Início Concursos Públicos O que fazer no dia da prova

O que fazer no dia da prova

homem fazendo prova de concurso
É importante ter uma rotina tranquila antes da prova

Seja para vestibular, Enem ou concurso público, saber o que fazer no dia da prova é essencial. O seu comportamento desde a hora que acorda vai dar o tom do seu desempenho, sabia?!

Embora a ansiedade seja muito comum, a verdade é que não precisa ser assim. Dá para controlar melhor as emoções tomando alguns cuidados básicos.

Se você não sabe exatamente o que fazer nesses momentos, confira as 7 dicas a seguir!

Entenda o que fazer no dia da prova

O primeiro passo para ter um bom dia de prova é não estudar. Sim, aquele ditado de que “marmelada na hora da morte acaba de matar” é real. Se você não aprendeu durante o período de estudos, não vai ser agora que sua mente vai assimilar todo o conteúdo. Na hora de decidir o que fazer no dia da prova, prefira a tranquilidade!

  1. Tenha uma boa noite de sono

mulher dormindo
Um sono tranquilo faz muita diferença na prova

Muita gente decide que a véspera da prova é hora de relaxar. Nada de errado nisso. A questão é que esse relaxamento não deve incluir festa e muito menos bebida.

Tomar um porre ou passar a noite com os amigos é uma péssima decisão. Na dúvida sobre o que fazer no dia da prova, prefira sempre as atividades mais leves. Isso vai garantir que você consiga dormir mais tranquilamente.

Vale inclusive ir para o cinema ou ver um filme em casa mesmo. Tomar um chá calmante também é uma boa estratégia. Esse clima de calmaria vai te ajudar muito a passar na prova de primeira.

2. Tome um café da manhã leve

O ideal é sempre prevenir qualquer situação adversa. Na prática, isso significa não arriscar em novidades na dieta. Por isso, comece o dia com um café da manhã leve e saudável.

Se a prova acontecer de manhã, tente levantar com pelo menos 40 minutos livres para o desjejum. É importante que você consiga comer sem pressa, e com alimentos que estimulem a sua mente. Uma boa omelete com pão integral funciona bem.

Para a escolha da bebida, prefira sempre o que já faz parte do seu dia a dia. Se você não está acostumado a beber café, não comece no dia da prova já que você não sabe como o organismo vai reagir.

3. Faça uma atividade física simples

homem correndo antes de fazer prova
Uma atividade física simples ajuda a relaxar o corpo

Ninguém deve correr uma maratona na manhã de um teste. Mas dentre as dicas de o que fazer no dia da prova, a atividade física é uma aliada interessante.

Como sua mente vai estar à mil, caminhar por alguns poucos minutos já ajuda. Se você tem o hábito de correr, por exemplo, também vale fazer uns 3 ou 4km, mas nada além do seu treino comum. A ideia é deixar seu corpo alerta, não cansado.

Se os exercícios não são bem a sua praia, opte por outra atividade que dê prazer. Pode ser jogar vídeo game por uns poucos minutos ou mesmo assistir uma série favorita.

4. Tire dúvidas

Se você não sabe o que fazer no dia da prova, não faça nada. E, principalmente, não tente pegar os cadernos e estudar por horas. Isso não significa, porém, que você não possa tirar dúvidas eventuais.

Para passar em uma prova que costuma exigir muitas fórmulas, não hesite em dar aquela última olhadinha. Da mesma forma, se te der um branco sobre um assunto super simples, pegue seu caderno e relembre. Esse detalhe pode te garantir uma questão.

A principal preocupação nesse momento não é aprender nada novo, mas sim reforçar algum conhecimento. Dessa forma, é possível também aumentar sua confiança.

5. Seja honesto com a família

menina falando com os pais
Tente conversar com a família para diminuir a pressão da prova

Nada é pior para um concurseiro ou vestibulando do que a pressão da família. Mesmo quando há boa fé, é preciso deixar claro o que te deixa confortável ou não.

Por isso, se você acordou com os nervos à flor da pele, seja honesto. Converse e explique você não quer fica falando sobre a prova, por exemplo. Ou que as muitas dicas sobre como agir não estão te ajudando.

Se você estudou de verdade, seu conhecimento vai transparecer na hora da prova. É por isso que cuidar do seu emocional é prioridade na hora de decidir o que fazer no dia da prova.

6. Beba água o suficiente

É cientificamente comprovado que um cérebro bem hidratado funciona melhor. Por isso, lembre-se de beber água desde a hora em que acordar.

Mas é importante ficar atento para não exagerar. O estresse e a ansiedade podem fazer com que a água se torne uma segurança e você tome líquido demais. Ainda que as idas ao banheiro sejam um direito seu, podem acabar quebrando o ritmo da prova.

Na dúvida, tenha em mente que a regra é beber, em média, 200ml de água por hora. Não exagere na quantidade e tenha moderação.

7. Converse com amigos e colegas

mulher antes da prova
Interações logo antes da prova podem ser boas, ninguém é seu inimigo

Nem todo mundo é seu concorrente direto. Além de saber o que fazer no dia da prova, você precisa saber como agir. E isso inclui conversar com pessoas conhecidas e desconhecidas.

O momento de espera antes da prova é sempre cheio de ansiedade. Então tudo bem falar sobre as dificuldades e expectativas. Essa conversa vai, inclusive, te ajudar a compreender que não está sozinho e outras pessoas estão preocupadas.

A autoconfiança e o psicológico dependem muito de como você age em momentos como esse. Se fechar para as interações espontâneas pode causar um sentimento de isolamento desnecessário.

Compreenda as escolhas sobre o que fazer no dia da prova

desenho mostrando cérebro saudável
Sua mente precisa estar saudável para uma boa prova

Não existe uma regra sobre o que fazer no dia da prova. No entanto, há atividades e sugestões que costumam ser eficientes. E estar com a mente descansada é o mais importante. É por isso que as escolhas do seu dia precisam passar por tranquilidade e confiança.

Focar na pressão ou no que você deveria ter feito e não fez não vai ajudar em nada. Evite esse tipo de pensamento e foque principalmente no que é mais positivo. O máximo que pode acontecer é você não passar de primeira e isso não é o fim do mundo.

Por isso, em resumo, na hora de decidir o que fazer no dia da prova, priorize o que te deixa mais confortável. Não tente exceder seus limites pois esse não é o momento para novos desafios.

Está se sentindo mais preparado? Tem algum outro ritual que você sempre faz em dia de prova? Deixe um comentário contando pra gente!

Siga nossas Redes

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Mais Lidas

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Muita gente tinha perdido a esperança, mas o novo concurso da Polícia Federal está mais perto do que nunca. Ao que parece, o edital...

SESI E SENAI ABREM 10 MIL VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS E À DISTÂNCIA

Para contemplar as principais informações no combate, prevenção e a disseminação do novo coronavírus, o Senai está ofertando o curso “Boas Práticas de Saúde...

Inscrição do Enem 2021 – Veja como fazer!

O futuro está meio indefinido, mas a preocupação com a Inscrição do Enem 2021 continua. Você sabe como vai funcionar a prova ano que...

Após deixar governo Sérgio Moro cai no esquecimento na web

Ex-ministro e ex-juiz vê popularidade em brusca queda, Sérgio Moro cai no esquecimento na web após deixar governo. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal...

Conteúdo Relacionado

Concurso da Polícia Federal – Edital – Inscrição – Gabarito

Muita gente tinha perdido a esperança, mas o novo concurso da Polícia Federal está mais perto do que nunca. Ao que parece, o edital...

SESI E SENAI ABREM 10 MIL VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS E À DISTÂNCIA

Para contemplar as principais informações no combate, prevenção e a disseminação do novo coronavírus, o Senai está ofertando o curso “Boas Práticas de Saúde...

Inscrição do Enem 2021 – Veja como fazer!

O futuro está meio indefinido, mas a preocupação com a Inscrição do Enem 2021 continua. Você sabe como vai funcionar a prova ano que...

Após deixar governo Sérgio Moro cai no esquecimento na web

Ex-ministro e ex-juiz vê popularidade em brusca queda, Sérgio Moro cai no esquecimento na web após deixar governo. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal...

For Honor gratuito: Como baixar na PS STORE?

For Honor é um jogo de 2017, mas que fidelizou muitos fãs desde que foi lançado. Com um cenário medieval de combate, o jogo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui