para as universidades, é possível fazer a inscrição em qualquer etapa da vida após ter encerrado o ensino médio.

Outro ponto importante, além disso, é que o ENEM também serve como parâmetro para financiamentos, bolsas e até mesmo entrada em instituições internacionais. Já há universidades de Portugal aceitando o exame como classificação para buscar uma vaga.

Saiba como fazer a inscrição do ENEM

Candidatos poderão consultar local de prova do Enem a partir do dia 16
Candidatos podem consultar todos os dados do ENEM pela internet 

A inscrição do ENEM é feita exclusivamente por meio do site oficial divulgado pelo MEC. As datas para a prova 2020 já foram divulgadas e contam com uma novidade: o ENEM digital. O exame tradicional será aplicado nos dias 1 e 8 de novembro. Já a aplicação digital,  no entanto, vai acontecer dias antes, em 11 e 18 de outubro.

Para fazer a inscrição do ENEM, são necessários principalmente dados pessoais como CPF e data de nascimento, RG e endereço. Nesse momento, será cadastrada também uma senha. Todo o processo de divulgação de notas e gabaritos serão disponibilizados de forma online. Um aplicativo foi criado em 2017 e ajuda nesse acompanhamento das notas.

Durante a inscrição, o candidato vai apontar também detalhes como:

  •  se precisa de algum tipo de atendimento especializado durante a prova;
  • qual idioma escolhe, inglês ou espanhol, para responder as questões de língua estrangeira;
  • responder qual é a atual situação no ensino médio, se já graduado ou não;
  • detalhes sobre o aspecto socioeconômico.

Ao final do preenchimento será emitido um boleto para pagamento da inscrição. Caso não seja pago a tempo, a inscrição será cancelada. A taxa do Enem 2020 deve ser R$85, embora o valor ainda não tenha sido divulgado.

Para estudantes de escola pública, não é preciso pagar pelo exame. Da mesma forma, famílias com renda igual ou inferior ao salário mínimo também conseguem isenção. Quem participa do CadÚnico também tem direito a não pagar pela prova.

Veja quando o gabarito oficial é liberado

Gabarito oficial do Enem 2015 é liberado pelo MEC   Caderno do Enem
O gabarito oficial passa por revisão especializada 

Em geral, o gabarito do ENEM é divulgado em cerca de 3 dias após o final da prova. Convém dizer, porém, que o ENEM digital pode diminuir esse prazo. A nova versão do exame ainda está em fase experimental. Contudo, a meta é que os participantes saiam da prova já com um ticket indicando como foi sua pontuação no dia.

É importante dizer, no entanto, que mesmo assim o gabarito oficial deve demorar alguns dias. Isso acontece porque após a prova, há necessidade de revisão das questões, com eventuais questionamentos sobre qual a resposta. É nesse período que acontecem anulações de questões, por exemplo.

Descubra quando sai o resultado do ENEM

calendário do enem 2020
O ENEM 2020 já teve sua data deffinida

O processo de resultado do ENEM 2019 foi um pouco mais conturbado do que o normal. Em geral, o resultado do exame é divulgado na metade de janeiro. Com as notas em mãos, é quando os participantes conseguem prospectar suas vagas em universidades.

No começo de 2020, contudo, aconteceram uma série de falhas no processo de divulgação dos resultados. Dessa forma, a nota oficial correta acabou demorando cerca de 3 semanas para ser consolidada.

Confira se vão acontecer mudanças no ENEM 2020

caderno de provas do ENEM
O ENEM digital será testado em 2020

Embora o Exame Nacional de Ensino Médio esteja em uma fase de transição, com chance de mudanças nos próximos anos, continua sendo um importante processo classificatório. Para quem busca uma vaga de universidade, seja particular ou pública, é a forma mais indicada para conquistar um espaço universitário.

Até o momento, existem apenas especulações sobre eventuais alterações no ENEM. A única mudança concretizada está no ENEM digital, que será aplicado apenas em caráter experimental em algumas capitais. Nesse caso, a prova terá os mesmos moldes, com o diferencial de ser feito em computadores e laboratórios de informática das escolas.

Como se trata de uma estrutura de grande porte, não há indícios de que a prova será transformada apenas em digital tão cedo. De resto, novas mudanças devem ser apresentadas apenas a partir de 2021 em diante.

O ENEM é um exame que se tornou parte do processo educacional brasileiro. Mesmo com a mudança de mandatos, tudo indica que a prova vai se manter indispensável nos próximos anos.

Você já fez a prova alguma vez? Está tentando o SISU? Aproveite para ler o nosso artigo sobre Como estudar para o ENEM! Você vai ficar muito mais preparado para o exame e aumentar as chances de entrar em uma universidade!

Siga nossas Redes

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Mais Lidas

6.500 vagas de trabalho em Concurso do IBGE para 2021

6.500 vagas de trabalho em Concurso do IBGE para 2021. É isso mesmo, o IBGE deverá contratar 6.500 profissionais temporários, o edital sairá em...

Concurso Tribunal de Justiça: Inscrição, Edital e Vagas

Algumas provas são sempre muito esperadas. A do Concurso Tribunal de Justiça é um exemplo. Você também quer uma vaga? Apesar do período de incertezas,...

Concurso da ABIN: Inscrições, Edital, Vagas e Apostilas

Trabalhar na Agência Brasileira de Inteligência é o sonho para muitos. O próximo concurso da ABIN, no entanto, ainda não tem previsão de acontecer. Na...

Foram abertas 13 mil vagas em 90 concursos no País. Veja como fazer sua inscrição!

90 concursos com inscrições abertas reúnem 13,2 mil vagas no país. O cargos são de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a...

Conteúdo Relacionado

6.500 vagas de trabalho em Concurso do IBGE para 2021

6.500 vagas de trabalho em Concurso do IBGE para 2021. É isso mesmo, o IBGE deverá contratar 6.500 profissionais temporários, o edital sairá em...

Concurso Tribunal de Justiça: Inscrição, Edital e Vagas

Algumas provas são sempre muito esperadas. A do Concurso Tribunal de Justiça é um exemplo. Você também quer uma vaga? Apesar do período de incertezas,...

Concurso da ABIN: Inscrições, Edital, Vagas e Apostilas

Trabalhar na Agência Brasileira de Inteligência é o sonho para muitos. O próximo concurso da ABIN, no entanto, ainda não tem previsão de acontecer. Na...

Foram abertas 13 mil vagas em 90 concursos no País. Veja como fazer sua inscrição!

90 concursos com inscrições abertas reúnem 13,2 mil vagas no país. O cargos são de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a...

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Concurso da Polícia Federal. A Polícia Federal Prepara a realização de novos concursos para o preenchimento de cargos vagos em seus quadros. Isso porque, nas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui