Início Estágios Enem 2021: Como se preparar para a prova

Enem 2021: Como se preparar para a prova

Sala de aula como será o ENEM 2021
Ainda é cedo para saber quando o ENEM 2021 vai acontecer

O ENEM 2020 ainda está com seu futuro em aberto, e é provável que se torne o ENEM 2021. Entretanto, apesar da indefinição, essa é uma oportunidade de se preparar. Você sabe como fazer isso?

Embora seja cedo para saber como o ano educacional será encerrado, a verdade é que seu futuro possivelmente continua dependendo muito dessa prova. Por isso, o período de isolamento é uma ótima chance de estudar.

Se você não sabe direito por onde começar, confira as nossas dicas a seguir. Boa leitura!

Aprenda como estudar para o Enem 2021

O ponto de partida para estudar para o Enem 2021 é compreender primeiro quais são as suas fraquezas. É possível que você tenha em torno de 10 meses para se preparar. A expectativa é de que o exame seja realizado apenas em maio do ano que vem. Portanto, há tempo para fortalecer suas fraquezas.

Considere, por exemplo, que matemática seja a maior dificuldade. Se trata de uma oportunidade de se aprofundar na matéria.

Se você está estudando sozinho, o primeiro passo é reunir conteúdo de boa qualidade. Existem tanto cursos online para o ENEM que são pagos quanto gratuitos. É possível inclusive usar o Youtube como fonte de estudo. Muitos professores e cursinhos oferecem explicações em vídeos gratuitos.

Depois, crie um cronograma de estudos. E leve a sério!

Se você está em isolamento, sem sair de casa para trabalhar, por exemplo, seu tempo de estudo pode ser amplo. É possível, por exemplo, dedicar a manhã para revisões. E deixar a tarde para aquilo que ainda não conhece.

Dependendo do estado onde você mora, há até mesmo aulas abertas passando na televisão o dia todo. É sua chance de retomar temas de outras séries anteriores e que não foram bem fixadas.

Saiba como criar uma rotina de estudo durante o isolamento

jovem estudando para o Enem 2021
Criar um cronograma é essencial para conseguir resultados

As tentações e distrações são grandes mesmo durante o isolamento. Como o ENEM 2021 não tem nem data ainda, é fácil achar que tem muito tempo de sobra. Mas, e se a prova do ENEM 2020 acontecer ainda em dezembro? Será que você terá a mesma confiança?

Para não desperdiçar esse tempo, avalie primeiro a sua capacidade de concentração.

Atualmente, acredita-se que a capacidade de foco fica em torno de 25 a 33 minutos. O método Pomodoro é uma ótima forma de seguir esse tempo, você conhece?

A lógica é simples. Você usa um cronômetro para marcar pelo menos 25 minutos de produtividade. Ao final desse período, tem direito a 5 minutos de intervalo. Nesse tempo, dá pra olhar redes sociais, esticar o corpo, até dar uma cochiladinha rápida.

Por isso, a dica é tentar estruturar seu cronograma para o ENEM 2021 pensando nessa lógica.

  • 25 minutos de funções de 1º e 2º graus — 5 minutos de descanso;
  • 25 minutos de grandezas proporcionais e médias algébricas — 5 minutos de descanso;
  • 25 minutos de porcentagem e matemática financeira — 10 minutos de intervalo;
  • 25 minutos de revisão de funções — 5 minutos de intervalo;
  • 25 minutos de revisão de grandezas proporcionais — 5 minutos de intervalo;
  • 25 minutos de revisão de porcentagem — 10 minutos de intervalo.

No total, temos aqui em cima 3 horas de estudo de matemática. E com os top 3 assuntos da matéria que mais caem na prova, e que devem cair no ENEM 2021 também.

Se você pretende estudar 6h por dia, vale criar outro cronograma como esse pensando em outra área. Dessa forma, você não se sobrecarrega com informações.

Busque quais conteúdos devem cair no Enem 2021

Você sabia quais eram os principais temas cobrados no Enem quando se fala em matemática? Pois é, muita gente esquece de que buscar esse tipo de informação. E ela pode transformar a sua nota.

O que acontece é que a prova oferece informações sobre o conteúdo programático. E é essencial que você foque nesses assuntos. Mas também que busque saber quais temáticas tendem a ser mais populares.

Em história, por exemplo, veja quais foram as mais cobradas até agora:

  • Segundo Reinado (12,3%)
  • Governos pós-Ditadura Militar (12,3%)
  • Era Vargas (11,1%)
  • República Velha (9,9%)

Na prática, isso significa que vale dedicar mais seu tempo ao Segundo Reinado do que ao processo de Independência do Brasil.

Claro que, vale dizer, todo conteúdo precisa ser relembrado. É possível que uma prova seja completamente diferente da anterior. Entretanto, tenha em mente que elas costumam seguir uma mesma linha lógica. Portanto, sua rotina de estudos precisa ser otimizada.

Como há muito tempo pela frente, dá para estudar cada uma das áreas, por exemplo. E intensificar os detalhes apenas das mais populares quando faltar apenas 2 ou 3 meses para a prova em si. Dessa forma, você estará preparado por completo até lá.

Veja porque é importante ficar bem informado até o ENEM 2021

data do enem
Fique atento a todas as notícias até o ENEM 2021

O ano de 2020 está sendo, sem dúvida, um dos mais movimentados dos últimos tempos. Pandemia, crises políticas, mudanças ambientais, escândalos, investigações, tudo é relevante. Especialmente porque tanto o Enem 2021 quanto os anteriores tendem sempre a usar a atualidade em todas as áreas de conhecimento.

É comum que a prova de português, por exemplo, utilize o texto de um jornal. Assim, além de exigir interpretação de texto, conhecer o contexto vai te ajudar a responder com mais segurança. E, até mais importante, escrever uma redação com uma base sólida.

O que acontece é que escrever uma redação de ENEM não exige apenas conhecimento de gramática ou ortografia. É preciso ter poder de argumentação e construir toda a estrutura a partir do seu conhecimento. Estar bem informado vai te dar mais capacidade de embasar o que quer dizer.

Com a internet à sua disposição, tire sempre alguns minutos do dia para ler as notícias do dia. E quando houver casos como a da nuvem de gafanhotos, busque mais detalhes. Pode ser uma excelente forma de escrever sobre mudanças climáticas.

Em resumo, estudar para o ENEM 2021 é mais simples do que você imagina. Com o distanciamento social, se você consegue ficar em casa, há mais tempo para ficar bem preparado. E, com isso, conquistar uma boa nota.

Está se sentindo mais preparado sobre como montar sua rotina de estudos? Aproveite para ler o nosso artigo sobre A importância da memorização e dos mnemônicos e aprenda outros truques para fixar o conteúdo!

Siga nossas Redes

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Mais Lidas

6.500 vagas de trabalho em Concurso do IBGE para 2021

6.500 vagas de trabalho em Concurso do IBGE para 2021. É isso mesmo, o IBGE deverá contratar 6.500 profissionais temporários, o edital sairá em...

Concurso Tribunal de Justiça: Inscrição, Edital e Vagas

Algumas provas são sempre muito esperadas. A do Concurso Tribunal de Justiça é um exemplo. Você também quer uma vaga? Apesar do período de incertezas,...

Concurso da ABIN: Inscrições, Edital, Vagas e Apostilas

Trabalhar na Agência Brasileira de Inteligência é o sonho para muitos. O próximo concurso da ABIN, no entanto, ainda não tem previsão de acontecer. Na...

Foram abertas 13 mil vagas em 90 concursos no País. Veja como fazer sua inscrição!

90 concursos com inscrições abertas reúnem 13,2 mil vagas no país. O cargos são de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a...

Conteúdo Relacionado

6.500 vagas de trabalho em Concurso do IBGE para 2021

6.500 vagas de trabalho em Concurso do IBGE para 2021. É isso mesmo, o IBGE deverá contratar 6.500 profissionais temporários, o edital sairá em...

Concurso Tribunal de Justiça: Inscrição, Edital e Vagas

Algumas provas são sempre muito esperadas. A do Concurso Tribunal de Justiça é um exemplo. Você também quer uma vaga? Apesar do período de incertezas,...

Concurso da ABIN: Inscrições, Edital, Vagas e Apostilas

Trabalhar na Agência Brasileira de Inteligência é o sonho para muitos. O próximo concurso da ABIN, no entanto, ainda não tem previsão de acontecer. Na...

Foram abertas 13 mil vagas em 90 concursos no País. Veja como fazer sua inscrição!

90 concursos com inscrições abertas reúnem 13,2 mil vagas no país. O cargos são de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a...

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Concurso da Polícia Federal. A Polícia Federal Prepara a realização de novos concursos para o preenchimento de cargos vagos em seus quadros. Isso porque, nas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui