Início Concursos Públicos 10 dicas para passar no concurso do Banco do Brasil

10 dicas para passar no concurso do Banco do Brasil

imagem do concurso do banco do Brasil 2020
O concurso do Banco do Brasil é sempre muito disputado

Sem dúvida o concurso do Banco do Brasil está entre os mais cobiçados atualmente. Para conseguir passar na prova, porém, é preciso se preparar bem. Você sabe como fazer isso?

Embora o processo seletivo de algumas instituições seja semelhante, a verdade é que existem dicas eficientes para cada concurso público. Com o Banco do Brasil não é diferente.

Para te ajudar conseguir uma vaga como funcionário público, reunimos as 10 dicas mais importantes a seguir. Boa leitura e boa sorte!

1.Não espere o edital

Um segredo importante para qualquer tipo de processo seletivo é se preparar com antecedência. Na prática, isso significa que você não deve esperar o edital para iniciar sua rotina de estudos.

O que acontece é que esse tipo de prova costuma sempre seguir a mesma lógica de edições anteriores. Portanto, é possível antecipar grande parte do conteúdo e iniciar sua preparação mesmo sem o conteúdo pragmático oficial.

2. Conheça as provas anteriores

prova do concurso do banco do brasil
Estudar provas anteriores é sempre importante

Um ótimo termômetro para saber qual é a sua fraqueza é resolver provas das edições mais recentes. O concurso do Banco do Brasil costuma ser realizado com frequência e em diferentes regiões. Dessa forma, há muito material disponível para compreender como suas questões funcionam.

Não hesite também em considerar os temas da redação. Se trata de uma forma de praticar sua escrita de acordo com o que possivelmente será solicitado pela prova.

3. Prepare uma rotina de estudos por área do Concurso do Banco do Brasil

Como você já deve saber, a prova do Banco do Brasil é separada em conhecimentos gerais e específicos. Portanto, você precisa se aprofundar também em questões do cargo a que vai concorrer. Uma boa forma de conseguir assimilar o conteúdo é criar uma rotina regular para contemplar tudo que você precisa.

Para criar um calendário eficiente, avalie o tempo que você tem disponível e suas maiores necessidades. Se o material específico é o seu ponto fraco, dedique mais horas a ele. No entanto, nunca deixe de estudar o conteúdo geral e a redação também.

4. Tenha períodos de descanso

descansando após estudar
É preciso descansar para aumentar o foco e fixar o conteúdo

Com tantos estímulos ao redor, é praticamente impossível conseguir estudar sem distrações. O segredo para dar conta de tudo está em fazer intervalos regulares de descanso. Em vez de 2h estudando direto, é mais eficiente estudar por 25 minutos, parar 5 minutos, retomar por mais 25 e assim por diante.

Essa dinâmica permite que você tenha mais controle do seu tempo. Ao saber que vai poder checar as redes sociais, por exemplo, será mais fácil manter a concentração para estudar para o concurso do Banco do Brasil.

5. Durma o suficiente

Durante o período que antecede uma prova importante, é natural querer aproveitar cada segundo. É por isso que muita gente acaba passando a madrugada estudando. A questão é que as 8h indicadas de sono acabam ficando de lado, o que prejudica o seu poder de assimilar conteúdo.

Embora seja bom estudar o máximo que você puder, o cérebro precisa de um tempo de descanso para conseguir fixar informações adequadamente. Quem dorme pouco tem problemas de memória e baixo rendimento.

6. Resolva exercícios do Concurso do Banco do Brasil

exercicios banco do brasil
Resolver exercícios ajuda a assimilar o conteúdo

Muita gente consegue até decorar todo o material do concurso do Banco do Brasil. Entretanto, na hora de aplicar esse conteúdo a questões, acaba sem saber como colocar esse conhecimento no papel. É por isso que você precisa resolver exercícios na prática.

Além de analisar provas anteriores, resolva pelo menos 5 questões por dia. Essa é uma forma de garantir que não apenas o conteúdo está em dia, mas também a sua capacidade de interpretação de texto, que é muito valiosa.

7. Fique atento às notícias

A tentação de se fechar e deixar o mundo para fora é grande. Assim como em outras provas, o concurso no Banco do Brasil terá algum conteúdo relacionado a atualidades. E ninguém quer perder pontos com perguntas que estão ao seu alcance, não é mesmo?

Tente pelo menos acompanhar um ciclo de notícias diariamente e sempre tome muito cuidado com fake news. A nota da redação pode não transformar sua nota, contudo, zerar o texto é desclassificatório.

8. Invista em revisão

revisando conteúdo
Rever conteúdo dias antes da prova é mais eficiente do que estudar materiais novos

O erro mais comum entre os concurseiros é subestimar o poder da revisão. Apesar de soar até repetitivo, há sim a necessidade de rever o conteúdo algumas vezes. Especialmente conforme a prova se aproxima, não é hora de adicionar novas informações, mas sim de reforçar as que você já tem.

Existem diferentes métodos de estudo, mas a maioria reserva a última ou as últimas semanas apenas para revisar e tirar dúvidas. Dessa forma você consegue otimizar todo o período que passou agregando informações.

9. Leve o estudo para o Concurso do Banco do Brasil a sério

Estudar para o concurso do Banco do Brasil é uma tarefa que demanda dedicação. Como a concorrência é grande, não basta estudar de vez em quando. Ou não levar a sério a sua rotina pré-determinada.

Claro que é importante ter um fim de semana de descanso ou mesmo sair para jantar em vez de ficar na frente dos livros. Contudo, essa deve ser uma exceção e não a regra. Para conseguir uma vaga como funcionário público, é preciso fazer sacrifícios.

10. Tenha autoconfiança

dia de prova
É preciso ter autoconfiança e tranquilidade em dia de prova

Não é incomum quem chega ao dia da prova do concurso do Banco do Brasil e sente um branco. O emocional não pode tomar conta ou a pressão será ainda maior. É por isso que você precisa exercitar a autoconfiança.

Se você mantiver uma rotina de estudos regular e séria, você terá o conhecimento necessário para se sair bem. Duvidar da sua capacidade de fixar o conteúdo tende a te boicotar. É essencial acreditar no seu potencial e fazer a prova com toda tranquilidade, garantindo assim bons resultados.

Para encerrar, vale dizer que o concurso do Banco do Brasil não possui uma fórmula mágica. Passar na prova é resultado de estudo e dedicação de longo prazo. Portanto, foque sempre em criar uma rotina produtiva e os resultados vão aparecer.

Você tem alguma outra dica que considere eficiente? Aproveite para deixar um comentário falando sobre como tem sido a sua rotina de estudos! Vamos gostar muito de ouvir sua sugestão sobre o que faz diferença na hora de passar em um concurso!

Siga nossas Redes

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Mais Lidas

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Muita gente tinha perdido a esperança, mas o novo concurso da Polícia Federal está mais perto do que nunca. Ao que parece, o edital...

SESI E SENAI ABREM 10 MIL VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS E À DISTÂNCIA

Para contemplar as principais informações no combate, prevenção e a disseminação do novo coronavírus, o Senai está ofertando o curso “Boas Práticas de Saúde...

Inscrição do Enem 2021 – Veja como fazer!

O futuro está meio indefinido, mas a preocupação com a Inscrição do Enem 2021 continua. Você sabe como vai funcionar a prova ano que...

Após deixar governo Sérgio Moro cai no esquecimento na web

Ex-ministro e ex-juiz vê popularidade em brusca queda, Sérgio Moro cai no esquecimento na web após deixar governo. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal...

Conteúdo Relacionado

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Muita gente tinha perdido a esperança, mas o novo concurso da Polícia Federal está mais perto do que nunca. Ao que parece, o edital...

SESI E SENAI ABREM 10 MIL VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS E À DISTÂNCIA

Para contemplar as principais informações no combate, prevenção e a disseminação do novo coronavírus, o Senai está ofertando o curso “Boas Práticas de Saúde...

Inscrição do Enem 2021 – Veja como fazer!

O futuro está meio indefinido, mas a preocupação com a Inscrição do Enem 2021 continua. Você sabe como vai funcionar a prova ano que...

Após deixar governo Sérgio Moro cai no esquecimento na web

Ex-ministro e ex-juiz vê popularidade em brusca queda, Sérgio Moro cai no esquecimento na web após deixar governo. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal...

For Honor gratuito: Como baixar na PS STORE?

For Honor é um jogo de 2017, mas que fidelizou muitos fãs desde que foi lançado. Com um cenário medieval de combate, o jogo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui