Início Concursos Públicos Encceja INEP - O que é - Inscrição - Gabarito Oficial -...

Encceja INEP – O que é – Inscrição – Gabarito Oficial – Resultado

Encceja 2020
A prova do Encceja é realizada anualmente

Quem não conseguiu concluir o ensino fundamental ou médio no período regular não precisa desistir do diploma. O Encceja INEP é uma ótima maneira de tentar compensar o tempo perdido. Você sabe como funciona esse exame?

Embora o ideal seja frequentas aulas convencionais, a verdade é que nem todo brasileiro consegue fazer isso. Portanto, foi criada uma forma de permitir que tais pessoas consigam uma certificação de seu conhecimento independentemente disso.

Entenda melhor a seguir como funciona e quando fazer essa prova! Boa leitura!

Veja o que é o Encceja INEP

Criado em 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi estabelecido pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. É por isso que sua sigla mais conhecida reúne o nome do exame e do instituto, sendo chamado de Encceja INEP.

O objetivo dessa prova é permitir que pessoas que não conseguiram se formar de forma regular possam obter os certificados do Ensino fundamental e Médio. O objetivo é permitir que mesmo os estudantes que não frequentam uma escola consigam comprovar conhecimento compatível com cada etapa de ensino.

Convém dizer que em 2009 a prova passou a ser realizada por meio do ENEM. A nota do Exame Nacional de Ensino Médio era válida tanto para entrada em Universidades quanto para a certificação. Desde 2017, porém, o Encceja voltou a ser uma prova diferente. A decisão foi tomada justamente porque o ENEM se tornou uma porta de entrada para o ensino superior, tendo um enfoque diferente.

Portanto, o Encceja INEP acontece em um período diferente, com foco exclusivo na emissão de certificado.

Saiba quando acontecem as inscrições do Encceja INEP

inscrições do encceja inep
As inscrições de 2020 podem ser afetadas pela pandemia de Corona Vírus

Antes de qualquer coisa, é importante compreender quem pode fazer a prova. Para conseguir a certificação relacionada ao ensino fundamental, o estudante precisa ter pelo menos 15 anos completos. Enquanto isso, para conseguir certificar o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.

Dito isso, saiba que o Encceja INEP é realizado anualmente. As inscrições para o exame são realizadas exclusivamente pela internet. Não é preciso pagar para fazer a prova, já que se trata de uma inscrição gratuita e feita apenas pelo site oficial.

Em 2020, a pandemia de Corona Vírus pode causar alterações no calendário do INEP. No entanto, as inscrições estão marcadas para o final de maio. Já as provas devem acontecer em meados de agosto. Ainda é cedo para saber se a agenda será mantida ou vai acontecer algum tipo de adiamento.

Para se inscrever, é preciso:

  • CPF;
  • RG;
  • responder o questionário socieconômico obrigatório.

Além disso, para os interessados que queiram fazer a prova e estejam presos ou cumprindo medidas socieducativas, há a necessidade de um responsável pedagógico.

Confira quando é feita a divulgação do Gabarito Oficial

Contando com uma média de quase 2 milhões de participantes em 2019, o Encceja INEP possui um calendário ágil. Tal como no ENEM, o gabarito oficial é divulgado em torno de 2 semanas após a aplicação da prova.

Com uma folha destacável, a prova permite que os inscritos tenham uma noção prévia de seu desempenho por meio do gabarito. No entanto, convém dizer que se trata apenas de uma noção da prova objetiva. Isso porque muito da classificação final depende também da nota da redação.

Para conseguir passar na prova e obter a certificação, é preciso conseguir alcançar o nível 100 em cada uma das provas, assim como um mínimo de 5,0 na redação. No entanto, é possível conseguir uma parcial de proficiência. Para isso, vale ter tirado pelo menos 100 em pelo menos uma matéria, não em todas.

Uma questão importante é que, recentemente, o INEP estabeleceu que uma mesma pessoa pode fazer tanto a certificação para ensino fundamental quanto de ensino médio no mesmo ano.

Entenda como estudar para o Exame Nacional para Certificação

caderno de estudo do encceja INEP
É possível estudar em casa mesmo

Para quem está muito tempo fora da escola, às vezes é difícil saber exatamente o que precisa ser estudado. É por isso que o Encceja INEP conta com a divulgação de um Livro do Estudante. O Instituto oferece uma base do que é cobrado no exame, para guiar o estudante.

Para o ensino fundamental, são cobrados conteúdos de:

  • Matemática;
  • Ciências;
  • História e Geografia;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física.

Enquanto isso, as provas para certificação do ensino médio contam com as seguintes matérias:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
  • Matemática e suas Tecnologias.

Como é possível notar, a certificação de ensino médio exige conteúdos um pouco mais complexos. Ainda assim, considera-se que são os aprendizados mais básicos que alguém precisa ter para receber o diploma equivalente. Além disso, a redação está presente em ambas as provas.

Descubra quando é anunciado o resultado do Encceja INEP

O resultado doe exame costuma ser divulgado até o mês de novembro. Mais uma vez, tudo indica que talvez o calendário do Encceja INEP 2020 sofra alguma alteração.

Qualquer que seja a nova agenda, é importante explicar que o resultado não precisa ser definitivo. Um aluno que consiga uma nota suficiente em matemática e vá mal em outras matérias, pode pedir a Declaração de Proficiência. Na prática, isso significa que ele poderá fazer o exame novamente no próximo ano sem essa matéria em que já foi devidamente aprovado.

Dessa forma, há muitos alunos que acabam fazendo a prova mais de uma vez.

Compreenda porque o Encceja é importante

caderno de provas do Encceja
O Encceja é um aliado da educação 

Infelizmente, nem todos os estudantes têm a mesma oportunidade de estudar. Há alunos, inclusive, que não conseguem frequentar aulas de supletivo, por exemplo. Isso não os impede, porém, de buscar conhecimento de formas menos convencionais.

Estudar em casa ou mesmo pela internet muitas vezes é suficiente para ajudar na formação. O que o Encceja INEP permite é validar esse esforço.

Para quem quer eventualmente investir no ensino superior, essa certificação é tão válida quanto as convencionais. Se trata, portanto, de um aliado da educação.

Em resumo, Encceja INEP é um exame destinado a fornecer certificação a pessoas que têm conhecimento adequado aos ensinos fundamental e médio. Por meio de uma prova realizada anualmente, estudantes conseguem seu diploma mesmo sem ter frequentado a escola regular.

Tem mais alguma dúvida sobre essa prova? Aproveite para deixar um comentário! Vamos ter o maior prazer em responder suas perguntas em um próximo artigo sobre o assunto!

Siga nossas Redes

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Mais Lidas

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Muita gente tinha perdido a esperança, mas o novo concurso da Polícia Federal está mais perto do que nunca. Ao que parece, o edital...

SESI E SENAI ABREM 10 MIL VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS E À DISTÂNCIA

Para contemplar as principais informações no combate, prevenção e a disseminação do novo coronavírus, o Senai está ofertando o curso “Boas Práticas de Saúde...

Inscrição do Enem 2021 – Veja como fazer!

O futuro está meio indefinido, mas a preocupação com a Inscrição do Enem 2021 continua. Você sabe como vai funcionar a prova ano que...

Após deixar governo Sérgio Moro cai no esquecimento na web

Ex-ministro e ex-juiz vê popularidade em brusca queda, Sérgio Moro cai no esquecimento na web após deixar governo. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal...

Conteúdo Relacionado

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Muita gente tinha perdido a esperança, mas o novo concurso da Polícia Federal está mais perto do que nunca. Ao que parece, o edital...

SESI E SENAI ABREM 10 MIL VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS E À DISTÂNCIA

Para contemplar as principais informações no combate, prevenção e a disseminação do novo coronavírus, o Senai está ofertando o curso “Boas Práticas de Saúde...

Inscrição do Enem 2021 – Veja como fazer!

O futuro está meio indefinido, mas a preocupação com a Inscrição do Enem 2021 continua. Você sabe como vai funcionar a prova ano que...

Após deixar governo Sérgio Moro cai no esquecimento na web

Ex-ministro e ex-juiz vê popularidade em brusca queda, Sérgio Moro cai no esquecimento na web após deixar governo. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal...

For Honor gratuito: Como baixar na PS STORE?

For Honor é um jogo de 2017, mas que fidelizou muitos fãs desde que foi lançado. Com um cenário medieval de combate, o jogo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui